
A Road America parece adorar os campeões estreantes do Indy NXT depois que a pole position de 2024 foi para o ex-piloto da Chip Ganassi Racing e vencedor do título NXT de 2022, Linus Lundqvist, em uma corrida surpreendente até o primeiro lugar, e a tendência continuou pelo segundo ano, quando o atual campeão do NXT e estreante Louis Foster tirou o melhor da IndyCar da P1 para conquistar sua primeira pole para a Rahal Letterman Lanigan Racing.
Segundo Marshall Pruett, colaborador da revista Racer, o britânico conseguiu superar o líder do campeonato, Alex Palou, largando na pole position com uma volta de 1m44.514s no Honda nº 45 e, embora tentasse reagir, Palou não conseguiu igualar Foster e se contentou com o segundo lugar, com uma volta de 1m44.629s no Honda nº 10 da Ganassi. Kyle Kirkwood, da Andretti Global, completou uma dobradinha para a Honda com o carro nº 27 (1m44.852s).
O primeiro entre os Bowties foi Scott McLaughlin, o único representante da Equipe Penske no Firestone Fast Six com o Chevy nº 3 (1m45.013s). As condições quentes, com temperaturas ambiente pouco acima de 32°C, dificultaram a aderência duradoura dos compostos alternativos mais rápidos.
Essa dinâmica foi demonstrada por Christian Lundgaard, da Arrow McLaren, que foi o mais rápido na sessão mais fria da manhã, mas ficou limitado ao quinto lugar na classificação, com 1m45.082s no Chevy nº 7. O companheiro de equipe de Foster na RLL, Graham Rahal, completou os seis primeiros com o Honda nº 15 (1m45.487s).
“Eu disse aos rapazes quando entramos no Fast 12 para não colocarem os vermelhos, porque eu não estava confiante de que conseguiríamos passar para o Fast Six”, disse Foster. “Cara, eu estava errado. Absolutamente incrível. A equipe do nº 45 foi incrível o fim de semana todo. Não poderia ter começado o fim de semana melhor. Ainda não consigo acreditar.”
Dos pilotos que disputariam a pole position, Will Power e Josef Newgarden, da Penske, ficaram em oitavo e décimo, respectivamente, e Pato O’Ward, da Arrow McLaren, em 11º. A maior surpresa foi Colton Herta, da Andretti, que ficou quase sem palavras na 15ª colocação.
“Muito ruim”, disse Herta. “Não posso ficar feliz com essa. Não tenho muito a dizer. Infelizmente, não fomos lá neste fim de semana, e precisamos encontrar algo aqui para amanhã, com certeza.”
Na primeira rodada da classificação eliminatória, Palou disparou para o topo dos 13 pilotos na pista com uma volta gigante de 1m44.477s, bem à frente de Rahal, em segundo (1m44.819s). Também transitando da terceira para a sexta posição estavam Scott Dixon, um Callum Ilott em alta, O’Ward e Kirkwood.
Newgarden foi o primeiro do outro lado da linha de transferência (P13), seguido por Nolan Siegel (P13), Marcus Armstrong (P15), Robert Shwartzman (P17), Devlin DeFrancesco (P19), Conor Daly (P21) e Kyffin Simpson (P23).
Após o término da corrida, o controle de corrida determinou que Dixon segurou DeFrancesco, que estava em uma corrida rápida, e Dixon foi enviado para o fundo do grid na P25, o que promoveu Newgarden para a sexta posição e permitiu que ele participasse do Fast 12.
A segunda rodada foi liderada por Christian Rasmussen (1m44.740s) e teve um grupo de transferência composto por McLaughlin, David Malukas, Power, Felix Rosenqvist e Foster atrás dele.
Marcus Ericsson (P14), Herta (P16), Santino Ferrucci (P18), Rasmussen (P20), Rinus VeeKay (P22), Alexander Rossi (P24), Sting Ray Robb (P26) e Jacob Abel (P27) terminaram o dia.
O Fast 12 foi uma mistura de surpresas e expectativas, com Palou, Lundgaard, Foster, McLaughlin, Kirkwood e Rahal ficando entre os seis primeiros e Malukas (P7), Power (P8), Ilott (P9), Newgarden (P10), O’Ward (P11) e Rosenqvist foram eliminados do Fast Six na disputa pela pole position.
Palou parecia ter dominado o grupo com uma volta de 1m44.629s, mas foi superado na pole position pelo estreante Louis Foster. Palou ficou em segundo lugar, à frente de Kirkwood, McLaughlin, Lundgaard e Rahal.