Cassidy conquista segunda pole em Xangai após qualificação com chuva

by Racer
Foto: Simon Galloway

Nick Cassidy largará da pole para a segunda corrida do E-Prix de Xangai após uma sessão de qualificação condensada, sem duelos diretos.

A sessão de treinos livres de 30 minutos no início do dia – que já havia sido antecipada em uma hora devido à ameaça de chuva – teve bandeira vermelha interrompida após apenas seis minutos e, apesar de uma extensão de meia hora, não foi retomada. Mesmo assim, os pilotos tinham tempos definidos, então, com a possibilidade de a classificação não acontecer, o grid teria sido definido. 

A classificação, no entanto, ocorreu apenas em duas sessões de Grupo, sem que ninguém avançasse para os Duelos. Cassidy, da Jaguar TCS Racing, foi o mais rápido no primeiro desses grupos, assim como nos treinos da manhã, com o primeiro grupo decidindo as posições ímpares do grid e o segundo decidindo as posições pares, como de costume.

O melhor tempo de Cassidy no Grupo A foi de 1m 31.305, 0.441s mais rápido que Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, com Jake Hughes sendo o terceiro mais rápido pela Maserati MSG Racing.

O tempo piorou no final dos 12 minutos de corrida do Grupo A na pista, sem que ninguém melhorasse nas últimas voltas, enquanto eles lutavam para encontrar aderência com os pneus Hankook para todas as condições climáticas e apenas a tração traseira disponível em meio à água parada quase constante ao redor da pista, e os tempos do Grupo B foram consideravelmente mais lentos quando eles entraram na pista depois, como resultado.

No outro Porsche de fábrica, Antonio Felix da Costa foi o líder no segundo grupo com o tempo mais rápido de 1m 32.952s, 0.123s à frente de Lucas di Grassi, da Lola Yamaha Abt, e do piloto que terminou no pódio no sábado, Jean-Eric Vergne, da DS Penske.

O tempo de pista do Grupo B chegou ao fim prematuramente após duas bandeiras vermelhas. A primeira ocorreu a quatro minutos do fim, após Sébastien Buemi, da Envision Racing, rodar após uma falha nos freios na Curva 5. Ele conseguiu recuperar o carro após realizar um ciclo de potência. A sessão foi retomada, mas interrompida novamente a 1min36s do fim, pois a chuva ficou mais forte e a quantidade de água parada tornou a continuação muito perigosa.

A pole position de Cassidy é a primeira dele e da Jaguar desde a última etapa da temporada passada. Largando atrás dele e de da Costa estarão Wehrlein e di Grassi, com Hughes e Vergne ocupando a terceira fila do grid.

Nyck de Vries ficará em sétimo pela Mahindra ao lado de Stoffel Vandoorne no segundo Maserati, com o vencedor da corrida de sábado, Maximilian Guenther (DS Penske), em nono, e Nico Mueller em décimo, pela Andretti. 

Zane Maloney largará em 11º no grid pela Lola, à frente de Robin Frijns (Envision), Mitch Evans (Jaguar) e Taylor Barnard, que largará em 14º pela NEOM McLaren após terminar em sétimo no Grupo B após um giro na Curva 1. 

Edoardo Mortara, da Mahindra, ficará em 15º no grid, com Sam Bird em 16º na outra McLaren e o líder do campeonato, Oliver Rowland, em 17º. 

Rowland terminou em nono no Grupo A, tendo passado grande parte da sessão correndo atrás de seu companheiro de equipe na Nissan, Norman Nato. A dupla trocou de posição na pista antes de uma última tentativa de volta rápida, mas ambos desistiram de suas respectivas tentativas conforme a chuva aumentava.

Jake Dennis, da Andretti, ocupará a 18ª posição no grid, à frente de Dan Ticktum, da Cupra Kiro, Buemi, Nato e David Beckmann, no outro Kiro, que teve um giro semelhante ao de Buemi no Grupo B, mas não parou, diferentemente do piloto suíço.

A corrida de domingo está programada para começar às 13h local (1h horário do leste) e ainda deve acontecer no momento em que este artigo foi escrito, apesar da chuva forte e contínua.

You may also like