
A Fórmula E retorna a Berlim e ao Aeroporto de Tempelhof esta semana, um local bastante familiar para o campeonato totalmente elétrico, mas todos os olhos estão voltados para um homem: Oliver Rowland. Com a chance de ser coroado Campeão Mundial de Pilotos na capital alemã, mais um evento duplo e um Teste de Estreantes, há muito o que ver antes das Etapas 13 e 14.
Como Rowland pode se tornar campeão de Fórmula E em Berlim?
À medida que a disputa pelo título se aproxima da reta final, é bem possível que possamos conquistar o Campeonato Mundial de Pilotos neste fim de semana em Berlim. Oliver Rowland teve uma temporada fantástica na Nissan, com sete pódios nas nove primeiras corridas. As coisas esfriaram um pouco nas últimas três corridas, com um quinto lugar e um 13º em Xangai, e um único ponto em Jacarta, mas seu domínio inicial o fez abrir uma vantagem difícil de alcançar para os rivais.
Rowland está atualmente 69 pontos à frente de Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche , na classificação. O britânico precisa de uma vantagem de 87 pontos após a corrida de sábado para conquistar o título com base em corridas vencidas — portanto, é possível que ele conquiste o título na 13ª etapa, no sábado.

Caso contrário, Rowland precisa de uma vantagem de 58 pontos após domingo se quiser fechar o negócio em Berlim – com essa quantia em jogo na final dupla de Londres, e o piloto de Yorkshire com vantagem sobre as corridas vencidas em caso de empate.
Realisticamente, os quatro primeiros pilotos — o líder Oliver Rowland, o atual campeão Wehrlein, seu companheiro de equipe na Porsche, Antonio Felix da Costa , e Taylor Barnard, da NEOM McLaren — estão na briga rumo a Berlim, embora matematicamente os 11 primeiros, até Nyck de Vries, possam conseguir.
De volta a Berlim
Com mais de uma década de história em Berlim, o grid de 22 pilotos buscará recriar a emoção das últimas 20 corridas na capital alemã. Eles retornam mais uma vez ao Circuito de Rua do Aeroporto de Tempelhof, com um traçado de 2,345 km e 15 curvas aguardando-os para a 11ª Temporada.
Berlim é a única cidade a sediar uma corrida em todas as temporadas da Fórmula E. Em todas as temporadas, exceto uma — a 2ª, quando a etapa alemã ocorreu perto de Alexanderplatz — Tempelhofer Feld foi o local sede.
Composto por lajes de concreto repetidas, o Aeroporto de Tempelhof foi projetado para aviões, e não para um campo de monopostos totalmente elétricos! A pista de concreto irregular resulta em uma degradação maior do que o normal para os pneus Hankook e a alta aderência prejudica o gerenciamento de energia, tornando as estratégias de corrida uma dor de cabeça, mas a ação está sempre entre as melhores do calendário.
Drugovich faz sua estreia
Houve muitos rumores, mas na semana passada a Mahindra Racing confirmou que Felipe Drugovich faria sua estreia no Campeonato Mundial de Fórmula E com a equipe no E-Prix de Berlim desta semana, substituindo Nyck de Vries.

Campeão mundial da 7ª temporada, De Vries tem compromisso de corrida neste fim de semana, e por isso o brasileiro assumirá o lugar de Edoardo Mortara como companheiro de equipe. Drugovich teve uma ascensão repleta de títulos nas categorias de base, incluindo títulos no Euroformula Open e no Campeonato de Fórmula 2 da FIA, além de já ter testado carros da Fórmula E anteriormente.
Recentemente, ele concluiu com sucesso um teste para a equipe no Circuito Guadix, na Espanha, para ganhar quilometragem crucial no Mahindra M11Electro da equipe, construído de acordo com os regulamentos mais recentes do GEN3 Evo da Fórmula E.
Ele também conhece bem o Circuito de Rua do Aeroporto de Tempelhof, tendo participado dos dois últimos Testes de Novatos da Fórmula E no mesmo local, liderando os tempos na edição de 2023.
Além de Drugovich, também há mudanças na Nissan com a saída de Norman Nato no fim de semana em Berlim. Em vez disso, recebemos calorosas boas-vindas de volta a Sergio Sette Camara, que é o piloto reserva da equipe e tem 66 participações na Fórmula E com a Dragon e a ERT – agora KIRO.
O retorno do teste de novato
Como já vem sendo tradição nas últimas temporadas, novos talentos têm a chance de experimentar as máquinas GEN3 Evo no teste obrigatório de novatos, às segundas-feiras. Todas as 11 equipes devem escalar dois “novatos” – alguém que nunca participou de um E-Prix antes – e eles terão um dia inteiro de testes em Tempelhof.
No passado, estreantes como Nyck de Vries ou Nick Cassidy tiveram uma chance, e seus talentos evidentes foram recompensados com vagas em tempo integral. É uma grande oportunidade, além de uma chance para as equipes coletarem dados importantíssimos.
Veja quem está confirmado para o Teste de Novatos de Berlim de 2025 até agora:
Equipe | Motorista | Motorista |
Andretti | Jak Crawford | Frederik Vesti |
CUPRA KIRO | Callum Voisin | Bianca Bustamante |
DS PENSKE | Nikita Bedrin | Danil Kvyat |
Envision Racing | Johnathan Hoggard | Zak O’Sullivan |
Jaguar TCS Racing | A confirmar | A confirmar |
Lola Yamaha ABT | Alessandro Giusti | Hugh Barter |
Mahindra Racing | Dino Beganovic | Kush Maini |
Maserati MSG Racing | Théo Pourchaire | Arthur Leclerc |
NEOM McLaren | Ela Lloyd | Alex Dunne |
Nissan | Abbi puxando | Gabriele Mini |
TAG Heuer Porsche | Ayhancan Güven | Elia Weiss |
Buemi conquista pódio em Jacarta após a corrida
Caso você tenha perdido, a Envision Racing protestou contra uma penalidade aplicada a Sébastien Buemi durante o E-Prix de Jacarta, que o fez cair da terceira para a oitava posição na bandeira quadriculada. Durante a corrida, foi considerado que o campeão da 2ª temporada entrou em contato com Edoardo Mortara, da Mahindra Racing, e ele recebeu uma penalidade de cinco segundos.
No entanto, uma audiência pós-evento da FIA na semana passada inocentou Buemi da penalidade em Jacarta, promovendo-o ao pódio na 12ª etapa e rebaixando Nico Mueller para o quarto lugar.
Imagens adicionais da câmera do arco de proteção da Envision Racing, não disponíveis quando a penalidade foi aplicada, mostraram que a atitude de Buemi estava dentro das regras.

O que é PIT BOOST?
Lançado na 11ª temporada para os eventos duplos, o PIT BOOST participará do fim de semana do E-Prix de Berlim. Estreando em Jidá, essa tecnologia transforma as estratégias de corrida, oferecendo às equipes uma tecnologia de recarga revolucionária ao alcance de todos durante a corrida.
O recurso obrigatório no meio da corrida, que proporciona aos carros um aumento de 10% na energia (3,85 kWh) por meio de um aumento de 600 kW durante 30 segundos no pit lane. Será usado durante uma das duas corridas em uma rodada dupla.
Todos os pilotos devem parar durante a corrida para obter essa energia extra, porém cada equipe recebe apenas um equipamento PIT BOOST, o que os impede de fazer double-stacking. Isso também cria bastante drama e emoção, já que cada competidor utiliza um elemento adicional da estratégia de corrida e pode potencialmente alterar os resultados e as táticas da corrida.
PROGRAMAÇÃO: Onde, quando e como assistir ou transmitir as rodadas 13 e 14 do E-Prix de Berlim de 2025
Berlim mantém a honra de ser a única cidade presente no calendário desde a primeira temporada. Desta vez, as corridas acontecerão no sábado, 12, e no domingo, 13 de julho, como a primeira de duas rodadas duplas europeias para encerrar a 11ª temporada.
Fonte: F-E News