
A manhã de domingo chegou e a noite está a todo vapor em Le Mans.
A oitava hora da corrida foi relativamente tranquila – os únicos momentos notáveis foram uma série de penalidades aplicadas pelo controle da corrida, a maioria das quais por infrações de bandeira amarela.
O mais significativo foi para a Ferrari AF Corse nº 50, que caiu do segundo lugar, 6,5s atrás da Ferrari AF Corse nº 83, para o quinto, atrás da Ferrari nº 51, da Porsche nº 6 e da BMW nº 20, 35s atrás da liderança.
Isso abriu caminho para Nicklas Nielsen, que está se esforçando para voltar aos três primeiros. No entanto, à frente, Kevin Estre parece ter encontrado ritmo com o Porsche nº 6.
Segundo Stephen Kilbey, da revista Racer, com a pista mais fria e a janela para pneus macios aberta, a Penske pode vislumbrar uma chance de voltar à luta. Depois de ficar 36s atrás do líder no início da hora, no final, ele conseguiu reduzir a diferença para 12s depois que Phil Hanson subiu no carro número 83.
Em resposta ao empurrão de Estre, a Ferrari optou por instruir Hanson e James Calado, no segundo colocado, o número 51, a trocarem de posição, provavelmente para permitir que o número 51 construísse uma liderança.
Quando a hora passou, os dois carros estavam próximos, mas não haviam trocado, embora novas conversas no rádio tenham deixado claro que uma mudança de liderança é esperada no início da próxima hora.
Em outro lugar, houve ainda mais problemas para o Alpine nº 35, que recebeu uma punição por causar uma colisão com o Peugeot nº 94. Isso fez com que o carro caísse para a 18ª posição na classe e saísse da volta da liderança.
As outras classes ficaram bem estáticas, com o No. 48 VDS Panis ORECA mantendo uma vantagem de um minuto sobre o exemplar No. 43 Inter Europol em recuperação e uma lacuna de 90 segundos sobre o No. 28 IDEC Sport ORECA.
Na LMGT3, a vantagem na liderança também é confortável, com Ahmad Al Harthy de volta ao BMW WRT nº 46. O omanense está 54 segundos à frente do Porsche Manthey 1st Phorm, pilotado bravamente por Ryan Hardwick desde o início da noite, enquanto a equipe se aproxima de completar seu tempo de pilotagem mais cedo.
Richard Lietz agora está a bordo com a tarefa de alcançar o BMW, mas ainda é um longo caminho a percorrer.
O Ferrari Vista AF Corse nº 21 e os dois Lexus RC F LMGT3s também estão dando voltas rápidas nas posições de terceiro a quinto.
Enquanto isso, a United Autosports divulgou um comunicado esclarecendo o motivo do abandono do McLaren GT3 Evo nº 95. O carro sofreu um problema no sistema de transmissão, que o piloto Darren Leung, juntamente com outros membros da equipe, tentou consertar pelo rádio. A falha, porém, “impactou o fornecimento de combustível”, deixando-o “incapaz de engatar a tração para a frente”.
As esperanças da United de uma vitória na GT3 agora são muito pequenas e dependem exclusivamente do carro nº 59, que está em 17º na classe e na volta do líder.
A atenção da equipe, portanto, se volta para a LMP2, onde o carro número 22 está em quinto lugar na classe, embora a mais de 2,5 m do carro líder VDS Panis.