
Pista: Pocono Raceway
Localização: Long Pond, Pensilvânia
Comprimento da pista: 2,5 milhas
Quando: domingo, 2 da tarde, horário do leste dos EUA
Onde assistir: Prime Video, MRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio
Prêmio da corrida: US$ 11.055.250
Distância da corrida: 160 voltas | 400 milhas
Etapas: 30 | 95 | 160
Atual vencedor: Ryan Blaney, julho de 2024
Escalação inicial: Denny Hamlin conquista a pole position
Pocono apresenta vários desafios complicados com o fim da temporada regular
Depois que Shane van Gisbergen garantiu uma vaga nos playoffs na semana passada na Cidade do México, restam 10 testes para finalizar o poderoso grid de 16 aspirantes ao título.
A urgência da pós-temporada começa no “Triângulo do Triângulo”, onde pilotos sem vitórias enfrentam grandes adversidades para abrir caminho na frente. Cada um dos últimos 11 vencedores em Long Pond ficou em sexto lugar ou acima na classificação dos playoffs, e alguns vencedores anteriores de Pocono serão difíceis de derrotar no domingo.
Entre eles está Denny Hamlin, sete vezes vencedor do Pocono. É verdade que ele pode estar ” enferrujado ” depois de uma semana de folga devido ao nascimento do filho, mas deve se encaixar perfeitamente, liderando o pelotão rumo à vitória.
“É uma pista onde, independentemente do carro que pilotamos, dos pneus que usamos ou do pacote aerodinâmico, nada disso realmente importa — você ainda atinge a velocidade nesta pista da mesma forma, independentemente do carro que esteja pilotando”, disse Hamlin. “Foi uma das poucas pistas em que não precisei mudar minha abordagem dependendo do carro que pilotava. Acho que é por isso que o sucesso se manteve.”
Essa familiaridade ajudou veteranos às vezes, mas a natureza do traçado de Pocono deixa espaço para o caos. Joey Logano e seu chefe de equipe, Paul Wolfe, que sempre parece tirar um coelho da cartola quando há uma série de estratégias de corrida diferentes em jogo, brilham em pistas como esta.
“É preciso ter a estratégia bem definida e a execução da corrida, e as relargadas em geral também são caóticas aqui”, disse Logano. “Esta pista definitivamente oferece muitas oportunidades para fazer coisas. Com os estágios, a forma como eles se desenrolam, a possibilidade de parar nos boxes e não ficar uma volta atrás, há muitas oportunidades para fazer coisas malucas.”
As zonas de reinício e os ciclos de pit stop podem reorganizar o cenário e possivelmente produzir um novo vencedor. Candidatos como Chase Elliott, Tyler Reddick e Bubba Wallace — todos com boas atuações em eventos anteriores de Pocono — estão entre aqueles que buscam uma oportunidade de sucesso com o passar do tempo e não querem arriscar sua temporada por pontos.
“Gostaríamos de levar para este fim de semana algumas coisas positivas que tivemos há um ano. Isso seria ótimo”, disse Elliott. “Vamos continuar trabalhando duro, e eu acho que estávamos fazendo algumas coisas boas, então só precisamos fazer algumas das coisas que estamos fazendo bem e adicionar mais.”
Depois, há as curvas desencontradas da pista e Ryan Blaney — que conquistou sua primeira vitória na Copa aqui — adora o desafio de tentar encarar cada extremidade para ser o melhor novamente.
“Gosto do desafio de três curvas completamente diferentes”, disse Blaney. “Cada pista é diferente, não importa se é oval. Tipo, as duas pontas são muito diferentes em todos os lugares que passamos. Mas esta é muito, muito diferente nas três pontas. Como você escolhe onde quer se sair bem?
Seu estilo de pilotagem é completamente diferente das curvas um para dois ou três, então sempre gostei dessa mudança. Acho que isso realmente mostra o quão diverso você é como piloto de corrida, já que você pode mudar de direção três vezes por volta.
Seja para acumular mais pontos ou garantir um ingresso para a pós-temporada, não há mais espaço para esperar. A hora de arriscar é agora — especialmente em uma pista que recompensa estratégias ousadas e pune a indecisão.

Do alto do box…
O que os chefes de equipe têm em mente para vencer a corrida de domingo?
O traçado único do Pocono Raceway sempre representou um desafio para os chefes de equipe. Como dar ao piloto o equilíbrio certo em um carro configurado em três curvas com formatos e inclinações completamente diferentes?
Jonathan Hassler, chefe da equipe Penske Ford nº 12, dominou isso há um ano, ajudando Blaney e companhia a chegar à Victory Lane no “Triângulo Triângulo”. Mas não foi porque todas as curvas eram perfeitas; é que os sacrifícios certos foram feitos para atingir a velocidade.
“Sempre tentei escolher duas curvas para me sair bem e simplesmente lidar com a outra”, disse Blaney no sábado. “E minha mentalidade sempre foi tentar priorizar [as curvas] 1 e 3 e simplesmente viver a curva do túnel. É mais ou menos como fizemos no ano passado. Tipo, eu fui ótimo na 1 e 3 e perdi um pouco de tempo no túnel, mas ainda tive um saldo positivo nessas duas curvas.”
Para Hassler, esse equilíbrio pode ser complicado.
“É difícil”, disse ele ao NASCAR.com. “Tipo, a Curva 2 é muito difícil e as alturas são superimportantes. Às vezes, ter o carro mais baixo, especialmente na Curva 3, tende a dar aderência e desempenho geral, mas você começa a tirar um pouco da Curva 2. Então é mais ou menos com isso que você está brincando.”
Cole Custer e a equipe Haas Factory Team nº 41 se classificaram em quinto lugar, para sua melhor largada de 2025, um desempenho que acontece uma semana após seu melhor resultado da temporada na Cidade do México, onde Custer terminou em oitavo. O chefe de equipe Aaron Kramer toma cuidado para não se precipitar, mas carrega otimismo para os 4 km de Pocono.
“Tivemos algumas semanas boas. Ainda não posso dizer que foi uma boa semana. É um bom começo”, disse Kramer ao NASCAR.com. “Obviamente, precisamos aproveitar nossa oportunidade para fazer desta uma boa semana.”
Parte disso virá do consumo de combustível. Pocono é conhecido por priorizar a estratégia. Este ano, o componente de combustível será acoplado a um novo pacote de pneus Goodyear mais macios. Os lados esquerdo e direito foram usados em pistas intermediárias como Las Vegas, Darlington e Michigan este ano, enquanto os lados direitos são os mesmos dos direitos do ano passado em Indianápolis.
“A estratégia de pneus e de combustível andam de mãos dadas”, disse Kramer. “A estratégia de combustível não funciona se os pneus não durarem o tempo necessário para que eles durem o suficiente para executar algumas dessas opções. Então, será interessante. Este pneu é um pouco mais macio do que o que usamos aqui no passado.”
“O desgaste dos pneus normalmente não é um problema aqui, o que abre essas diferentes opções de estratégia, mas como o pneu é um pouco mais macio, isso pode ser um fator que força você a tomar algumas decisões.”
— Zach Sturniolo

A história nos diz…
Chame isso de padrão, a Toyota segue bem no triângulo. A Toyota venceu seis das últimas 10 corridas em Long Pond. Em particular, Hamlin é responsável por metade dessas seis vitórias, e não faz mal que o piloto nº 11 esteja em primeiro em velocidade, velocidade em stints longos e relargadas em Pocono com o carro Next Gen, de acordo com o NASCAR Insights. Além disso, ele terminou em primeiro ou segundo em cinco das últimas oito corridas em Pocono.
Ele pode não ser o favorito para vencer, mas cuidado com…
TY GIBBS. O piloto nº 54 da Joe Gibbs Racing tem disputado a vitória nos últimos dois fins de semana. Gibbs encontrou velocidade para começar a reta final de verão, com oito de suas últimas nove corridas classificatórias largando entre os 10 primeiros. Em Pocono, ele tem uma sequência de resultados entre os cinco primeiros em três largadas e, se tudo der certo, a equipe nº 54 ocupa o quarto lugar nos boxes nesta temporada, segundo o NASCAR Insights. Além disso, Gibbs causaria uma grande surpresa se conseguisse sua primeira vitória na carreira 77 pontos abaixo da linha de eliminação.
O especialista do NASCAR Fantasy Live, Dustin Albino, dá dicas para sua programação de domingo.
Treinos e classificatórias agitados em Pocono misturaram minha escalação do início desta semana. Uma coisa é certa: o retorno de Denny Hamlin deve ser incluído na sua escalação, apesar de não ter gostado muito do seu Toyota nº 11 nos treinos. William Byron tinha o carro mais rápido nas médias de cinco e dez voltas, mas sofreu um acidente durante sua tentativa de classificação. A Hendrick Motorsports tem como melhor posição de largada a 18ª posição com Chase Elliott. Chris Buescher, que entra em Pocono na bolha dos playoffs, receberá a bandeira verde da primeira fila e tem um carro entre os cinco primeiros em médias de cinco voltas. A estratégia será abundante ao longo dos 640 km, tornando a batalha difícil para escolher a melhor escalação.