Grosjean na pole em São Petersburgo

por Indycar

Romain Grosjean liderou uma varredura da primeira linha da Andretti Autosport na qualificação para o Grande Prêmio Firestone de São Petersburgo apresentado pela RP Funding no sábado, ganhando o prêmio NTT P1 pela segunda vez em sua carreira.

Grosjean, da França, liderou o Firestone Fast Six com uma melhor volta de 59,5532 segundos no No. temporada da SÉRIE. O companheiro de equipe Colton Herta se classificou em segundo lugar com 59,9687 no No. 26 Gainbridge Honda.

Foi a primeira pole para Grosjean desde maio de 2021, quando ele conquistou o primeiro lugar no Grande Prêmio GMR no circuito de Indianapolis Motor Speedway como um novato na série após uma década pilotando na Fórmula 1.

“O ano passado foi um final de ano muito bom, bons testes de inverno”, disse Grosjean. “Chegamos aqui e eu disse: ‘Rapazes, sim, acho que conseguimos alguma coisa.’ Nós divulgamos.

A corrida de 100 voltas começa ao meio-dia ET de domingo, com cobertura ao vivo da NBC, Peacock, Telemundo Deportes no Universo e INDYCAR Radio Network. Um aquecimento pré-corrida de 30 minutos começa às 9h, ao vivo no Peacock e na INDYCAR Radio Network.

A volta da pole de Grosjean completou sua montanha-russa de um dia. Ele saiu da pista na Curva 13 no treino matinal, com o carro atolado. Quatro horas depois, ele estava comemorando o Prêmio NTT P1 com sua esposa, Marion, e seus três filhos, participando de sua corrida “em casa” de sua residência em Miami.

Também marcou um poderoso retorno à forma da Andretti Autosport, que venceu apenas duas corridas e três prêmios NTT P1 na última temporada. Grosjean não venceu e não conquistou uma pole no ano passado em sua tão esperada primeira temporada com a equipe de Michael Andretti.

“Eu sabia no ano passado que algo simplesmente não estava vindo em minha direção”, disse Grosjean. “Trabalhamos muito para encontrar algo.”

Pato O’Ward largará em terceiro como o piloto com motor Chevrolet mais rápido em campo, após uma volta superior de 1:00,0163 no No. 5 Arrow McLaren Chevrolet.

“Cara, aqueles carros da Andretti são rápidos por aqui”, disse O’Ward. “Sabíamos disso no fim de semana. Devo dizer que a equipe chegou aqui com um pacote muito bom para mim em relação ao ano passado. No ano passado, realmente começamos com o pé atrás. Temos um carro para lutar amanhã.

As 500 Milhas de Indianápolis de 2022, apresentadas pelo vencedor de Gainbridge, Marcus Ericsson, se classificaram em quarto lugar no 8º Huski Chocolate Chip Ganassi Racing Honda, com uma volta máxima de 1:00,4435, emocionando um alegre grupo de torcedores de sua Suécia natal nas arquibancadas ensolaradas.

Kyle Kirkwood largará em quinto lugar no No. 27 AutoNation Honda, conquistando uma vaga no Firestone Fast Six pela primeira vez em sua jovem carreira na NTT INDYCAR SERIES e em seu Andretti Autosport. Kirkwood dirigiu pela AJ Foyt Racing na última temporada como novato.

O atual vencedor da corrida, Scott McLaughlin, completou o Firestone Fast Six no No. 3 DEX Imaging Team Penske Chevrolet.

Nem Kirkwood nem McLaughlin registraram tempos durante o Firestone Fast Six devido a incidentes separados, com seus melhores tempos do segundo segmento estabelecendo seus pontos de partida. McLaughlin girou saindo da curva 10 no final da sessão, acionando uma bandeira vermelha e apagando suas duas voltas mais rápidas até aquele ponto. Esse incidente deixou tempo para apenas mais uma volta rápida na qualificação para os pilotos restantes no Fast Six.

O fim de semana dos sonhos de Kirkwood até este ponto deu uma guinada no início do Firestone Fast Six. Ele deslizou pela grama e bateu na parede na curva 14 quando se aproximava de sua primeira volta rápida. Kirkwood foi o quarto em ambas as sessões de treinos antes da qualificação, mas sua equipe da Andretti Autosport terá trabalho extra esta noite reconstruindo o nariz danificado e a frente esquerda de seu carro.

Por Paul Kelly | Publicado: 4 de março de 2023

You may also like