Lola T90 Ford

por Gildo Pires
© Teddy Pieter for Gooding & Co.

Entre os novos carros de corrida com motor central que se alinharam para a histórica Indy 500 em 1965, haviam dois Lola T80s.

Enquanto a Lotus conseguiu converter sua terceira tentativa em uma vitória inovadora, seu rival construtor britânico de carros de corrida fez uma estreia menos conspícua. Al Unser terminou em sétimo e Bud Tingelstad no “carro irmão” foi forçado a se retirar após perder uma roda.

A primeira tentativa da Indy 500, no entanto, forneceu lições valiosas para o fundador da Lola, Eric Broadley, e sua equipe. Elas foram incorporadas no novo T90 de 1966. Como seu antecessor, o T90 foi construído em torno de um monocoque de alumínio de comprimento total. Isso permitiu que uma variedade de motores fossem instalados. Na frente, foi usada suspensão interna, que era acionada pelos balancins superiores. Na traseira, um braço oscilante inferior muito largo foi instalado com um único link superior e braço oscilante. No setup pra corrida oval, a suspensão foi deslocada para a esquerda. Freios a disco foram instalados em todos os quatro cantos e uma caixa de câmbio Hewland resistente foi usada. O T90 foi revestido com uma carroceria de fibra de vidro, que foi construída pela Specialised Mouldings. 

Três T90s foram construídos e cada um foi inscrito pela equipe do barão do petróleo de Houston, John Mecom.

O primeiro exemplo foi equipado com um motor Offenhauser turboalimentado e colocado em campo para o duas vezes vencedor da Indy 500 Rodger Ward. Os outros dois carros foram equipados com o motor Ford V8 de aspiração natural e duplo comando de válvulas. Esses dois T90s foram pilotados pelos novatos da Indy, mas experientes pilotos de Fórmula 1 Graham Hill e Jackie Stewart. Todos os três Lolas se classificaram para a corrida com Stewart começando em 11º, Ward em 13º e Hill em 15º.

O início da corrida foi, para dizer o mínimo, agitado com um acidente enorme que tirou onze carros. Assim que a corrida foi reiniciada, Stewart subiu no grid, assim como Hill. Na volta 175, eles estavam em primeiro e segundo. Infelizmente, o Ford V8 de Stewart perdeu a pressão do óleo e foi forçado a se retirar. Isso deixou Hill para juntar os pedaços, marcando uma vitória no que foi a segunda tentativa de Lola. 

© Teddy Pieter for Gooding & Co.

Na verdade, não foi a primeira vitória do T90, pois Ward já havia vencido o Trenton 150 no exemplo com motor Offenhauser. Durante o restante da temporada, o T90 disputou o Campeonato USAC, predominantemente com Al Unser ao volante. Ele conseguiu terminar em segundo em mais três saídas, mas nenhuma outra vitória foi marcada em 1966. Unser terminou o ano em quinto na classificação; alguns dos 1260 pontos marcados também foram com outros carros. 

Modificações leves foram feitas no revestimento do cockpit e na cobertura do motor para a temporada de 1967. A Lola apelidou os carros recém-construídos de T92, mas os oficiais da USAC sentiram que as mudanças não eram suficientes para realmente aplicar um novo nome de tipo, então ele foi chamado de T90 MkII.

Al Unser correu com o T92 durante todo o campeonato, mas novamente não conseguiu fazer melhor do que o 2º lugar em cinco ocasiões, incluindo na Indy 500. Ele foi acompanhado por Jackie Stewart, mas foi forçado a se aposentar com um problema no motor. 

Um novo carro de corrida Indy foi produzido pela Lola para 1968 e o fabricante britânico continuou a competir no esporte por várias décadas com sucesso considerável. Acredita-se que cinco T90/T92s foram construídos e pelo menos três sobreviveram. Infelizmente, o vencedor da Indy 500 de 1966 da Hill não sobreviveu. Em anos mais recentes, o antigo proprietário da Lola, o falecido Martin Birrane, mandou construir uma réplica, que ele possuía junto com um dos T92s.

© Teddy Pieter for Gooding & Co.
Motor
ConfiguraçãoFord 90º V8
LocalizaçãoNo meio, montado longitudinalmente
Peso180 quilos / 396,8 libras
Construçãobloco e cabeçote de alumínio
Deslocamento4.195 cc / 256 pol. cúbicos
Cilindro / Curso96,5 mm (3,8 pol.) / 72,8 mm (2,9 pol.)
Compressão12,5:1
Trem de válvula4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustívelHilborn / Ford Injeção de combustível
LubrificaçãoCárter seco
AlimentaçãoAspirado naturalmente
Potencia500 cv / 373 kW a 8.400 rpm
BHP/Litro119 cv/litro
Transmissão
Chassismonocoque de alumínio
Suspensão dianteirabraços duplos, molas e amortecedores acionados por balancim, barra estabilizadora
Suspensão traseirabraços oscilantes inferiores, braços superiores simples, braços de raio, molas helicoidais sobre amortecedores, barra estabilizadora
Freios (fr/r)Discos hidráulicos servoassistidos
CâmbioTentei manual de 4 velocidades
TraçãoTração traseira
Dimensões
Distância entre eixos / Trilha (fr/r)2.591 mm (102 pol.) / N/A / N/A
PneusFirestone

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