Toyota: Mudança de estilo do GR010 Hybrid é possível para 2026

por Sportcars365

O diretor técnico da Toyota Gazoo Racing Europe, David Floury, sugeriu que o GR010 Hybrid pode passar por uma reformulação para a temporada de 2026 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA para ficar em linha com as últimas ofertas de carros de rua da marca japonesa.

O GR010 Hybrid está em ação desde o início da classe Hypercar no WEC em 2021 e permaneceu praticamente inalterado visualmente nesse meio tempo, apesar de passar por uma atualização significativa para 2022 e uma nova atualização para 2023.

No entanto, isso é algo que provavelmente será abordado em um futuro próximo pela Toyota, que evoluiu a linguagem de design de seus carros de rua — como visto nas últimas iterações do Crown e do Prius, e no próximo RAV4, que foi revelado em maio.

Floury disse que a vida útil futura do GR010 “não é algo totalmente decidido” ao falar com repórteres antes das 24 Horas de Le Mans do mês passado, mas afirmou que a Toyota planeja continuar desenvolvendo o GR010 “por enquanto”.

Quando questionado especificamente sobre a perspectiva de uma atualização para a temporada de 2026 pelo Sportscar365, Floury respondeu: “ É uma possibilidade, sim”.

Ele acrescentou: “Do ponto de vista do design, o carro está agora em sua quinta temporada, e o estilo dos carros de rua evoluiu desde então e precisamos levar isso em consideração.”

Se tal atualização visual do GR010 Hybrid exigiria ou não o uso de um Evo Joker ficaria a critério da FIA e da ACO.

Floury esclareceu que a Toyota não solicitou nenhum uso do Evo Joker para a temporada de 2025, apesar dos rumores confiáveis ​​de que o GR010 Hybrid passou pelo túnel de vento Windshear, na Carolina do Norte, em algum momento do ano passado.

Falando sobre a visita ao Windshear, Floury disse: “ Também era nossa intenção nos calibrar para o novo túnel de vento que foi homologado [pela FIA].”

A Toyota sempre foi discreta sobre quantos Evo jokers utilizou desde o lançamento do GR010 Hybrid, mas o antecessor de Floury, Pascal Vasselon, declarou no final de 2022 que um número não especificado havia sido utilizado naquele momento.

Isso ocorreu após uma mudança significativa no GR010 para sua segunda temporada em 2022, que alterou a largura dos pneus de 31 cm em todos os lados, conforme estipulado originalmente pelas regras do Le Mans Hypercar, para 29 cm na frente e 34 cm na traseira.

Segundo Jamie Klein, da revista Sportscar365, acreditava-se que a Toyota estava considerando uma nova homologação para 2023, mas optou por continuar com o GR010 com mais revisões visando confiabilidade e estabilidade aerodinâmica sendo implementadas, no que continua sendo a atualização mais recente do carro.

Os fabricantes têm direito a cinco Evo jokers durante a vida útil de um carro, com mais dois a serem concedidos em 2028 e 2029, após a extensão do conjunto de regras do Hypercar no ano passado.

Isto foi seguido por uma nova extensão até 2032, revelada no mês passado , mas detalhes sobre outros Evo jokers e homologações não foram confirmados.

Floury disse que a Toyota não seria capaz de se comprometer com um roteiro claro para a vida útil do GR010 até que tais detalhes fossem definidos pelos formuladores de regras no final do ano.

“Precisamos entender primeiro os detalhes da extensão para fazer um plano claro”, disse ele.

“Neste momento, pode fazer sentido seguir uma direção, mas se a extensão trouxer novas possibilidades, ela pode mudar essa direção.”

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