TCR Brasil, América do Sul e Mundial: tudo junto e misturado

por CBA

Conceito TCR é sinônimo de Turismo de alto nível

Com as presenças do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovanni Guerra, e do presidente mundial da World Sporting Consulting (ESC), o italiano Marcello Lotti, o Autódromo Municipal José Carlos Pace sediou, nos dias 20 e 21 de julho, o combo completo de competições sob a bandeira TCR. Alguns dos mais tarimbados pilotos de Turismo do mundo puderam competir no TCR South America Banco BRB, TCR Brasil Banco BRB e Kumho FIA TCR World Tour.

Foto: Luis França

O chamado conceito TCR, criado por Lotti, consiste em utilizar os mesmos regulamentos e carros homologados em todos os campeonatos TCR, independentemente de país ou continente, permitindo o intercambio preciso para eventos conjuntos. Tanto isso é uma realidade que os carros dos três campeonatos puderam alinhar no mesmo grid em Interlagos.

Em substituição ao FIA World Touring Car Championship, encerrado ao final de 2022 e que, por muitos anos, teve o extinto Autódromo Internacional de Curitiba como sede da etapa brasileira, o TCR World Tour disputou em São Paulo as etapas 7 e 8, partindo para suas três últimas rodadas duplas: El Pinar, Uruguai (2 a 4 de agosto), e Zhuzhou (18 e 20 de outubro) e Macau (14 a 17 de novembro), na China.

O húngaro Norbert Michelisz (Hyundai Elantra N TCR) chega ao Uruguai na liderança do campeonato de pilotos, enquanto a Lynk & Co Cyan Racing domina entre as equipes.

Brasil no calendário mundial

O TCR entrou no Brasil pelas mãos de Maurício Slaviero (WSC) e Giovanni Guerra (CBA), que trabalharam em duas frentes. A mesmo tempo em que consolidavam o campeonato nacional, abraçaram o projeto da vice-presidente de esporte da FIA para América do Sul, Fabiana Ecclestone, de instituir o sul-americano da modalidade.    

No TCR Brasil, após as duas vitórias consecutivas de Rafael Suzuki (Peugeot 308 TCR), em Interlagos, o campeonato tem a liderança de Raphael Reis (CUPRA Leon VZ TCR, 240 pontos), seguido por Juan Ángel Rosso (Toyota Corolla GRS TCR, 226) e Pedro Cardoso (Peugeot 308 TCR, 223). A decisão será em outubro, em Buenos Aires.

No Sul-americano, os três postulantes ao título são os mesmos e na mesma ordem, mas com pontuação diferente e mais apertada: 179 para Reis, 178 para Rosso. Cardoso soma 163. O campeonato terá continuidade em El Pinar, na mesma programação do Kumho FIA TCR World Tour.

Legendas / fotos: 

Foto 1: grid da TCR creio em Interlagos / Duda Bairros

Foto 2: Maurício Slaviero (WSC) e Giovanni Guerra (CBA) / Luis França

Foto 3: todos os pilotos da TCR / Duda Bairros

Foto 4: Rafael Suzuki e Giovanni Guerra (CBA) / Luis França

Acompanhe os resultados pelo Plantão CBA.

Comunicação CBA

Fran Oliveira (Institucional)

Fernanda Gonçalves (CNK)

Américo Teixeira Junior

(11) 98347-1400 / (19) 99749-8111

comunicacao@cba.org.br

Autor: Assessoria de Imprensa

You may also like