LM24 Hora 17: Líderes se livram de penalidades

by Racer

Antonio Giovinazzi ainda lidera em Le Mans, faltando sete horas para o fim, na Ferrari 499P vermelha de fábrica, número 51, à frente da Ferrari AF Corse amarela, número 83, de Robert Kubica.

Mas quando a hora 17 começou, 13 carros receberam penalidades de drive-through por excesso de velocidade em uma zona de bandeira amarela, incluindo as Ferrari 499Ps nº 51 e nº 83.

Outros carros notáveis ​​atingidos por penalidades de drive-through incluíram o Manthey 1st Phorm Porsche 911 nº 92, líder da categoria LMGT3, outro grande concorrente da categoria GT, o Aston Martin Vantage nº 27 da Heart of Racing Team, e alguns dos principais carros da categoria LMP2, incluindo o Iron Lynx-Proton ORECA nº 9.

Isso não tirou Giovinazzi e Kubica dos dois primeiros, e, de fato, Kubica recentemente restabeleceu a volta mais rápida da corrida em 3m26.562s. A Ferrari nº 50 de Antonio Fuoco agora subiu para a terceira posição, atrás deles.

O Porsche Penske Motorsport 963 nº 6 de Matt Campbell subiu para a quarta posição após seu pit stop, à frente do Toyota Gazoo Racing GR010 HYBRID nº 8 de Brendon Hartley, que ficou em quinto. Dries Vanthoor, que anteriormente havia feito a volta mais rápida, ficou em sexto no BMW M Hybrid V8 nº 20 da Team WRT.

A penalidade de drive-through prejudicou ainda menos a liderança do Manthey Porsche 911 nº 92 na LMGT3: Riccardo Pera agora está a bordo com uma grande vantagem sobre o Ferrari 296 nº 21 da Vista AF Corse, em segundo. François Heriau cedeu a vaga após cumprir as seis horas de pilotagem obrigatórias, agora Simon Mann está no carro.

Depois vem o TF Sport Corvette nº 81 de Charlie Eastwood e os dois Akkodis ASP Team Lexus RC Fs de Jose Maria Lopez e Jack Hawksworth.

A LMP2 ainda é liderada pelo No. 43 Inter Europol Competition ORECA 07 à frente do No. 48 VDS Panis Racing ORECA, Tom Dillmann à frente de Oliver Gray.

Paul Lafargue está em terceiro no IDEC Sport ORECA nº 28, mas tem uma grande vantagem sobre o carro Iron Lynx-Proton nº 9 de Maceo Capietto e o carro AO by TF nº 199 do líder da LMP2 Pro/Am, Dane Cameron.

Enquanto os líderes vivenciavam seu drama, o Cadillac Whelen V-Series.R nº 311 perdeu potência perto da primeira curva e, para Frederik Vesti e companhia, foi o fim da linha.

O Cadillac vermelho se juntou ao seu colega convidado da IMSA na Wayne Taylor Racing como o segundo abandono da corrida na categoria principal, e o décimo no total, depois que uma Zona Lenta foi acionada para retirar o carro.

O Porsche LMGT3 nº 85 Iron Dames está de volta à pista, embora tenha ficado em último lugar na LMGT3 entre todos os corredores restantes, no que acabou sendo mais uma Le Mans sem sorte para as Dames.

Segundo RJ O’Connell, da rvista Racer, houve também uma colisão entre Bernardo Sousa e Derek DeBoer, que fez com que este último, em seu Aston Martin nº 10 Racing Spirit da Leman, rodopiasse. Esse giro e uma punição de dez segundos no pit stop por violação de pit stop foram insultos após a grave lesão do nº 10 logo no início, na qual o carro saiu da disputa pela liderança devido a um problema no sensor do motor.

A passagem de George Kurtz no carro nº 45 da Algarve Pro Racing ORECA foi de mal a pior na última hora: tendo já cumprido uma penalidade de drive-through por violação de zona lenta, ele teve que cumprir uma penalidade de dez segundos de parada/arrancada por excesso de velocidade nos boxes enquanto cumpria a penalidade anterior.

E, mais recentemente, Jules Gounon rodou na curva Mulsanne e caiu na brita. Seu Alpine A424 nº 36 encalhou, levando à bandeira amarela em todo o percurso poucos minutos antes, quando o carro foi retirado do local por um guindaste.

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