O americano Jim Glickenhaus cresceu de um entusiasta colecionador clássico para um genuíno fabricante de carros esportivos. Este processo começou quando ele encomendou uma Ferrari Enzo de carroceria personalizada de Pininfarina e agora culminou com o desenvolvimento de um protótipo esportivo totalmente novo que enfrentará Toyota e Alpine na luta por vitórias absolutas no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, que inclui o 24 Horas de Le Mans como o evento fita azul.

Projetado do zero, o novo Glickenhaus 007 foi construído para atender aos novos regulamentos do Hypercar para 2021. Quando o trabalho de desenvolvimento começou, as novas regras sugeriam que os pilotos esportivos de alto nível seriam baseados em um carro de rua ou teriam um derivado legal de estrada. Este foi o aliado de Glickenhaus, já que ele dirige regularmente seus carros de competição clássicos e modernos na estrada. A equipe Scuderia Cameron Glickenhaus competiu nas 24 Horas de Nürburgring com um carro que foi conduzido para a pista na estrada.
Infelizmente, havia um interesse limitado na classe como foi originalmente concebida e o elemento rodoviário foi riscado dos regulamentos. Isso não impediu Glickenhaus, que pressionou o 007 conforme planejado. O carro não apenas atenderá a todos os regulamentos revisados, mas também poderá ser convertido para uso na estrada, assim como todos os outros carros produzidos pela fabricante americana.

O desenvolvimento real do carro foi confiado à Podium Engineering na Itália. O resultado é um protótipo esportivo totalmente convencional, construído em torno de um monocoque composto de fibra de carbono. A suspensão é por triângulos duplos com molas e amortecedores acionados por haste nos quatro cantos. O 007 é revestido por um corpo composto de fibra de carbono que foi aperfeiçoado no túnel de vento da Sauber. Entre as características mais marcantes estão os faróis relativamente longos, as faixas na asa traseira e a cauda afunilada.
Foi gasto um tempo considerável para encontrar um motor adequado para alimentar o 007. Houve sugestões de que um acordo com a Alfa Romeo era iminente para rodar uma versão do V6 biturbo do fabricante italiano. Em vez disso, o especialista francês Pipo Moteurs foi chamado para criar um V8 sob medida. A unidade biturbo combina um novo bloco de alumínio fundido com os cabeçotes de cilindro que também são usados para os motores Hyundai WRC fabricados pela Pipo Moteurs. Avaliado em cerca de 670 bhp, o motor é acoplado a uma caixa de câmbio XTrac operada por remo.

O primeiro 007 foi concluído em fevereiro de 2021 e começou a ser testado em Vallelunga e Monza logo depois. Dois exemplos correrão no FIA WEC e em Le Mans, com o apoio da altamente experiente Team Joest. Com a corrida adiada para agosto, a equipe se ofereceu para rodar um terceiro carro para um cliente disposto a desembolsar os US$ 6 milhões exigidos. O 007 está programado para fazer sua estreia na rodada de abertura do FIA WEC em Spa. Em seguida, serão as 24 Horas de Le Mans, onde a equipe espera obter a primeira vitória absoluta de um carro americano em mais de 50 anos.
Motor
Configuração Pipo Motores 90º V8
Localização Meio, montado longitudinalmente
Bloco e cabeça de liga de alumínio de construção
Deslocamento 3.500 cc / 213,6 cu in
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível Injeção direta de combustível
Lubrificação Cárter seco
Aspiração Twin Turbo
Potência 670 cv / 500 kW
BHP/litro 191 bhp/litro
Transmissão
Monocoque composto de fibra de carbono do chassi
Suspensão (fr/r) triângulos duplos, molas helicoidais e amortecedores acionados por haste, barra estabilizadora
Freios (fr/r) discos de cerâmica de carbono ventilados
Caixa de câmbio XTrac 6 velocidades sequencial
Tração Tração traseira
Dimensões
Peso 1.050 quilos / 2.315 libras
Comprimento / Largura / Altura 4.991 mm (196,5 pol.) / N/A / 1.224 mm (48,2 pol.)
Tanque de combustível 110 litros (29,1 galões americanos / 24,2 galões imperiais)
Números de desempenho
Potência para pesar 0,64 cv/kg