
O presidente da IMSA, John Doonan, reafirmou o compromisso de longo prazo do órgão sancionador com a convergência de protótipos de primeira classe com a ACO e a FIA, embora espere “atualizações evolutivas” nos regulamentos durante o período de extensão recentemente confirmado.
O ACO e a FIA anunciaram no início deste mês em Le Mans que os regulamentos da classe Hypercar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA seriam estendidos até o final da temporada de 2032.
Embora Doonan tenha indicado na época que poderia haver ajustes futuros nos regulamentos do WeatherTech SportsCar Championship GTP, ele esclareceu ao Sportscar365 que quaisquer mudanças ocorreriam em conjunto com a FIA e a ACO.
A ACO e a IMSA anunciaram recentemente uma extensão de sua “aliança estratégica” até 2032.
“A intenção, como Pierre [Fillon, presidente da ACO] anunciou [em Le Mans]… Suas palavras eram estender os regulamentos do Hypercar até 2032”, disse Doonan em uma entrevista exclusiva.
“O que isso significa? Ainda não sei.
Nenhum de nós sabe exatamente quais são os parâmetros. Mas acho que a intenção é que continuemos a ter convergência.
“Precisamos nos reunir com os OEMs, com os líderes técnicos de todas as três entidades, ACO, IMSA e FIA, e também com os fornecedores, como Michelin, Bosch, Fortescue Zero, Xtrac, para conversar sobre o que isso significa.
“A questão fundamental é que nós queremos convergência, eles querem convergência. Só precisa haver muita discussão sobre o que isso significa.
“Você tem um total de 13 [fabricantes] anunciados ou competindo. Ford, McLaren e Genesis ainda estão por vir, mas já foram anunciados. Você não quer fazer nada para desmantelar o que está aqui hoje.”
“Você não quer fazer nenhuma mudança significativa nos regulamentos, de modo que qualquer um desses carros existentes, sejam eles construídos de acordo com os regulamentos técnicos LMDh ou LMH, precise passar por alguma atualização importante e revolucionária.
Atualizações evolutivas? Acho que sim. Pode ser o estilo da carroceria que pode ser alterado porque a marca tem um novo tema de design.
“Você também pode decidir mudar de um motor V8 para um V6 ou de um V6 para um V8, ou até mesmo um de quatro cilindros.
“Acho que o que precisamos fazer, e o que faremos, é reunir todos em uma sala, conversar sobre as definições dessa extensão para garantir que protejamos os investimentos que estão aqui hoje, evoluamos como esporte e tomemos essa decisão e anunciemos antes do final do ano civil, ou, no máximo, antes da Rolex 24 em janeiro.”
Quando perguntado se tais mudanças evolutivas começariam a partir de 2030, Doonan indicou que isso poderia ocorrer antes, dependendo de como as discussões prosseguirem.
“Pode haver oportunidades antes de 2029, se alguém, com base em como usou seus Evo [palhaços]”, disse ele.
“Só como exemplo, cite qualquer uma das marcas, se você quisesse fazer um Evo ou tivesse um conjunto de Evos disponível e acabasse querendo fazer algo novo, a esperança seria ter o suficiente disso definido até o final deste ano civil para que você possa fazer isso antes de 2029.
“É possível que alguém lance um carro novo antes de 2029. Mas meu medo é não entrar em muitos detalhes porque nada foi decidido.
“A intenção… entre Pierre Fillon, Richard Mille, eu e todos os membros do nosso conselho e pessoal técnico é encontrar um caminho a seguir e continuar a aproximar as coisas o máximo possível em termos de convergência e desempenho.
“Para os OEMs, para os fãs de corrida, para todos os parceiros, o objetivo é estender o que temos hoje até 2032.”
Vários fabricantes de primeira linha da atualidade, incluindo Porsche e BMW , têm pressionado por uma plataforma única baseada em LMDh no futuro, o que Doonan admitiu como uma “possibilidade”.
Ele acrescentou: “Com respeito a qualquer um que esteja interessado em estar aqui hoje, quaisquer que sejam as decisões que você tomar, não acho que você queira cortar o programa de ninguém.
“Precisamos nos reunir, ter uma discussão adulta sobre tudo e decidir e definir o que isso significa daqui para frente.”
Doonan “Super Orgulhoso” do Sucesso Global da LMDh
Segundo o jornalista John Dagys, com nove dos 13 fabricantes de Hypercar/GTP competindo atualmente ou prestes a lançar carros construídos de acordo com os regulamentos técnicos LMDh, Doonan disse que está particularmente orgulhoso do sucesso dessa plataforma, que foi inicialmente concebida pela IMSA.
“Créditos a Simon Hodgson, Matt Kurdock e Bill Pearson”, disse ele. “Eles escreveram os regulamentos.
“Tive a oportunidade especial de estar do outro lado da mesa no começo disso (como diretor da Mazda Motorsports), vim para cá (para a IMSA) e, no final, era o que seria o DPi 2.0.
“Acabou sendo algo que acho que sentimos globalmente que tinha a oportunidade de atrair OEMs porque era baseado em um modelo de custo-benefício.
“Permitiu liberdade de estilo e escolha de motor. Permitiu uma plataforma para competir no WeatherTech SportsCar Championship, no WEC, em Le Mans e em todas essas competições.
“Estou muito orgulhoso do fato de que, desses 13 [fabricantes], nove deles são daquele campo.
“Acredito que nós, como grupo, precisamos continuar focados em manter os custos sob controle para todos, porque não queremos ver esse momento da história acabar.
“Vamos cuidar muito bem dele e garantir que ele continue a florescer.”