
A velocidade de Nick Yelloly ao volante de um ORECA 07-Gibson foi um fator que contribuiu para a segunda vitória da Inter Europol Competition na prova LMP2 de Le Mans em três anos.
Mas sua velocidade também quase foi a ruína do time na hora final, de certa forma.
No que deveria ter sido o penúltimo pit stop do Inter Europol ORECA nº 43, Yelloly ultrapassou em quatro quilômetros por hora o limite de velocidade do pit lane e recebeu uma penalidade de drive-through, mantendo uma pequena vantagem sobre o carro nº 48 da VDS Panis Racing, que estava em segundo lugar.
“Eu sabia que tinha cometido um erro”, lembrou Yelloly após a corrida. “Travei a traseira indo para o pit lane, só para tentar ganhar um pouco mais de tempo para termos mais segurança com nossos números de combustível. E sim, obviamente eu estava bem irritado comigo mesmo. Não vou repetir o que eu disse com o capacete, mas ele estava bem irritado.”
Foi o segundo erro de pit lane com consequências para o carro nº 43 enquanto Yelloly estava ao volante. Pouco mais de cinco horas depois do início da corrida, Yelloly perdeu seu pit lane e entrou na vaga do Aston Martin Vantage nº 27 da Heart of Racing Team, duas posições à frente de onde deveria estar.
Segundo RJ O’Connell, da revista Racer, o incidente lhe custou mais de um minuto e entregou a liderança ao carro nº 48 da VDS Panis, embora um safety car mais tarde naquela noite ajudasse a colocar Yelloly, Tom Dillmann e Jakub Smiechowski em posição de retomar a liderança, aparentemente para sempre, até que o drive-through foi cumprido faltando 25 minutos para o fim.
Inacreditavelmente, depois que Esteban Masson, da VDS Panis Racing, assumiu a liderança, o carro nº 48 sofreu um problema na suspensão dianteira esquerda faltando 20 minutos, e seu ritmo caiu rapidamente, permitindo que Yelloly o alcançasse e o ultrapassasse com facilidade.
“Infelizmente para eles, acho que tiveram algum problema na suspensão. Eu quase os vi dando ré e voltando para mim”, explicou.
Foi uma péssima oportunidade para um lado e uma sorte inacreditável para o outro. E embora a primeira vitória da Inter Europol em Le Mans em 2023 tenha sido vista como um choque enorme, este ano, a equipe nº 43, que liderou dois terços da corrida, talvez tenha consolidado os famosos “padeiros de corrida da Polônia” como uma equipe de elite nas corridas de LMP2, tanto na Europa quanto agora na América do Norte, via IMSA.
Como Yelloly disse depois: “Desta vez, Le Mans nos escolheu, e estou obviamente muito feliz e sortudo por isso acontecer desta vez. E estou ansioso para voltar.”