Kennedy ‘orgulhoso’ começa a analisar os números do sucesso da Cidade do México na NASCAR

by Racer

“Orgulhoso” é a palavra que Ben Kennedy está associando ao fim de semana da NASCAR na Cidade do México.

O histórico Autódromo Hermanos Rodríguez sediou tanto a Xfinity Series, que competiu pela última vez no país em 2008, quanto a Cup Series. Para esta última, foi a primeira viagem à Cidade do México e a primeira corrida internacional por pontos da série desde 1958.

Kennedy, vice-presidente executivo da NASCAR e diretor de inovação em pistas e corridas, foi um dos responsáveis ​​pela realização da viagem. Mais de 100 caminhões cruzaram a fronteira, uma bolha da NASCAR com ônibus para ir e voltar do autódromo, incluindo hotéis designados, e até aviões fretados para membros da indústria. Embora a logística não tenha corrido perfeitamente, como Kennedy admitiu, devido aos problemas de voo, foi uma ótima colaboração.

“Hoje não foi apenas uma corrida”, disse Kennedy depois que Shane van Gisbergen encerrou o fim de semana com a vitória na corrida de domingo. “Este foi um momento histórico para o nosso esporte, para o México e para a comunidade mundial do automobilismo, e muita gente se uniu para tornar este evento realidade. … Uma das partes mais legais deste fim de semana é ver a reação dos fãs.”

Daniel Suarez, de Monterrey, México, venceu a corrida da Xfinity Series no sábado. O triunfo aumentou a emoção do fim de semana. Kennedy disse que passou um tempo nas arquibancadas e considerou a energia e a paixão dos fãs incomparáveis.

“Tivemos muitos fãs vindos dos Estados Unidos. Tivemos muitos fãs do México”, disse Kennedy. “Noventa por cento das pessoas que vieram a este evento eram do México. Quarenta e quatro por cento da Cidade do México, então um contingente realmente forte de fãs – muitos fãs ávidos do nosso esporte, muitos fãs de primeira viagem e, confiantes, muitos novos fãs vindos deste fim de semana também.”

“Estou muito orgulhoso do nosso esporte hoje e neste fim de semana e grato a todos que fizeram isso acontecer.”

O Autódromo Hermanos Rodríguez tem capacidade para mais de 100.000 pessoas, mas a NASCAR não divulga os números de público de seus eventos. Kennedy, no entanto, disse que eles estavam “satisfeitos” com o comparecimento e a projeção. Ele mencionou especificamente o trecho do estádio e a reta final.

“Acho que tão importante para nós quanto a quantidade de pessoas é o fato de que havia fãs ávidos aqui, fãs casuais aqui e muitos novos fãs que nunca tinham ido a uma corrida da NASCAR”, disse Kennedy. “Falamos sobre isso muitas vezes quando vamos a novos eventos, como Chicago e Los Angeles – aproximadamente 70% e 80% vieram a ambos os eventos no primeiro ano, e toda vez que temos um desses eventos, recebemos notícias desses fãs, que continuam acompanhando os eventos e comprando ingressos. Tivemos muitos fãs novos que vieram neste fim de semana e, com sorte, eles encontraram um novo piloto favorito… e, com sorte, eles continuarão acompanhando Pocono e o resto da temporada.”

A NASCAR tem um acordo plurianual com a Cidade do México. No entanto, Kennedy não se comprometeu com o retorno da NASCAR em 2026, afirmando apenas que a equipe espera retornar no futuro.

A previsão é de que o calendário seja divulgado apenas nos próximos meses, e a NASCAR ainda está trabalhando em partes de 2026. Haverá uma análise aprofundada do evento da Cidade do México e das lições aprendidas. Kennedy reconheceu que uma das variáveis ​​será a economia.

Segundo Kelly Crandall, da revista Racer, as equipes da Cup Series viajaram direto de Michigan para a Cidade do México. As equipes da Xfinity Series, que tiveram uma semana de folga antes do evento, viajaram de Charlotte, Carolina do Norte. Após o retorno das equipes para casa esta semana, elas seguirão para o Pocono Raceway, na Pensilvânia. A pressão financeira e logística era a principal preocupação de muitos.

“Ao analisarmos qualquer decisão que tomamos sobre o calendário, estamos sempre considerando algumas variáveis, e essa (a economia) é provavelmente uma delas, tanto do nosso lado quanto da OCESA”, disse Kennedy. “Para nós, este é mais um movimento estratégico como esporte para expandir nossa presença global e internacionalmente, e para uma enorme base de fãs. Só o fato de estarmos em um país com 90 milhões de habitantes e mais de 20 milhões de habitantes somente na região metropolitana da Cidade do México, por si só, já é um sucesso. Vocês provavelmente vieram e puderam circular pela cidade e ver os outdoors, ver todas as ativações que a OCESA fez. Isso é um sucesso para nós.”

Na minha opinião, isso tem muito mais peso do que a economia ou as finanças do evento. Claro, é uma variável que consideramos, mas, estrategicamente, é mais importante focarmos nesses fatores ao tomarmos essas decisões.

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