
Precisamos realmente de uma nova geração de veículos elétricos maiores e mais pesados do que caminhões a gasolina e SUVs equivalentes, e do chamado crescimento do segmento que continua a tornar cada veículo sucessivo no mercado dos EUA maior do que seus antecessores?
Essas são questões sociais complexas, sem respostas fáceis, e envolvem um emaranhado de regulamentações, hábitos de consumo e os limites da tecnologia acessível. Mas uma startup de micromobilidade sediada em Palo Alto, Califórnia, que está sendo desmembrada pela Rivian, chamada Also, parece ter o objetivo de lidar com essas questões — e, pelo que parece, dar aos consumidores americanos uma maneira de simplesmente dizer não a esses produtos superdimensionados.
Segundo a Green Car Reports, em um comunicado à imprensa anunciando o empreendimento, que a Rivian havia mantido em segredo até então, a Rivian esclareceu que mantém uma “participação minoritária substancial” na Also e “espera oportunidades de colaboração futura, que podem incluir o uso seletivo de parte da presença de varejo da Rivian”.
Com a cisão, a empresa também garante um investimento de US$ 105 milhões do fundo de capital de risco Eclipse Ventures, e o CEO da Rivian, RJ Scaringe, atuará como presidente e membro do conselho de diretores.
Além disso, em uma página sobre a empresa, diz que lançará seu principal produto no início de 2026 e se concentrará inicialmente nos EUA e na Europa antes da expansão global.
Rivian R3
Segundo a Also, esse produto fará parte de uma linha completa de “pequenos veículos elétricos empolgantes”, que serão construídos em uma plataforma tecnológica verticalmente integrada. Com tudo desenvolvido internamente para a plataforma, incluindo motores, baterias, componentes eletrônicos e software, a Also afirma “uma experiência de usuário diferente de tudo o que já foi visto nesses segmentos”.
“Também está construindo uma gama empolgante de veículos elétricos que são eficientes, sustentáveis e agradáveis de usar”, resume a empresa.
Em anúncios de emprego, a Also quantifica um pouco suas metas de produtos. “Nossa missão é inspirar todos a pedalar também — substituindo muitos quilômetros de carros, caminhões e SUVs locais por quilômetros de veículos mais acessíveis, mais agradáveis e de 10 a 50 vezes mais eficientes .”
O transporte rodoviário é o principal contribuinte para as emissões globais de CO2. Também diz que 80% das viagens de carro são de 15 milhas ou menos e metade tem menos de 6 milhas.
A Rivian também continua de olho em veículos significativamente menores do que sua picape elétrica R1T e seu SUV elétrico R1S. Seu próximo SUV elétrico R2, de US$ 45.000 , está a caminho em 2026, enquanto a empresa também está trabalhando nos hatchbacks robustos menores, o Rivian R3 e o R3X , que devem chegar em breve. Tudo isso se soma à joint venture VW-Rivian de US$ 5,8 bilhões , que resultará em uma nova arquitetura zonal baseada na Rivian para futuros veículos elétricos do Grupo VW .