A Honda Indy 200 desta semana em Mid-Ohio apresentada pelo Civic Hybrid 2025 inicia uma nova era da NTT INDYCAR SERIES com a estreia antecipada do sistema híbrido. Os competidores estão ansiosos para ver o impacto.
“No geral, é uma grande mudança para a série”, disse o piloto da AJ Foyt Racing, Santino Ferrucci.
Então, o que é essa nova tecnologia?
O motor V-6 biturbo de 2,2 litros existente permanece. O que há de novo é um sistema híbrido inovador composto por uma Unidade de Gerador de Motor (MGU) de baixa voltagem (48 V) e Sistema de Armazenamento de Energia (ESS) – consistindo de 20 ultracapacitores – ambos encaixados dentro do bellhousing localizado entre o motor de combustão interna da Chevrolet e Honda INDYCAR SERIES e a caixa de câmbio.
A NTT INDYCAR SERIES se junta a outras séries globais de automobilismo, como a Fórmula E, que é totalmente elétrica, o WeatherTech Sports Car Championship da IMSA e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, que usa energia híbrida.
“Se você olhar para onde o mundo está indo, para onde os fabricantes estão indo, você tem que evoluir”, disse o piloto da Arrow McLaren, Alexander Rossi. “É um momento emocionante para a série dar esse passo em direção ao futuro. É algo importante para todos nós e para os parceiros envolvidos.”
“É emocionante ter uma pequena mudança com a tecnologia híbrida”, disse Colton Herta da Andretti Global w/Curb Agajanian. “Sei que muitas pessoas estão animadas com isso do lado do fabricante do motor porque é um novo desafio para todos.”
A unidade híbrida é uma colaboração pioneira entre os fabricantes de motores da NTT INDYCAR SERIES. Durante a regeneração, atuando no eixo da embreagem, a Unidade Motor Geradora (MGU) desenvolvida pela Chevrolet/Ilmor cria energia para ser armazenada no Sistema de Armazenamento de Energia (ESS) desenvolvido pela Honda. A potência adicional é distribuída pelo mesmo gerador de motor sob demanda dos motoristas.
O motor foi inicialmente pareado e testado com potência híbrida em agosto de 2023 no Sebring International Raceway. Em apenas 10 meses, 25.921 milhas foram concluídas com sucesso entre 30 pilotos da NTT INDYCAR SERIES.
Sessões de testes adicionais incluíram pistas ovais no Indianapolis Motor Speedway, Milwaukee Mile e World Wide Technology Raceway, além de circuitos de rua no Barber Motorsports Park, Homestead-Miami Speedway, IMS e Road America.
A partir deste fim de semana, a implantação da assistência híbrida só estará disponível por meio de um botão de trava semelhante ao sistema Push to Pass existente.
Em circuitos de estrada e rua, o assistente híbrido pode ser usado com o Push to Pass, que combinados oferecem mais de 120 cavalos de potência. Isso aumenta a potência do maquinário NTT INDYCAR SERIES, que será utilizado no Mid-Ohio Sports Car Course em Lexington, Ohio, neste fim de semana, para mais de 800 pela primeira vez em duas décadas.
O Push to Pass ainda terá uma restrição na quantidade de tempo por uso e tempo total usado ao longo de uma corrida. As regras para a unidade de energia híbrida limitarão a quantidade de energia implantada por volta com base no comprimento da pista.
Para competição, estarão disponíveis opções de regeneração automática por meio de frenagem ou posição do acelerador e regeneração manual por meio de botões e pás selecionados no volante.
Os elementos de segurança incluem o sistema de baixa voltagem e, em circuitos de rua e estrada, a capacidade dos motoristas de reiniciarem o carro eles mesmos se eles girarem e pararem o motor na pista. Isso reduz a necessidade de a Equipe de Segurança da AMR INDYCAR ser implantada, resultando em mais ações de bandeira verde.
O motor híbrido INDYCAR mantém o som rápido, alto e autêntico das máquinas da INDYCAR SERIES e, com a capacidade de aproveitar energia que de outra forma seria desperdiçada, o pacote híbrido faz parte do maior programa de sustentabilidade da NTT INDYCAR SERIES, além do combustível de corrida 100% renovável da Shell, que estreou em 2023. O diesel renovável usado nos transportadores de carros de corrida das equipes e o inovador e sustentável pneu de corrida alternativo da Firestone com paredes laterais verdes feito de borracha de guaiúle também foram adicionados à série nos últimos anos.
Por Eric Smith.