
Pesquisadores chineses afirmam ter desenvolvido um processo para recuperar quase todo o lítio de baterias usadas de veículos elétricos para reciclagem.
O Independent (via InsideEVs ) relata os resultados de um estudo publicado pela primeira vez no periódico acadêmico alemão Angewandte Chemie, que afirma a recuperação de 99,99% de lítio de uma bateria usada, bem como 97% de níquel, 92% de cobalto e 91% de manganês.
Segundo a Green Car Reports, o processo usado, chamado de “lixiviação neutra”, também elimina produtos químicos agressivos , aumentando a segurança e reduzindo o impacto ambiental, afirmam os pesquisadores — e em testes de laboratório levou apenas 15 minutos para separar os materiais desejados da bateria.
Reciclagem de baterias Volkswagen
Os processos atuais de reciclagem usam aminoácidos, e aqui os pesquisadores usaram glicina , que é o aminoácido estável mais simples, junto com um processo de acompanhamento para evitar mais reações químicas depois que o lítio e outros materiais foram extraídos.
A pesquisa laboratorial nem sempre atinge a viabilidade comercial, mas a reciclagem de baterias atraiu o interesse de montadoras que buscam evitar o custo e o impacto ambiental da mineração de novas matérias-primas para baterias.
Reciclagem de baterias da Toyota e Redwood Materials
A Toyota anunciou um acordo para utilizar a Redwood Materials, empresa de reciclagem de baterias fundada pelo ex-CTO da Tesla, JB Straubel, em 2022. No ano seguinte, expandiu o acordo, preparando o cenário para que baterias de híbridos como o Prius fornecessem material para futuras baterias de veículos elétricos à medida que esses veículos chegassem ao fim de sua vida útil.
Outras montadoras, incluindo BMW, Ford e as marcas VW e Audi, do Grupo Volkswagen, também assinaram com a Redwood. Mas a frota leva muito tempo para ser renovada, e o número relativamente pequeno de veículos elétricos e híbridos nas ruas pode significar uma longa espera por uma massa crítica de materiais recicláveis para baterias — com um relatório de 2021 prevendo que o mercado para esses materiais não se aquecerá até 2030 .