
A Ferrari divulgou uma declaração pública reagindo à desclassificação do seu carro nº 50, o 499P, das 24 Horas de Le Mans de 2025, descrevendo a decisão dos comissários publicada na noite de segunda-feira como uma “surpresa”.
O carro nº 50 de Nicklas Nielsen, Miguel Molina e Antonio Fuoco, que terminou em quarto lugar na pista, foi reprovado na verificação pós-corrida devido a uma infração técnica relacionada à asa traseira.
“A irregularidade dizia respeito à ausência de quatro parafusos no suporte central da asa traseira (veja abaixo)”, diz o comunicado da Ferrari. “Os outros dois carros 499P – o nº 83, que venceu a corrida, e o nº 51, que terminou em terceiro – passaram pelas verificações pós-corrida sem problemas.”
“Conforme relatado pelos comissários, durante o último pit stop do carro nº 50 às 15h23 do domingo, 15 de junho, um mecânico da equipe Ferrari – AF Corse notou que apenas um dos parafusos que prendiam o suporte central da asa traseira estava faltando.

Considerando o design do elemento, a ausência de um ou mais desses componentes não comprometeu de forma alguma a segurança do carro. A perda subsequente dos parafusos restantes durante os últimos 37 minutos da corrida não proporcionou nenhuma vantagem em termos de desempenho ou na classificação final.
“A velocidade máxima do No. 50 499P relatada pelos comissários em sua decisão foi registrada durante as sete voltas finais do carro, enquanto ele estava no vácuo de seu carro irmão, o No. 51 499P.
“Embora surpresa com a decisão, a Ferrari reafirma sua total confiança no profissionalismo e na integridade de sua equipe, nas ações tomadas e no seu respeito aos regulamentos que regem o Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
“Com plena confiança nesses mesmos regulamentos, mesmo que o incidente em questão não tenha oferecido nenhuma vantagem competitiva à equipe, nem comprometido a segurança de nossos pilotos ou de outros competidores, a Ferrari já está trabalhando para as próximas etapas de uma temporada que recomeça sob os holofotes globais em julho, no Brasil.
Segundo Stephen Kilbey, da revista Racer, após a desclassificação do 499P nº 50, a Ferrari mantém a liderança do campeonato de Construtores com 172 pontos. No Campeonato Mundial de Pilotos, o trio Pier Guidi–Calado–Giovinazzi lidera com 105 pontos, seguido por Ye–Kubica–Hanson com 89 e Fuoco–Molina–Nielsen com 57.