
A Toyota e a EVgo anunciaram na terça-feira a abertura de novas estações de carregamento rápido DC para comunidades carentes.
Localizados em Baldwin Park e Sacramento, Califórnia, os carregadores rápidos fazem parte do plano Empact da Toyota para tornar os veículos elétricos mais acessíveis a comunidades não alcançadas por projetos de infraestrutura anteriores, como aquelas em áreas urbanas com estacionamento limitado fora da rua e maior densidade populacional em residências multifamiliares .
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.704.0_en.html#fid=goog_1528740001339,9 milVisão geral do Buick Enclave
Toyota e EVgo Empact, estações de carregamento rápido para veículos elétricos em comunidades carentes
Situadas em “áreas ricas em comodidades”, com supermercados, restaurantes, shoppings e outros locais acessíveis de carro, as estações de recarga podem atender até oito veículos cada e contam exclusivamente com carregadores de 350 kW , de acordo com um comunicado à imprensa da Toyota. Essa capacidade está bem acima do pico de menos de 150 kW do atual Toyota bZ4X , mas várias outras marcas já oferecem veículos elétricos que podem aproveitar esse nível de potência de recarga.
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, no passado, a EVgo firmou parceria com a General Motors para se concentrar na propriedade de veículos elétricos urbanos — e esses locais parecem ter sido localizados, pelo menos em parte, por alguns dos mesmos motivos. Não está claro se esta instalação da Toyota aplica algum recurso da Califórnia disponibilizado para instalações de carregadores em comunidades carentes. O estado está avançando com a construção de carregadores, apesar da tentativa do governo Trump de congelar verbas federais.
Toyota e EVgo Empact, estações de carregamento rápido para veículos elétricos em comunidades carentes
A Toyota divulgou alguns grandes planos para carregamento rápido por meio da implementação de baterias de estado sólido. A montadora afirmou em 2023 que as futuras baterias de estado sólido poderão ser carregadas de 10% a 80% em 10 minutos ou menos — provavelmente aproveitando essa maior potência de pico. A empresa ainda planeja comercializá-las ainda nesta década, mas provavelmente em volumes baixos.
A Toyota também está financiando a rede Ionna com outras sete montadoras. A Ionna inaugurou sua primeira unidade em 2024 e tem como meta atingir 30.000 conectores de carregamento na América do Norte até 2030.