Por Paul Kelly
Os olhos estarão voltados para a frente e para trás do grid no Big Machine Music City Grand Prix, que encerra a temporada, apresentado pela Gainbridge no domingo, após os resultados da qualificação do prêmio NTT P1 no sábado no Nashville Superspeedway.
Kyle Kirkwood da Andretti Global conquistou sua segunda pole na carreira – a primeira em um oval – com uma velocidade média de duas voltas de 201,520 mph no AutoNation Honda nº 27. Mas uma manchete igual durante a sessão de qualificação no oval de concreto de 1,33 milhas foi o desempenho do líder do campeonato Alex Palou, que se classificou em 15º no DHL Chip Ganassi Racing Honda nº 10 e começará em 24º no grid de 27 carros devido a uma penalidade de nove posições no grid por uma troca de motor não aprovada após a última corrida da NTT INDYCAR SERIES, 1º de setembro na Milwaukee Mile.
“Estou muito feliz agora”, disse Kirkwood. “É muito importante para nossa temporada terminar com uma pole. Fiquei um pouco chateado por não termos conseguido uma vitória ou uma pole (nesta temporada), e esta é nossa última chance de fazer isso, e conseguimos.”
O atual campeão da série Palou lidera o também bicampeão da série Will Power por 33 pontos entrando na final da temporada de 206 voltas no domingo (15h ET, NBC, Peacock, Universo, INDYCAR Radio Network). Palou precisa terminar em nono ou melhor para garantir seu terceiro título nas últimas quatro temporadas. Ele liderou o treino de abertura hoje com 199.862.
“Não foi o ideal”, disse Palou. “Estava muito mais confortável esta manhã durante o treino, então não sabemos realmente o que aconteceu com o carro 10. A primeira volta não foi tão ruim, então a segunda volta foi muito, muito ruim. Não era o que queríamos, não era o que precisávamos.
“Não está facilitando, com certeza. É hora de ver o que podemos fazer. Espero que possamos ganhar algumas posições. O carro estava muito bom esta manhã.”
Power começará em quarto após sua corrida de qualificação de 200.628 no No. 12 Verizon Business Team Penske Chevrolet. Ele precisa terminar em terceiro ou melhor para ter alguma chance de capturar seu primeiro título desde 2022.
“Isso é o melhor que eu poderia fazer ali”, disse Power. “Você nunca pode pedir mais do que isso. Teria sido legal conseguir um poste, mas é a vida.
“Faremos o que pudermos na corrida de amanhã. Você sabe como essas coisas acontecem. Se for o nosso dia, será o nosso dia. Se não, tentaremos novamente no ano que vem.”
O bicampeão e atual vencedor da Indianapolis 500 apresentada por Gainbridge, Josef Newgarden, se juntará a Kirkwood na primeira fila no domingo após se classificar em segundo com 201.352 no No. 2 Hitachi Astemo Team Penske Chevrolet. O nativo da área de Nashville, Newgarden, venceu 10 das últimas 17 corridas ovais na NTT INDYCAR SERIES.
Felix Rosenqvist se classificou em terceiro com 200.676 no No. 60 AutoNation/SiriusXM Honda da Meyer Shank Racing. O líder da pole position da INDYCAR SERIES de todos os tempos, Power, se juntará a ele na segunda fila após não conseguir uma pole em uma temporada pela primeira vez desde 2008.
Santino Ferrucci continuou sua temporada de sucesso pela AJ Foyt Racing ao se classificar em quinto com 200.497 no No. 14 Sexton Properties Chevrolet. David Malukas colocou dois carros da Meyer Shank Racing entre os seis primeiros com sua corrida de qualificação de 200.479 mph no No. 66 AutoNation/Arctic Wolf Honda. Ferrucci e Malukas serão companheiros de equipe em 2025 para a equipe de Foyt.
Quase todos os 27 pilotos nos treinos e na qualificação lidaram com a falta de conhecimento da pista, já que esta é a primeira corrida da INDYCAR SERIES na instalação desde 2008. Power, Scott Dixon e Graham Rahal são os únicos pilotos no grid neste fim de semana que já correram no oval de concreto.
Os pilotos também se adaptaram a um obstáculo complicado na Curva 4 que desestabilizou alguns carros. Kirkwood disse que sua equipe de engenharia da Andretti Global, liderada por Jeremy Milless, encontrou uma configuração suave para esse desafio que ajudou Kirkwood a ganhar sua primeira pole desde julho de 2023 nas ruas de Toronto, uma corrida que ele venceu.
“Isso é algo em que trabalhamos bastante no treino um, só para obter conformidade sobre isso”, disse Kirkwood sobre o solavanco. “Não sei se vai valer a pena na corrida, mas valeu a pena agora para nós na qualificação.”
Fonte: Indycar