Equipes da IndyCar sobrevivem a uma pancada na Road America

by Racer

O vencedor da corrida XPEL Grand Prix, Alex Palou, e a maioria dos outros pilotos da IndyCar Series usaram um sistema de camisas térmicas no domingo para lidar com o clima de 36 graus em Road America, mas suas equipes de box não tiveram tanta sorte — não enquanto usavam macacões grossos, multicamadas e à prova de fogo, e outros apetrechos de segurança que podem ser sufocantes quando as altas temperaturas tornam uma tarde de corrida horrível.

No paddock, vários pilotos e chefes de equipe compartilharam suas fórmulas para lidar com o sol escaldante e, ao mesmo tempo, serem perfeitos na pista e durante os pit stops, começando pelo mecânico-chefe da Rinus VeeKay, Renato Laporte.

“Bebo muita água, mas não como antes”, disse Laporte à RACER. “E coloco uma toalha fria no pescoço.”

VeeKay parecia revigorado cerca de uma hora antes da corrida, e isso graças ao mergulho frio que ele tinha acabado de completar.

“Fica a 45 graus por 10 minutos”, disse ele. “Ajuda muito e reduz a temperatura corporal.”

A incorporação de água foi uma jogada óbvia para todas as equipes, e a maioria fez questão de adicionar alguma forma de eletrólitos à mistura.

“Você bebe muita água”, disse Matt Jonsson, chefe da equipe de Will Power. “E depois picolés Pedialite.”

Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, reconhecendo que o calor seria extremo, a IndyCar permitiu que as equipes instalassem tendas retráteis em seus boxes como proteção solar para as equipes de box – muito apreciadas em toda a extensão do pit lane. Dentro dessas tendas expansíveis, ventiladores ou coolers de alta potência foram instalados para que os companheiros de equipe se revezassem em frente aos carros.

“Isso foi muito bom e útil”, acrescentou Jonsson. “Trouxemos um refrigerador extra para tentar tornar a experiência um pouco melhor para todos.”

O mecânico-chefe de Felix Rosenqvist, Jimmy Looper, diz que sua equipe segue a rotina de fluidos dos pilotos.

“Muitos de nós corremos, então estamos acostumados a treinar no calor”, disse ele. “Enviamos um e-mail no início da semana para todos para garantir a hidratação, porque se você começar aqui, será tarde demais. Depois, é só ser inteligente com o que você faz. Pré-hidratar e garantir a reposição de sais minerais. Ficar na barraca por mais tempo do que o normal para não ficar no sol por mais tempo do que o necessário. Usamos a mesma mistura de hidratação que o Felix, então seguimos a mesma rotina.”

O gerente da equipe Chip Ganassi Racing, Blair Julian, diz que eles não fazem muita coisa diferente das outras equipes, mas há uma abordagem de grupo para combater a exaustão pelo calor dentro do programa.

“É garantir que eles não estejam bebendo apenas refrigerantes, e trabalhamos com uma empresa de catering para garantir que a nutrição seja adequada às condições”, disse ele. “Mas, principalmente, é o sistema de duplas – verificando como estão uns aos outros, garantindo que o companheiro de equipe ao seu lado esteja bebendo água suficiente e se mantendo hidratado.”

You may also like