Estudo: redes de carregamento da Tesla e da Rivian têm muito menos problemas

by Green Car Reports

As redes de carregamento operadas pela Tesla e pela Rivian tendem a ter menos problemas do que as iniciativas não pertencentes às montadoras, de acordo com uma pesquisa recente da Consumer Reports .

Proprietários de veículos elétricos enfrentam problemas em uma em cada cinco sessões de carregamento público, de acordo com a pesquisa, que se baseia em respostas contínuas do projeto EV Charging Community da CR.

Nesta edição, a Consumer Reports inclui informações de cerca de 5.700 sessões de carregamento, de 1.230 proprietários de veículos elétricos e híbridos plug-in. Como a CR observa ao Green Car Reports, não há muita variação nos problemas por região dos EUA. Mas a taxa de problemas relatados certamente não foi uniforme em todas as redes.

Os entrevistados relataram problemas em estações de recarga da Tesla em 4% das vezes e em 5% das vezes em estações de recarga operadas pela Rivian. Em contrapartida, os entrevistados afirmaram ter tido problemas em 48% das vezes em estações de recarga da Shell, 43% das vezes em estações da EVgo e 41% das vezes em estações da Blink. Vale ressaltar que todas essas redes de recarga com baixa classificação são terceirizadas, não pertencentes ou administradas diretamente por montadoras.

Supercharger Tesla
Supercharger Tesla

No ano passado, a Rivian implementou gradualmente um sistema de classificação para a experiência de carregamento por meio de seu planejador de rotas — então parece que isso pode estar funcionando. Um estudo da JD Power no ano passado sugeriu que o Tesla Supercharging estava perdendo sua vantagem sobre outros sistemas de carregamento público, mas este estudo sugere o contrário.

Segundo a Green Car Reports, os problemas mais comuns relatados foram relacionados a hardware , com 36%. “Outros problemas” representaram 25% dos problemas relatados, seguidos por problemas de pagamento (23%) e energia de carregamento (15%). Problemas de pagamento costumavam ser frequentemente citados como o problema mais comum enfrentado por motoristas de veículos elétricos em postos de carregamento públicos, portanto, este é um resultado notavelmente diferente.

Entre os problemas de hardware relatados, telas quebradas foram de longe os mais frequentes, com 76%. Outros problemas relatados incluíram cabos de carregamento ou conectores danificados (10%), carregadores que não conseguiam se conectar fisicamente ao veículo devido a bloqueios de gelo, danos ou outros problemas (9%) e cabos muito curtos (5%).

Toyota bZ4X 2023 na estação de carregamento EVgo
Toyota bZ4X 2023 na estação de carregamento EVgo

Dos motoristas de veículos elétricos que relataram problemas de pagamento, 56% disseram que conseguiram pagar, mas depois encontraram outro problema que os impediu de carregar; 25% disseram que não conseguiram pagar em um determinado carregador e tiveram que mudar para outro; e 19% disseram que o carregamento nunca começou, apesar do pagamento ter sido aceito.

Para ajudar a tornar o carregamento público mais tranquilo, a Consumer Reports recomenda ter várias contas com informações de pagamento salvas para que, se houver um problema com a interface do carregador, o pagamento possa ser concluído no aplicativo de uma rede.

Estação de carregamento Blink Nível 2 no centro de serviços Firestone
Estação de carregamento Blink Nível 2 no centro de serviços Firestone

Práticas recomendadas gerais de carregamento, como carregar rapidamente até 80% e pré-condicionar a bateria antes de chegar, também podem ajudar, observa a publicação. Em diversas pesquisas e levantamentos, os consumidores continuam enfatizando que a taxa de carga absoluta não importa tanto, mas sim que eles obtenham algum nível de carga em um período de tempo razoável.

Com o Ionna, financiado pela montadora, expandindo-se rapidamente, veremos como ele se sairá na escala de aprovação do consumidor — talvez em uma atualização futura deste mesmo conjunto de dados.

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