“Belle Macchine. Design automotivo italiano na BMW”

by BMW Group

Em 7 de junho, a exposição “Belle Macchine. Design Automotivo Italiano na BMW” abrirá suas portas no Museu BMW. A Itália, conhecida por sua estética atemporal, sempre estabeleceu padrões no design de moda, interiores e produtos. Da mesma forma, os designers italianos também deixaram uma marca duradoura no setor automotivo. A mostra é dedicada à influência do design italiano na BMW e oferece uma retrospectiva emocionante sobre o desenvolvimento do design de carrocerias nas últimas décadas.

Desde a década de 1930, a BMW vem se inspirando na cultura italiana de design de carrocerias. A colaboração com renomados designers como Giorgetto Giugiaro, Giovanni Michelotti e Marcello Gandini deu origem a diversos ícones que impactaram a marca de maneira duradoura. “Através da influência italiana, a BMW une classe e elegância ao design automotivo com formas modernas e funcionalidade. A conexão entre o design italiano e a engenharia alemã impulsionou decisivamente a ascensão da BMW como fabricante premium”, afirmam Anna Schleypen e Klaus-Anton Altenbuchner, curadores da exposição.

A mostra ilustra esse desenvolvimento com inúmeros esboços do arquivo de design da BMW, peças de exposição e 23 veículos históricos, oferecendo uma visão fascinante da história do design da BMW.

Um passeio pela exposição

“Belle Macchine. Design Automotivo Italiano na BMW” se estende por cinco plataformas e rampas na icônica “taça” do Museu BMW. A exposição começa com uma introdução geral ao mundo do design italiano, ilustrada com peças de moda e design de produto.

A influência de renomados estúdios de design na criação de carrocerias para a BMW ocupa grande parte da mostra. Assim, o carro-conceito BMW Garmisch, projetado por Marcello Gandini, representa um arquétipo do estilo italiano e contribuiu significativamente para o design das primeiras séries BMW 3 e 5 na década de 1970. Diversos veículos de produção exibidos, como o popular BMW 1800 TI/SA, demonstram como muitos modelos se beneficiaram com sucesso da influência estilística dos designers italianos.

Também se destaca a aquisição do fabricante de automóveis GLAS pela BMW com três veículos, incluindo o BMW 3000 V8, carinhosamente apelidado de “Glaserati”.

Ao longo do percurso, são apresentadas peças únicas de design, como o BMW Pininfarina Gran Lusso Coupé, o BMW 2800 GTS Frua ou o BMW Nazca M12, desenhado por Fabrizio Giugiaro. Esses modelos foram encomendados pela empresa como fontes de inspiração criativa ou apresentados pelos designers italianos em busca de colaborações com a BMW.

Nas rampas entre as plataformas, o público é conduzido por uma jornada visual que inclui, entre outras paradas, o lendário Concorso d’Eleganza Villa d’Este, no Lago de Como, o mais antigo concurso de elegância para automóveis históricos. Os esboços de design ali apresentados destacam a marca artística dos designers italianos.

O ponto alto e o encerramento da exposição são um modelo do BMW Vision Neue Klasse, sucessor contemporâneo da histórica “Neue Klasse”, influenciada pela Itália, bem como estudos de veículos especiais como o BMW M1 Hommage. Com isso, a BMW presta homenagem às conquistas dos designers italianos da época e interpreta sua própria história de design como fonte de inspiração para a busca contemporânea por novas formas.

Como destaque visual, a área da exposição é circundada por uma projeção de 360 graus nas paredes da “taça” do museu, tematizando as obras do pintor italiano Giorgio de Chirico, que passou parte de seus estudos em Munique.

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e também fornece serviços financeiros premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede de vendas global em mais de 140 países.

Em 2024, o BMW Group vendeu mais de 2,45 milhões de veículos de passeio e mais de 210.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no exercício financeiro de 2024 foi de € 11,0 bilhões em receitas de € 142,4 bilhões. Em 31 de dezembro de 2024, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 159.104 colaboradores.

O sucesso econômico do BMW Group sempre se baseou no pensamento de longo prazo e na ação responsável. A sustentabilidade é um elemento-chave da estratégia corporativa do BMW Group e abrange todos os produtos, desde a cadeia de fornecimento e a produção até da fase de uso.

You may also like