
Se tem uma coisa que muitos consumidores aprenderam no ano passado, é que mesmo os carros mais fabricados nos Estados Unidos não são inteiramente feitos no país.
As peças vêm de todos os lugares, o que faz com que a maioria dos carros seja muito mais internacional do que as pessoas imaginam. O mercado automobilístico é global, onde marcas de todos os tipos deixam de lado suas nacionalidades e até mesmo empregos em seus países de origem em nome do lucro.
Mas alguns carros ainda se saem melhor em ser genuinamente americanos do que outros. A cada ano, o Cars.com avalia quais carros lideram as paradas em um dos estudos mais chamativos e com bandeiras vermelhas, brancas e azuis que existem. Este ano, 60% dos 10 veículos mais fabricados nos EUA são elétricos — e isso apesar dos políticos tentarem cortar o financiamento público para eles .


No topo da lista está a Tesla. Essa é uma coroa que a montadora mantém consecutivamente desde 2021. No entanto, este ano, a Tesla conquistou as quatro primeiras posições com o Model 3, Model Y, Model S e Model X (respectivamente). Esse é um feito que ela alcançou apenas uma vez em 2023.
Este ano, vários veículos Hyundai e Kia também foram incluídos na AMI. O Hyundai Ioniq 5 (30º lugar), o Kia EV6 (6º lugar) e o Kia EV9 (67º lugar) entraram na lista graças ao novo local de montagem na Geórgia.
Aqui estão os 10 carros mais fabricados nos Estados Unidos, de acordo com o Cars.com:
- Tesla Modelo 3
- Tesla Modelo Y
- Tesla Modelo S
- Tesla Modelo X
- Jeep Gladiador
- Kia EV6
- Honda Ridgeline
- Honda Odisseia
- Passaporte Honda
- Volkswagen ID.4
Embora a AMI analise mais de 400 veículos, apenas 99 são efetivamente classificados. E na parte inferior dessa classificação também estão alguns veículos eletrificados (híbridos e elétricos). O Mercedes-Benz GLE450e é um deles, seguido pelo SUV Mercedes-Benz EQE, Honda Civic Hybrid, Cadillac Lyric e — chegando à 99ª posição — o Toyota Rav4 Hybrid.
Montadoras estrangeiras são mais “americanas” do que nacionais


Pode chamar de ironia, se quiser, mas, no espírito da competição, as montadoras estrangeiras têm utilizado cada vez mais a produção americana — especialmente na era das tarifas. Por isso, não é surpresa que as montadoras estrangeiras tenham ultrapassado rapidamente o número de montadoras nacionais na AMI.
O número de carros fabricados por marcas estrangeiras na lista tem crescido ano após ano. Em 2021, o número de automóveis estrangeiros na lista já era a maioria, com impressionantes 58%, mas desde então cresceu para impressionantes 67% em 2025.
Marcas nacionais? Seus carros representam apenas 32% de todos os veículos da lista. Aliás, a GM tem 25% menos carros na AMI desde 2020. Enquanto isso, a Stellantis adicionou 14% nos últimos cinco anos e a Ford, impressionantes 30%.Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.
Esta lista demonstra que, no mundo da fabricação de automóveis, um emblema é apenas um simbolismo. Claro, há proeza na herança da marca e na engenharia, mas um carro japonês não é necessariamente japonês. Às vezes, eles são de Ohio, outras vezes, do Alabama ou das Carolinas. Isso é algo que a AMI tenta transmitir aos compradores de carros em todos os lugares: comprar um carro americano nem sempre é tão fácil quanto dirigir até a concessionária Chevrolet mais próxima.
E talvez ainda mais interessante seja o quão americanizados os veículos elétricos se tornaram. Claro, a Tesla era de se esperar. Mas quem imaginaria que a Kia ou a Volkswagen chegariam ao top 10? É ainda mais alarmante que o governo dos EUA esteja tentando acabar com os incentivos aos veículos elétricos, já que está claramente trabalhando não apenas para aumentar a adoção, mas também para criar empregos na indústria e na produção nacionais que, de outra forma, não existiriam.