
As 24 Horas de Le Mans coroaram a Ferrari pelo terceiro ano consecutivo. Mas será que ela foi a única marca a brilhar nesta 93ª edição?
Segundo Thibaut Villemant, colaborador da revista The Race, aqui está um resumo dos vencedores e perdedores da quarta rodada da temporada 2025 do WEC.
Vencedor: Ferrari

Durante toda a semana, a Ferrari insistiu que não era a favorita, alegando que vários outros carros eram mais rápidos que o 499P. Talvez em uma única volta, sim, mas em termos de consistência, só os ingênuos acreditaram. Mesmo depois da corrida, a equipe italiana tentou nos fazer acreditar que havia vencido sem ter o carro mais rápido.
Sem um ritmo anormalmente lento no final (supostamente devido a problemas técnicos) e o Porsche 963 nº 6 sendo implacavelmente pressionado por um trio que dirigiu no limite por 24 horas, a Ferrari poderia ter garantido uma dobradinha. Com base na classificação de “melhor média de voltas de 60%”, a Ferrari terminou em dobradinha, e os dois 499Ps de fábrica também atingiram a impressionante velocidade máxima de 349 km/h. Essa velocidade em linha reta, vários km/h à frente dos rivais, claramente fez a diferença.
“Após uma qualificação normal, focamos tudo no ritmo da corrida, tentando otimizar o carro e fazer o melhor uso da estratégia, incluindo o gerenciamento dos pneus”, disse o chefe de carros de corrida de resistência da Ferrari, Ferdinando Cannizzo.
“Nas primeiras horas, recuperamos posições, alcançando a liderança e mantendo-a durante a maior parte das 24 Horas. Na etapa final, tivemos que nos defender da Porsche, que se mostrou muito competitiva, conquistando assim a vitória.”
Dito isso, não foi uma corrida impecável para a Ferrari: todos os três carros receberam punições e os pilotos de fábrica cometeram vários erros. Ainda assim, se um 499P mereceu a vitória, foi o #83. Uma pena que a desclassificação do #50 tenha manchado o resultado geral.
Perdedor: Toyota

Para encontrar uma edição de Le Mans em que a Toyota não estivesse na luta pela vitória, você teria que voltar a 2015.
Quando o BoP foi revelado, as expectativas eram altas para a fabricante japonesa. Mas, surpreendentemente, eles nunca estiveram na disputa. Uma forte estratégia de pneus colocou o carro #8 brevemente na liderança durante a relargada da manhã, mas foi apenas um momento passageiro.
“Em termos de desempenho puro, não havia como competir”, disse o diretor técnico David Floury.
Foi uma corrida de duas classes: uma com os carros com velocidade máxima e outra com os carros sem velocidade máxima. Infelizmente, pegamos o ingresso errado e ficamos na segunda classe, com Cadillac e Aston Martin.
“Acho que o único momento da corrida em que fomos competitivos foi quando não estávamos com os mesmos pneus que nossos concorrentes.”
O carro número 7 também não estava isento de culpa, batendo em um Peugeot logo na primeira curva. O carro irmão fez uma corrida perfeita, até que uma falha mecânica na manhã de domingo acabou com suas esperanças de terminar entre os cinco primeiros.
Sejamos honestos: almejar algo mais alto nunca foi realista.
Vencedor: Porsche

Para uma marca com 19 vitórias em Le Mans, a Porsche não deve estar nada feliz com o segundo lugar. Mas ainda colocamos a Porsche Penske Motorsport entre as vencedoras, pois o segundo lugar foi conquistado com muito esforço contra as dominantes Ferraris.
Foi graças à resiliência dos pilotos do carro nº 6 que a equipe conseguiu um resultado. A estratégia não foi impecável, mas Kevin Estre, Laurens Vanthoor e Matt Campbell entregaram uma corrida quase perfeita: sem penalidades, sem erros.
“A Ferrari acompanhou nossa estratégia em todas as ocasiões”, explicou Kevin Estre. “Mas, seja qual for a estratégia, eles tinham uma vantagem de desempenho. Cometeram muitos erros, o que nos manteve na luta. Da nossa parte, não cometemos nenhum, então acho que podemos nos orgulhar do que conquistamos. Eles foram simplesmente mais rápidos…”
Os outros dois carros não tiveram tanta sorte, com vários erros e penalidades.
Perdedor: BMW

A equipe BMW M Team WRT teve um início de temporada promissor, aumentando as esperanças para Le Mans. Disputando com a Cadillac e a Toyota, os V8s híbridos da M abandonaram a corrida no final da manhã de domingo, um devido a um problema no motor e o outro a problemas no resfriamento da bateria.
“A edição de 2025 foi muito difícil no final”, disse Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsport. “É difícil de engolir, mas também temos que aproveitar os pontos positivos. Queríamos estar no pódio e não conseguimos desta vez. Coletamos muitos dados e trabalharemos duro para voltar e estar no pódio na próxima vez.”
Com os dois BMW M4 GT3s também se aposentando, o acampamento da Baviera ficou realmente decepcionado.
Vencedor: Aston Martin

Um carro na Hyperpole 1, 12º e 14º na chegada sem maiores problemas, o Aston Martin THOR pode ficar satisfeito com a estreia de 24 horas do seu Valkyrie LMH.
“É um ótimo resultado para a equipe, um marco enorme para o programa”, disse o gerente de corridas de resistência, Adam Carter. “Viemos para Le Mans e para o WEC porque é difícil, porque queremos lutar contra os melhores. Precisamos melhorar nosso desempenho, somos pilotos e queremos ser mais competitivos.”
Na média de 60% das melhores voltas, o melhor Valkyrie ainda estava dois segundos atrás da Ferrari #83, apesar de um BoP favorável que o tornou o hipercarro mais leve e potente. Ainda assim, há muitos motivos para otimismo.
Perdedor: Alpine e Peugeot

Os fabricantes franceses não conseguiram impressionar em casa. As expectativas para a Peugeot eram baixas, mas o desempenho decepcionante da Alpine – apesar dos pódios em Ímola e Spa – foi uma surpresa. Os pilotos não estavam impecáveis, mas o carro também não apresentou o desempenho esperado.
“Estou um pouco decepcionado por não termos tido a corrida que deveríamos ter tido”, disse o diretor esportivo da Alpine, Nicolas Lapierre. “Nosso ritmo não foi perfeito e cometemos erros. Então, poderíamos ter tido um desempenho melhor, o que é frustrante. Dito isso, aprendemos muito e reunimos uma riqueza de informações. Precisamos analisar e entender, mas isso beneficiará o resto da temporada e o programa.”
Nono e décimo, logo à frente do melhor Peugeot, fica bem abaixo das expectativas.
Vencedor: Concurso Inter Europol

Uma penalidade de drivethrough no final deixou Nick Yelloly, Tom Dillmann e Jakub Smiechowski pensando que tinham perdido. Mas com a falha mecânica da VDS Panis Racing a apenas nove voltas do final, o Oreca 07 #43 venceu para dar à Inter Europol Competition sua segunda vitória na LMP2 em Le Mans em três anos.
“Foi uma corrida alucinante, totalmente a todo vapor do início ao fim, e realmente conseguimos sair por cima”, disse Nick Yelloly.
Tivemos nossa cota de azar e azar, mas, felizmente, conseguimos reverter a situação naqueles últimos 10 a 15 minutos. É minha primeira Le Mans e agora a adicionei às minhas vitórias nas 24 Horas de Nürburgring e nas 24 Horas de Spa.
Que currículo impressionante…
Perdedor: Cadillac

Antes do dia do teste, Sébastien Bourdais admitiu: “Seremos rápidos em uma volta, mas não na corrida”.
Ele estava certo. Apesar da Equipe Jota ter garantido a primeira fila, os V-Series.Rs nunca ameaçaram a Ferrari durante a corrida.
Ainda assim, como a parceria Cadillac/Jota tem apenas alguns meses, o 4º e o 7º lugares foram vistos de forma positiva.
“Obviamente, queremos estar no pódio, queremos vencer, mas este é um começo realmente sólido para um projeto de longo prazo”, disse o coproprietário da Team Jota, Sam Hignett.
Sabemos no que precisamos trabalhar e temos 364 dias para isso. Isso significa que o carro terá um desempenho tão bom no trânsito quanto no ar puro.
Foi mais difícil para as equipes da IMSA, Action Express Racing e Wayne Taylor Racing, esta última ficando praticamente invisível durante toda a semana.
Vencedor: Le Mans

Mais uma vez, as 24 Horas de Le Mans fizeram jus à sua reputação como a maior corrida de resistência do mundo. O evento teve ingressos esgotados, como esperado, e um novo recorde de público foi estabelecido: segundo o Automobile Club de l’Ouest, 332.000 pessoas compareceram durante a semana da corrida. Somente as 500 Milhas de Indianápolis rivalizam com tamanha participação.
“Todos os anos fazemos o que é necessário para melhorar a experiência dos fãs”, disse o presidente da ACO, Pierre Fillon.
“Desta vez, introduzimos uma nova zona para fãs com vistas deslumbrantes das Curvas Porsche, definitivamente uma das partes mais espetaculares do circuito.”
Apenas um mês antes, 311.197 fãs lotaram o Circuito Bugatti para a vitória de Johann Zarco na MotoGP, o maior público da história do campeonato. Le Mans é, sem dúvida, a capital mundial do automobilismo.
Perdedor: IDEC Sport

Entre todos os pilotos da LMP2 que utilizaram o consagrado Oreca 07 (em serviço desde 2017), houve apenas três abandonos, um devido a uma parada (Nielsen Racing) e dois devido a falhas na roda traseira direita. Ambas as falhas? Em carros da IDEC Sport.
O carro #18 foi usado em parceria com a Genesis Magma Racing em preparação para sua futura participação no Hypercar. Apesar de um abandono precoce no domingo, Cyril Abiteboul viu pontos positivos.
“Queríamos acumular experiência útil para o ano que vem, e foi exatamente isso que fizemos desde que chegamos em Le Mans e nas 14 horas de corrida muito competitiva durante a corrida”, disse Abiteboul, diretor da equipe Genesis Magma.
Em sua primeira participação nas 24 Horas de Le Mans, Jamie e Mathys foram incrivelmente impressionantes em todas as circunstâncias, e precisamos agradecer imensamente ao André por compartilhar sua experiência em Le Mans com eles. O abandono é uma decepção, mas isso não deve ofuscar o fato de ter sido uma semana de muito sucesso, na qual aprendemos muitas coisas.
Em terceiro no ano passado, o IDEC Sport teve muito mais dificuldade para engolir esse duplo abandono.
Vencedor: Richard Lietz

Discreto, mas consistentemente brilhante, Richard Lietz continua a fazer história. O austríaco de 41 anos foi o piloto mais experiente da corrida deste ano, participando de sua 19ª Le Mans, sempre com um Porsche.
Os anos não diminuíram seu talento. No domingo, ele conquistou sua sexta vitória na classe, a segunda consecutiva, e a quarta com a Manthey Racing. Poucos pilotos podem dizer o mesmo.
A equipe alemã permanece invicta em Le Mans na LMGT3.
Perdedor: Temporada do WEC de 2025

A vitória da Ferrari pode ser uma má notícia para o campeonato WEC. Mesmo que o carro #83 não marque pontos para os fabricantes e o #50 tenha sido desclassificado, a Ferrari ainda está bem à frente.
Passada a metade da prova, o Cavalo Rampante lidera a Toyota e a Porsche com 77 e 88 pontos, respectivamente. Na classificação de pilotos, a Ferrari ocupa as três primeiras posições. A equipe #51 (Giovinazzi / Pier Guidi / Calado) lidera com 105 pontos — 11 à frente dos vencedores de Le Mans, Kubica / Ye / Hanson, e 48 à frente de Nielsen / Fuoco / Molina.
Em quarto lugar? O trio #7 da Toyota (Kobayashi / Conway / de Vries) com 44 pontos. A menos que algo dramático aconteça, todos os troféus serão para Maranello neste inverno.