Velocidade e tecnologia marcam a participação da Peugeot na etapa SP WEC

por Stellantis

Após um hiato de dez anos, a capital paulista celebra o retorno de uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) com a 6 Horas de São Paulo e a PEUGEOT marcará presença com novidades, imersões e atrações que prometem enriquecer a experiência de uma marca de automóveis com tradição no mundo da velocidade.

Estrela da marca na competição, o Hypercar 9×8 recebeu preparações específicas para uma categoria de hipercarros particularmente competitiva, com nove fabricantes e dezenove protótipos.
 

CURIOSIDADES DO CARRO

Em sua primeira versão, o PEUGEOT 9X8 foi projetado de acordo com os regulamentos técnicos estabelecidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para 2020/2021. No entanto, entre sua fase de projeto e sua estreia na competição em 2022, os regulamentos evoluíram, liberando novas áreas de desempenho e certos parâmetros de projeto foram revisados para aproveitá-los ao máximo e atingir os ambiciosos objetivos estabelecidos pela Equipe PEUGEOT TotalEnergies.

Para a temporada 2024 da WEC, o PEUGEOT 9×8 veio equipado com um sistema de motor híbrido: um V6 2,6l, bi turbo, 500 kW e um motor elétrico no eixo dianteiro, de 200 kW em conjunto com uma bateria de alta tensão (900 V).

O relacionamento entre o pioneirismo da Marca do Leão com eletrificados e aplicação do conhecimento e tecnologia extraídos das pistas está também no nome do carro, onde:

  • 9 – Significa as iniciais que caracterizam os veículos de extrema competição da marca, como o PEUGEOT Endurance 905 (1990-1993) e 908 (2007-2011);
  • X – Referência às tecnologias de tração nas quatro rodas e a hibridização adaptada ao novo PEUGEOT Hypercar;
  • 8 – Número que pontua todas as denominações contemporâneas da PEUGEOT: 208, 2008 e 3008, por exemplo, são modelos que passaram pelas mãos do mesmo time de engenheiros e designers do Hypercar.

Na parte traseira do 9×8 que correu na temporada anterior, havia os dizeres “We need no rear wing” (em português, “não precisamos de aerofólio”). A ausência deste item permitiu uma melhoria em termos de engenharia e design, já que uniu maior fluidez na aerodinâmica e linhas mais harmoniosas e dinâmicas.

Para a edição deste ano da WEC, a equipe PEUGEOT TotalEnergies é formada por Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Eric Vergne no 9X8 nº 93. Paul Di Resta, Loïc Duval e Stoffel Vandoorne irão partilhar as tarefas de condução no carro nº 94. Destes nomes, apenas Jensen nunca pilotou no icônico circuito.

A PEUGEOT volta a Interlagos com grandes objetivos. A primeira presença da marca no tradicional autódromo ocorreu em 2007, em uma dobradinha com os protótipos 908 HDI FAP LMP1 pilotados por Nicolas Minassian e Marc Gené e também pela dupla Stephane Sarrazin e Pedro Lamy.
 

TRADIÇÃO NA VELOCIDADE

Não é de hoje que a PEUGEOT se destaca em competições de velocidade. Há quase 130 anos, mais precisamente em 1895, um Type 7 venceu a mítica Paris-Bordeaux-Paris, considerada uma das primeiras corridas de automóveis.

Em 1988, lançou o projeto 905 para participar de competições históricas, como Le Mans. E na Fórmula 1, também marcou forte presença nos anos 1990 como fornecedora de motores para a McLaren.

Em 2009, a PEUGEOT se destacou no universo do Endurance com o 908 HDi FAP, conquistando Le Mans, em uma época em que imperavam as marcas alemãs. Já em 2013, bateu o recorde de Pikes Peak, a tradicional corrida de subida de montanha, com o 208 T16 Pikes Peak pilotado por Sébastien Loeb.

O Autódromo José Carlos Pace sediou 40 Grandes Prêmios de F1 e três etapas do Campeonato Mundial de Endurance da FIA em 2012, 2013 e 2014.


 

ESTREIA EM GRANDE ESTILO

No espaço da PEUGEOT na Fan Zone do Autódromo de Interlagos, os participantes encontrarão o Novo E-2008, com design impactante e prestes a desembarcar no Brasil.

O modelo é equipado com motor 100% Elétrico que ganhou potência, passando de 136 cv para 158 cv, enquanto a capacidade da bateria subiu de 50kWh para 54 kWh, conjunto que se complementa com um câmbio e-Toggle de ergonomia única e com seletor que oferece três modos de condução (Eco, Normal e Sport).

Além da oportunidade de conhecer uma das maiores novidades da PEUGEOT em primeira mão, não faltarão atividades para quem gosta de velocidade e desafios. No espaço, haverá uma experiência imersiva com o Le Mans Ultimate, o jogo oficial da FIA que dá ao participante a sensação de estar competindo na 24 Horas de Le Mans em um cockpit de simulador de corrida e renderá prêmios a quem fizer o melhor tempo.

Para quem quer desafiar um outro oponente, outro jogo, em uma tela sensível ao toque, permitirá ver quem tem as habilidades dos pilotos profissionais e consegue aperfeiçoá-las a cada fase.

E finalmente, para sentir o gosto da vitória, na parte externa do estande, um espaço com um troféu da marca PEUGEOT convida os visitantes a uma foto para lá de especial.
 

Fonte: Stellantis

You may also like