Ericson sobrevive ao caos e vence em St. Pete

por Indycar

Marcus Ericsson evitou vários incidentes em uma corrida caótica de abertura da temporada para a NTT INDYCAR SERIES, vencendo o Firestone Grand Prix de São Petersburgo apresentado pela RP Funding no domingo em um dia repleto de drama.

As 500 milhas de Indianápolis de 2022 apresentadas pelo vencedor de Gainbridge, Ericsson, conquistaram sua quarta vitória na NTT INDYCAR SERIES por 2,4113 segundos no nº 8 Huski Chocolate Chip Ganassi Racing Honda sobre o vice-campeão Pato O’Ward no nº 5 Arrow McLaren Chevrolet.

Ericsson, que largou em quarto lugar, assumiu a liderança quando O’Ward desacelerou repentinamente ao sair da Curva 14 na volta 97 da corrida de 100 voltas, quando seu motor perdeu torque momentaneamente devido a uma breve falha de ignição na câmara de plenum de seu motor.

“Sinto-me mal por Pato por ter esse problema, mas isso é corrida”, disse o piloto sueco Ericsson. “Você precisa chegar lá até a linha de chegada. Estávamos tendo um fim de semana tão bom. O carro estava fantástico o tempo todo. Estávamos caçando-o, colocando pressão, e é aí que as coisas acontecem. Foi um inferno de um começo de temporada.”

Seis vezes campeão da NTT INDYCAR SERIES, Scott Dixon terminou em terceiro no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda. Alexander Rossi terminou em quarto lugar no No. 7 Arrow McLaren Chevrolet em sua estreia com a equipe após sete temporadas na Andretti Autosport.

Callum Ilott fechou os cinco primeiros depois de largar em 22º no No. 77 Juncos Hollinger Racing Chevrolet, com suas 17 vagas conquistadas mais do que qualquer piloto na corrida.

O’Ward assumiu a liderança na volta 74 quando o líder Scott McLaughlin no No. 3 DEX Imaging Team Penske Chevrolet e o segundo colocado Romain Grosjean no No. 28 DHL Honda colidiram enquanto duelavam lado a lado pela liderança, ambos mergulhando no pneu barreiras na Curva 4. McLaughlin tinha acabado de sair dos boxes com pneus Firestone frios depois que Grosjean fez o pit antes e estava com borracha quente, e McLaughlin assumiu a responsabilidade pelo incidente em uma entrevista pós-corrida.

McLaughlin e o pole position do NTT P1 Award, Grosjean, foram os pilotos dominantes na frente, liderando 37 e 31 voltas, respectivamente.

No reinício que se seguiu na volta 79, O’Ward construiu uma vantagem de 2,8 segundos em apenas uma volta e parecia destinado à vitória. Mas Ericsson diminuiu constantemente a lacuna de O’Ward, ajudando a economizar o dobro do tempo de Push-to-Pass que O’Ward no trecho final da corrida.

Ericsson parou a meio segundo de O’Ward na volta 97, quando o carro de O’Ward desacelerou repentinamente com o problema do plenum e recuperou a velocidade.

“Fizemos tudo certo hoje”, disse um O’Ward cabisbaixo. “Sempre tem alguma coisa. Os meninos mereciam isso. Comparado com onde estávamos aqui no ano passado, este é um grande passo. Mas nós demos esse fora. Não podemos mais permitir que isso aconteça. Eu sei que estamos em segundo lugar, mas…”

Ericsson ultrapassou O’Ward, assumindo a liderança pela primeira vez e cruzando para a bandeira quadriculada para encantar um grupo de torcedores suecos nas arquibancadas. Ericsson dividirá $ 10.000 com sua equipe Chip Ganassi Racing e sua instituição de caridade escolhida, Riley Children’s Foundation, por sua vitória como parte do PeopleReady Force For Good Challenge.

Dois grandes incidentes no circuito de rua temporário de 14 curvas e 1,8 milhas diminuíram o campo de 27 carros na primeira metade da corrida.

Em uma reinicialização na volta 41, o Chevrolet nº 21 da Bitnile.com de Rinus VeeKay bateu nas barreiras na curva 4 em meio ao tráfego intenso. O nº 30 da Kustom Entertainment Honda de Jack Harvey não tinha para onde ir e bateu na traseira de VeeKay. Em seguida, o AutoNation Honda nº 27 de Kyle Kirkwood atingiu a traseira do carro de Harvey e saltou sobre a máquina e o carro ferido de VeeKay.

Harvey foi levado para um hospital local em condição estável para uma avaliação mais aprofundada como medida de precaução, de acordo com a Diretora Médica da INDYCAR, Dra. Julia Vaizer. Os outros motoristas envolvidos no incidente saíram ilesos.

A corrida começou com um incidente caótico na primeira volta. O McLaren Chevrolet nº 6 de Felix Rosenqvist e o carro de Dixon fizeram contato lado a lado na curva 2, com Rosenqvist sendo empurrado para um leve contato com a parede.

Esse choque menor desencadeou uma grande colisão em cadeia envolvendo seis carros que acabou com as esperanças de duas equipes por um final forte na corrida. Pilotos envolvidos: Companheiros de equipe da Meyer Shank Racing, Helio Castroneves no No. 06 AutoNation/Sirius XM Honda e Simon Pagenaud no No. e o novato Benjamin Pedersen no No. 55 AJ FOYT RACING/SEXTON PROPERTIES Chevrolet, o estreante Sting Ray Robb no No. 51 biohaven Honda e Devlin DeFrancesco no No. 29 EVTEC Honda.

O carro de DeFrancesco foi lançado ao ar em uma pirueta quando foi atingido por Pedersen no turbilhão que se desenrolava. Nenhum dos motoristas envolvidos no acidente ficou ferido.

A próxima corrida da NTT INDYCAR SERIES é o PPG 375 no domingo, 2 de abril, no oval de 1,5 milhas no Texas Motor Speedway.

Por Paul Kelly | Publicado: 5 de março de 2023

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