
Santino Ferrucci ficou visivelmente emocionado após conquistar o pódio com o Chevrolet AJ Foyt Racing nº 14, que usava uma pintura em homenagem à falecida Marlyne Sexton, que faleceu na semana passada. Através de sua empresa imobiliária e de desenvolvimento Sexton Properties, o carro que Ferrucci dirige desde 2023 foi financiado principalmente por Sexton, e sua confiança no nativo de Connecticut foi um grande incentivo para a equipe assinar com ele um contrato plurianual.
Subir ao pódio pela segunda vez em três corridas e conquistar seu quinto resultado entre os cinco primeiros nos últimos quatro eventos era tudo o que ele esperava realizar em memória de Sexton, enquanto suas filhas estavam presentes no Road America para ver isso acontecer.
“Eu não conhecia o falecido marido dela (Joe, que faleceu em 2002), mas também era um grande fã do AJ e o ajudei naquela época”, disse Ferrucci. “A Marlyne está no carro desde que comecei a pilotar para o AJ Foyt e para o Larry [Foyt], e obviamente eu não teria tido uma temporada completa sem o Larry e o apoio dela, e o que eles conquistaram no ano passado – onde levamos esta equipe de quase chegar ao Círculo de Líderes até o top 10 na pontuação, lutando consistentemente pelas cinco primeiras posições…
“O apoio dela nos apoiou, então estou muito honrado em estar correndo com ela neste fim de semana. Ter as filhas aqui neste fim de semana, Tracy e Nicole, também, foi incrível no grid. Foi difícil não me emocionar. Alguém da família da equipe faleceu na semana passada. Estou ansioso pelo seu memorial na próxima semana e pela celebração da vida, e estou muito feliz por ela estar conosco hoje para testemunhar um pouco da grandeza.”
Poucos pilotos da IndyCar estiveram tão bem quanto Ferrucci desde as 500 Milhas de Indianápolis, onde ele terminou em quinto, depois subiu para segundo em Detroit, conquistou o quinto lugar na World Wide Technology Raceway e fechou junho em terceiro em Road America. Essa ascensão impulsionou Ferrucci para a 11ª posição no campeonato, enquanto se adaptava a aprender a trabalhar com um novo engenheiro de corrida nesta temporada, Michael Armbrester, e depois, com a promoção de Armbrester, aprendeu a trabalhar com outro novo engenheiro de corrida, Adam Kolesar.
Sgundo Marshall Pruett, colaborador da revista Racer, mudanças significativas como essas podem levar um ano ou mais para que engenheiro e piloto se entrosem, mas em ambos os casos, Ferrucci e Armbrester, e agora Ferrucci e Kolesar, encontraram algo especial ao ajustar o Chevy nº 14.
“Eu e o Michael trabalhamos juntos até Detroit, então o Michael foi promovido a diretor técnico e ainda está na minha bancada, narrando minhas corridas. Agora, meu novo engenheiro de corrida é o Adam Kolesar. Então, é um pouco estranho ter uma troca de engenheiro no meio da temporada, mas terminamos em quinto, segundo, quinto, terceiro, então eu diria que está indo muito bem. Acho que encontramos bases muito boas e estou ansioso pela segunda metade da temporada juntos.”
Ferrucci encerrou o dia em grande estilo após estacionar o carro no final da reta principal – ele não tinha combustível suficiente para completar a volta de resfriamento – e foi recompensado no calor de 36 graus com garrafas d’água jogadas por cima da cerca pelos fãs e, finalmente, uma cerveja para matar a sede. A cerveja durou apenas alguns segundos na mão de Ferrucci…
“Eles ofereceram, e eu tinha pedido uma Spotted Cow já que estamos aqui, mas me deram, acredito que era uma Miller”, disse ele. “Aprendi minhas habilidades com shotguns no Chili Bowl, então, se me saí bem, estou feliz com isso. Vou dar algum crédito ao meu cara das corridas de terra.”