
Todo ano, o organizador de Le Mans, o ACO, realiza uma grande coletiva de imprensa na sexta-feira, entre a qualificação e as 24 Horas, repleta de anúncios sobre o evento e os próximos passos do Campeonato Mundial de Endurance. Segundo as palavras de Thibaut Villemant, colaborador da revista The Race, aqui estão as principais conclusões da edição de 2025.
Regulamentos para hipercarros permanecerão

O ACO e a FIA anunciaram oficialmente a extensão dos regulamentos do Hypercar até o final da temporada de 2032, proporcionando aos fabricantes e equipes uma visibilidade de longo prazo sem precedentes, informação que o The Race revelou algumas semanas atrás.
“O Hypercar é um sucesso tremendo”, disse Pierre Fillon, presidente da ACO, com satisfação. “Nunca esperávamos ter tantos fabricantes, e alguns já anunciaram sua entrada nos próximos anos.”
Nossos princípios norteadores sempre foram estabilidade e controle de custos. No ano passado, estendemos o regulamento até 2029 e temos o prazer de anunciar que, em conjunto com a FIA e a IMSA, decidimos estendê-lo até o final da temporada de 2032.
No ano passado, ao estender as regras até 2029, a ACO e a FIA concederam aos fabricantes dois Evo Jokers adicionais. O mesmo provavelmente acontecerá desta vez, embora Fillon tenha observado que os termos exatos ainda precisam ser definidos.
Outro anúncio significativo é que equipes privadas poderão inscrever Hypercars na Asian Le Mans Series a partir da temporada 2026-27. Essa mudança estratégica, bem recebida por todos, ampliará ainda mais o acesso à categoria principal. Pilotos com classificação Bronze serão permitidos na categoria, o que não acontece atualmente no WEC. No entanto, eles precisarão passar por treinamento específico.
Decisões LMP2

A nova geração da categoria LMP2 entrará em vigor em 2028, com uma visão modernizada e simplificada. Conforme revelado pelo The Race , dois fabricantes de chassis foram selecionados: ORECA e Ligier Automotive. Isso não é nenhuma surpresa, especialmente porque a Multimatic e a Dallara nem sequer responderam à licitação.
“Queremos agradecer à FIA e à ACO pela confiança contínua”, disse o presidente do Grupo ORECA, Hugues de Chaunac.
Esta nova seleção reconhece a nossa dedicação e a experiência adquirida ao longo de mais de 10 anos na LMP2. Investimos toda a nossa expertise na preparação desta licitação com o objetivo de apoiar a evolução da categoria e oferecer uma plataforma sólida e confiável, adaptável aos desafios futuros. Agora, nos dedicamos aos preparativos regulatórios que nos aguardam, com a FIA e a ACO, para finalizar o esboço desta nova geração da LMP2.
Em relação ao motor, a Gibson Technology foi renomeada como fornecedora exclusiva. O objetivo é garantir excelente desempenho e confiabilidade, mantendo o controle de custos. O motor proposto deverá ser um V6 turboalimentado.
A IMSA também adotará esses regulamentos assim que eles entrarem em vigor.
Calendário do WEC 2026

O calendário de 2026 do Campeonato Mundial de Endurance foi revelado. Ele é bastante semelhante aos de 2023 e 2024, com algumas mudanças de data.
“Após um período de expansão, incluindo a adição de uma oitava etapa em 2024, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA entra em uma fase de consolidação e estabilidade com o calendário da próxima temporada”, disse Richard Mille, presidente da Comissão de Endurance da FIA.
“O calendário continua apresentando circuitos de classe mundial em regiões importantes, alcançando o equilíbrio certo entre a exposição global dos fabricantes e a necessidade de manter os custos de participação em um nível razoável.
“Essa estabilidade estabelece uma base sólida para o sucesso contínuo da classe Hypercar e apoia o crescimento sustentado da principal série de corridas de resistência do mundo.”
Devido ao Ramadã, a terceira edição dos 1.812 km do Catar será realizada no sábado, 28 de março, poucos dias após as sessões de testes do Prólogo, programadas para domingo, 22 de março, e segunda-feira, 23 de março. O objetivo é permitir que os pilotos inscritos nas 12 Horas de Sebring da IMSA participem de pelo menos um dia desses testes de pré-temporada do WEC.
Tendo coincidido anteriormente com o fim de semana da Páscoa, a etapa italiana, as 6 Horas de Ímola, agora está marcada para 19 de abril, enquanto os fãs belgas podem marcar o sábado, 9 de maio, para as 6 Horas de Spa-Francorchamps.
O hidrogênio se aproxima

Uma parceria técnica entre a MissionH24 e a Toyota Gazoo Racing foi formalizada, com foco na aerodinâmica e no resfriamento do protótipo H24EVO. “Estabelecemos uma parceria com a Toyota para tudo relacionado ao resfriamento e à aerodinâmica do H24 [o carro movido a hidrogênio desenvolvido pela ACO]”, explicou Fillon.
Isso é importante porque a ACO não é uma grande fabricante, e a parceria com uma grande empresa que quer investir em hidrogênio foi essencial para nós. A Toyota também apresentou um protótipo de hidrogênio líquido esta semana.
A FIA confirmou que está trabalhando ativamente com o ACO em regulamentações de segurança específicas para o hidrogênio, bem como em um equilíbrio de desempenho entre as diferentes tecnologias. O objetivo de introduzir uma categoria de hidrogênio nas competições antes do final da década está mais claro do que nunca. Esperamos que desta vez isso realmente aconteça.
“Os regulamentos permitirão isso a partir de 2028. A questão é se os fabricantes estarão prontos até lá”, ponderou Fillon. “Será que veremos inscrições na Garagem 56 [a classe experimental para tecnologia de ponta] antes disso?”