NASCAR de volta à prancheta após “swing and miss” em Bristol

por Racer

Por Kelly Crandall

O vice-presidente sênior de competição da NASCAR, Elton Sawyer, admitiu que “estamos perplexos” após a falta de desgaste dos pneus na corrida da NASCAR Cup Series no Bristol Motor Speedway no último fim de semana.

“Sentimos que tínhamos uma receita lá da primavera que nos deu o que buscamos em nossas corridas de pista curta, colocando o gerenciamento de pneus de volta nas mãos do piloto”, disse Sawyer à SiriusXM NASCAR Radio. “Vimos algumas ótimas corridas ao longo do ano. Richmond me vem à mente. Watkins Glen há apenas uma semana, com grande queda de pneus. Então, a expectativa quando chegamos a Bristol era que veríamos algo muito semelhante.”

Ficou claro na sessão de treinos da tarde de sexta-feira que o fim de semana estava se configurando para ser um evento típico de Bristol com falta de desgaste. A pista pegou borracha, e a Goodyear não viu o mesmo desgaste excessivo ou cordões nos pneus com os quais as equipes lidaram em março. Naquele evento, que foi altamente considerado pela indústria, uma corrida de pneus durou menos de 60 voltas.

A NASCAR tentou ajudar raspando o desgaste excessivo dos pneus da pista superior antes da corrida da Cup Series e adicionando PJ1 à pista inferior. Foi uma decisão motivada pelo que foi visto nas corridas da ARCA Menards, Craftsman Truck e Xfinity Series, onde a parte superior se tornou dominante e a borracha permaneceu na pista.

Mas a queda no sábado à noite ainda foi de apenas um segundo. E isso ocorreu nas corridas longas no começo da corrida, quando a pista ainda estava relativamente limpa.

A Goodyear trouxe de volta para sábado o mesmo composto de pneu que foi usado na primavera. Houve uma notável falta de ultrapassagens, diferente da primavera, quando os pilotos tiveram que administrar seus pneus, e oito mudanças de liderança para o 54 da primavera.

“O objetivo era pelo menos colocar os carros no fundo da pista, nos dar duas pistas para correr”, disse Sawyer. “Vimos isso durante todo o evento, eles correram no fundo, no meio e no topo. Então, tivemos vários sulcos. O que não tivemos foi desgaste dos pneus. Vamos mergulhar nisso com nossas reuniões de hoje com nosso pessoal na Goodyear para ver o que eles conseguiram inventar nos últimos dias em suas reuniões. Obviamente, ficamos decepcionados como empresa para nossos fãs, mas essas são coisas com as quais aprenderemos, descobriremos o que aconteceu e corrigiremos isso à medida que avançamos.

“Acho que a grande coisa que temos que ter em mente é que essas coisas acontecem ao longo do tempo. Seja um evento de corrida ou qualquer evento esportivo, você terá um estouro de vez em quando. Só precisamos descobrir o que aconteceu, como vamos corrigir e como seguir em frente, porque tivemos algumas corridas de pista curta realmente boas, bem como corridas de estrada neste ano, e o pneu da Goodyear realmente contribuiu muito para isso, então não acho que devemos jogar o bebê fora com a água do banho neste caso.”

Denny Hamlin falou longamente em seu podcast, Actions Detrimental, sobre a corrida e o desgaste dos pneus. Embora parte da discussão tenha se centrado nas dificuldades do carro Next Gen em pistas curtas, Hamlin admitiu que tentar compostos de pneus diferentes era a direção a seguir, já que o carro não será reconstruído.

“Melhorou em algumas pistas, e parece que o pneu é algo que certamente mostra frutos para uma corrida melhor”, disse Hamlin. “Quero ser legal com a Goodyear porque eles fizeram algumas coisas realmente no ano passado que foram inovadoras e que certamente acredito que mostram promessas no futuro. Eles não queriam criar um composto totalmente novo – eles queriam que esta corrida se desenrolasse mais como a corrida da primavera, mas as condições não eram as mesmas, ou a mistura não era a mesma.

“Então, foi um swing and miss, mas tenho certeza de que eles vão trabalhar nisso. Certamente, com o sentimento dos fãs da corrida em si, não estando satisfeitos com o que viram, eles vão voltar com outro pneu ainda.”

A próxima corrida de pista curta é Martinsville Speedway em 3 de novembro, que também é a corrida de eliminação final da pós-temporada que determinará os quatro concorrentes ao campeonato. Sawyer confirmou que as equipes da Cup Series usarão o pneu que era o pneu ‘opcional’ no Richmond Raceway, no entanto, será o pneu principal para o evento de Martinsville.

Não haverá mudanças para o evento Phoenix Raceway. A NASCAR não quer que as equipes lidem com incógnitas em seu fim de semana de campeonato.

“O que vai ser preciso, e eu tenho sido um grande defensor disso, é que você tem que desgastar os pneus do lado esquerdo”, disse Hamlin. “Os pneus do lado esquerdo [são] a chave para a queda do tempo de volta porque, uma vez que você desgasta os esquerdos, mais pressão vai para os direitos, e aqui vamos nós, agora você vai desgastar todos os quatro pneus. Então, você tem que criar esquerdas realmente aderentes.

“Eles estão fazendo isso para Martinsville; estou realmente animado para ver como a corrida de Martinsville vai acabar. O composto mais macio já criado está indo para o lado esquerdo ali e então um direito ainda mais macio. Há coisas boas no horizonte. Nem tudo é negativo. Certamente há alguma luz no fim do túnel, então vamos ser pacientes com isso, deixar a Goodyear fazer seu trabalho e descobrir isso, e fazer alguns ajustes para a próxima vez.”

Fonte: Racer.com

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