por Sam Smith
Vencedor do Hypercar – #6 Porsche Penske 963 Hypercar
André Lotterer
“Estou super feliz por ter essa vitória aqui em Fuji. Ela foi tirada algumas vezes nos dias da Audi, então sempre foi um grande desejo, então obrigado aos meus grandes companheiros de equipe.
“Laurens estabeleceu a base ali, e então eu assumi. O carro estava ótimo, então pudemos manter um ritmo muito bom. Eu só tive um pouco de ação lá com a Ferrari #50, que estava defendendo bastante, então tive que correr o risco de passar. Mas então as coisas correram bem.
“Acho que o melhor dessa equipe é que conseguimos fazer o melhor com o que nos é jogado, nosso engenheiro e todos estão muito bem preparados com todos os cenários para escolher o certo. Vimos isso ao longo da temporada, mesmo quando tivemos que lutar na retaguarda e isso só mostra nossa força.”
Kevin Estre
“Acho que o AC (ar-condicionado) tinha muita água condensada, e ela foi para o pedal do freio, então fui frear na primeira curva e não tinha a aderência que queria sob meu pé.
“Foi um momento assustador, mas estava tudo bem. Então o Toyota #8 saiu com provavelmente alguns pneus legais ou pelo menos um lado legal e foi um pouco mais lento. Ele também estava uma volta atrás ou estava prestes a ficar uma volta atrás e ele definitivamente não tentou me deixar comprar. Ele bloqueou em todos os lugares, e eu tive que passar, então ele me ultrapassou novamente, e assim por diante, e estava bem quente.
“Tivemos um pequeno contato na curva 15. Eles jogam coisas em nós, mas acho que estamos mais fortes este ano, então eles continuam jogando, mas de alguma forma não conseguem, o que é bom para nós.”
Laurens Vanthoor
“Tivemos um bom carro na corrida, com certeza. E falamos sobre, na verdade, antes da corrida, um pouco de conservadorismo em Austin para Lagos, porque estamos liderando o campeonato. Então, pensamos que este poderia ser um bom fim de semana para nós, então capitalizamos isso e vamos tentar seguir em frente. Felizmente, consegui passar rapidamente pelos dois Toyota, que foram muito importantes para nossa batalha pelo campeonato. Então, tivemos um bom carro e uma boa estratégia e conseguimos chegar à liderança.
“É até um pouco emocionante (estar no pódio com seu irmão Dries) porque é um campeonato mundial e não tenho certeza se isso acontece com muita frequência. É um sonho de carreira e acho que em casa, meu pai, minha mãe, minha irmã e assim por diante, todos estão felizes, e vi alguns com lágrimas nos olhos. Então, é definitivamente um momento especial, que acho que nós dois nos lembraremos por muito tempo.”
Vencedor do LMGT3 – No.54 VISTA AF Corse Ferrari 296 LMGT3
Thomas Flohr
“Estamos muito motivados pelos fãs. Não acho que haja fãs melhores no mundo do que os japoneses. Eles são muito entusiasmados.
“Até agora tem sido uma temporada bem difícil, com muita má sorte. No Catar, estávamos do lado errado da faixa amarela completa e perdemos meia volta. E então em Le Mans, infelizmente, tive um acidente. Em Interlagos, completamente do nada, fomos atingidos pelo Porsche e então não conseguimos chegar à largada no COTA.
“Acho que a força da equipe Ferrari VISTA AF Corse é que duas semanas depois de uma decepção tão profunda, nos recompusemos e estamos lutando pela vitória aqui.
“Davide e Francesco fizeram um trabalho inacreditável para trazer isso para casa. Eles me convenceram esta manhã de que eu tinha que fazer um turno duplo, mas eu não estava tão convencido. No entanto, no final, foi a estratégia certa, então fiquei no carro.
“Esta é uma pista super dura em termos de abrasão para os pneus. A gestão foi essencial hoje e acho que foi melhor fazer 97% do que 100% e fazer um stint duplo com os mesmos pneus.”
Francisco Castellacci
“Duas semanas atrás, nem chegamos ao grid por causa de um problema com a bomba cheia, e duas semanas depois, vencemos a corrida. Então, isso é corrida, e você precisa também de um pouco de preto e você pode colocar o pacote todo junto
“A Ferrari fez um ótimo trabalho ao nos dar este carro, que é realmente competitivo e estou muito feliz e orgulhoso de Thomas e Davide, que fizeram um stint incrível no final, e Thomas por conseguir fazer o stint duplo. É realmente impressionante.”
Davide Rigon
“Francesco começou muito bem e Thomas fez o turno duplo hoje quando estava quente e úmido e difícil de pilotar neste circuito onde você tem que dar muitas voltas com o mesmo jogo de pneus.
“Então completei o trabalho no final com um carro muito bom e equilibrado. Acho que ontem não tínhamos tanta certeza sobre nossa configuração, mas fizemos o ajuste final, então temos que agradecer aos engenheiros que trabalharam para nós e a todo o grupo que fez os pit stops incríveis.
“A Ferrari 296 era um carro incrível, e muito bem preparado. Eu gosto muito de ultrapassar o Porsche e sabia que poderia ser um pouco agressivo com o Porsche porque eles estavam lutando pelo campeonato e eu sabia que eles me deixariam ultrapassar e a McLaren eu fiz uma boa jogada no T5 também.”
Fonte: WEC News