A missão da Penske Porsche em Le Mans ainda não foi cumprida

by Racer

Laurens Vanthoor deixou as 24 Horas de Le Mans deste ano com emoções confusas depois que sua tentativa de vencer todas as três etapas da Tríplice Coroa das corridas de carros esportivos de resistência no mesmo ano não foi bem-sucedida no final.

Vanthoor, Kevin Estre e Matt Campbell terminaram em segundo no seu Porsche Penske Motorsport 963 nº 6, vindos da 21ª e última posição no grid da Hypercar.

Vanthoor ficou, em alguns aspectos, satisfeito por conseguir executar uma corrida perfeita e levar a briga para as três Ferrari 499P e seu ritmo implacável. “Acho que foi uma verdadeira corrida contra as Ferraris para nós”, disse ele. “Parecia que quase todas as voltas eram a todo vapor, e eu, antes da corrida, esperava que a Ferrari fosse a favorita.”

Tentamos de tudo para dificultar ao máximo a vida deles e, no final, acho que podemos dizer com orgulho que fizemos a corrida perfeita. Sem erros, sem contato, sem saída da pista, sem um pit stop ruim. Tudo correu super tranquilo, e talvez seja por isso que estamos aqui em segundo lugar.

“Mas, por outro lado, também é frustrante quando você faz uma corrida perfeita e não vence, mas sim, é isso mesmo. A melhor equipe venceu”, admitiu Vanthoor.

Embora o pódio tenha trazido satisfação, houve pouca comemoração no acampamento da Penske Porsche. Fabrizio Boldoni/DPPI

Se Vanthoor tivesse terminado uma posição à frente, teria sido o primeiro piloto da história a vencer as principais corridas de resistência em Daytona, Sebring e Le Mans no mesmo ano. Ele também teria igualado o famoso “Tandy Slam” de 24 horas de seu companheiro de equipe na Porsche Penske, Nick Tandy, com vitórias adicionais em Spa e Nurburgring em seu currículo.

Em vez disso, ele ainda busca sua primeira vitória geral em Le Mans, assim como o dono da equipe, Roger Penske, enquanto a Porsche terá que tentar novamente seu 20º triunfo, que ampliou seu recorde.

“Não acho que tenha sido apenas nos últimos trechos, foi a corrida inteira para nós. Tentamos pressioná-los o máximo possível”, disse Estre, que liderou o ataque inicial do final do grid para a frente e depois ultrapassou as duas Ferraris vermelhas de fábrica no final da corrida, quando tudo parecia perdido.

“Percebemos na segunda ou terceira hora que não tínhamos ritmo, mas nunca desistimos. Não cometemos erros e o carro rodou bem, sem nenhum problema – nenhuma penalidade, nada. Então, podemos nos orgulhar do que conquistamos hoje.”

Segundo RJ O’Connell, da revista Racer, no mínimo, o segundo lugar em Le Mans ajuda a corrigir o curso do que tem sido uma temporada muito difícil do Campeonato Mundial de Endurance para os campeões de 2024 Estre e Vanthoor, em contraste com o sucesso estrondoso da Porsche Penske na IMSA, que inclui as vitórias em Daytona e Sebring.

“Mas, obviamente, não era o que queríamos. Viemos aqui para vencer – por nós, pela Penske, pela Porsche – e não conseguimos. Já é a segunda vitória consecutiva; é um pouco amargo”, acrescentou o francês.

“Terminamos em quarto no ano passado, este ano foi um pouco mais perto, mas ainda assim estamos longe. Então, sim, é assim; estou orgulhoso do que conquistamos como equipe, mas definitivamente há muita frustração e decepção.”

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