
Criado em 2012, o Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) representa o ápice internacional da disciplina de longa distância, na qual as corridas duram de seis a 24 horas.
A popularidade da série pioneira é evidenciada pelo grande número de fabricantes envolvidos – 13 em 2025, o que equivale a nada menos que 36 inscrições da Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Corvette, Ferrari, Ford, Lexus, McLaren, Mercedes-AMG, Peugeot, Porsche e Toyota, todos os quais reconhecem o valor de competir em um campeonato que ajuda a acelerar os avanços em tecnologia, desempenho e segurança para seus veículos de rua. A
liberdade de design é uma parte fundamental do apelo, e com seis vencedores diferentes de oito corridas tanto na categoria principal Hypercar quanto na divisão de apoio LMGT3 em 2024, a imprevisibilidade é padrão – oferecendo um desafio irresistível para os competidores e uma experiência imperdível para os fãs.
Disputados em vários continentes, alguns dos melhores pilotos do mundo competem no Catar, Itália, Bélgica, Brasil, EUA, Japão e Bahrein, além do principal evento da categoria na França em meados de junho – as lendárias 24 Horas de Le Mans, reconhecidas como um dos testes mais difíceis do esporte. Um calendário tão diversificado garante aos stakeholders e parceiros do FIA WEC visibilidade intercontinental em regiões-chave ao redor do mundo.
DAS CATEGORIAS
A classe Hypercar é a mais alta do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, colocando protótipos de corrida de ponta, especialmente projetados e pilotados por pilotos profissionais, uns contra os outros em um espetáculo sensacional de proeza esportiva.
As regulamentações estão focadas no controle do desempenho, permitindo que os participantes escolham soluções econômicas, já que gastos significativos não se traduzem em ganhos de desempenho — uma estratégia que garante igualdade de condições em toda a rede.
Depois de as honras terem sido divididas igualmente entre Ferrari, Porsche e Toyota em 2024, outra disputa acirrada pela supremacia está nos planos na divisão Hypercar, que conta com 18 equipes. Além das marcas campeãs e vencedoras de Le Mans do ano passado, Alpine, BMW e Peugeot estão ansiosas para consolidar seu promissor progresso lutando pela vitória. A Cadillac dobrou a participação para dois carros ao unir forças com a Hertz Team JOTA, e a Aston Martin entra na briga com duas Valquírias impressionantes.
3 TÍTULOS ESTÃO EM DISPUTA
Os competidores lutam pelo Campeonato Mundial de Pilotos de Endurance de Hipercarros da FIA e pelo Campeonato Mundial de Fabricantes de Endurance de Hipercarros da FIA, com equipes privadas competindo na Copa do Mundo de Equipes de Hipercarros da FIA.
Substituindo os regulamentos de longa data da LMGTE, a LMGT3 se juntou ao pacote do Campeonato Mundial de Endurance da FIA em 2024 e provou ser um sucesso imediato.
Baseado na plataforma técnica global GT3 da FIA, o foco está em equipes privadas e pilotos Pro-Am, representados por uma mistura de jovens talentos emergentes e pilotos “gentis” dentro do cockpit. Os carros – versões ajustadas para corrida de modelos de rua reconhecíveis – apresentam uma série de adaptações específicas do WEC da FIA, como painéis de exibição digital, e são todos equipados com pneus Goodyear.
Uma categoria que estreou no FIA WEC em 2024 — com oito marcas diferentes comemorando pódios ao longo da temporada — parece destinada a se fortalecer cada vez mais em 2025.
Aston Martin, BMW, Corvette, Ferrari, Ford, Lexus, McLaren e Porsche estão de volta para mais, acompanhados pela Mercedes-AMG, que disputará a categoria com 18 carros. A fabricante alemã está fazendo sua estreia na categoria e retornará às 24 Horas de Le Mans – corrida que venceu em 1952 e 1989 – pela primeira vez em mais de duas décadas e meia…
TROFÉU FIA ENDURANCE PARA EQUIPES LMGT3 / TROFÉU FIA ENDURANCE PARA PILOTOS LMGT3
Enquanto os pilotos nesta categoria também competem pelo Prêmio Goodyear Wingfoot, que reconhece os tempos médios de volta mais rápidos durante suas passagens ao volante em cada corrida, com um campeão geral no final da temporada.
DOS PARTICPANTES
Alpino
Em 2025, a Alpine retorna para sua segunda temporada de Hypercar com dois A424s de 3,4 litros com motor Mechachrome. Após um forte 2024, incluindo um pódio em Fuji e um quarto lugar no Bahrein, a equipe adiciona Frederic Makowiecki, da Porsche. Cinco vezes vencedor da classe WEC e campeão das 24 Horas de Le Mans de 2022, Makowiecki se junta aos regulares Mick Schumacher, Paul-Loup Chatin, Jules Gounon, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi. A equipe, liderada por Philippe Sinault, também conta com a colaboração do ex-piloto Nicolas Lapierre, que se aposentou após um pódio em Fuji.
Aston Martin
A Aston Martin retorna à classe alta dos carros esportivos em 2025, sob a égide da Aston Martin THOR, com o objetivo de repetir sua icônica vitória em Le Mans de 1959 com o Valkyrie Hypercar. Equipado com um motor V12 de 6,5 litros, o Valkyrie fará sua estreia nas corridas em 2025.
O carro #007 contará com Harry Tincknell e Tom Gamble para uma temporada completa no WEC, com Ross Gunn em corridas selecionadas. O carro #009 contará com Marco Sorensen e Alex Riberas, com Roman de Angelis no Catar e Le Mans.
Em 2025, dois carros Aston Martin Vantage AMR LMGT3 competirão. A equipe Heart of Racing #27, liderada por Ian James, conta com os companheiros Zacharie Robichon e Mattia Drudi. A Racing Spirit of Leman, com os estreantes Derek Deboer, Valentin Hase Clot e Eduardo Barrichello (filho de Rubens Barrichello), entra no WEC após o sucesso de Barrichello na Stock Car sul-americana.
BMW M
O BMW M Hybrid V8 terminou a temporada de 2024 com força, com o carro nº 15 conquistando seu primeiro pódio. Para 2025, Kevin Magnussen substitui Marco Wittmann no carro nº 15, ao lado de Dries Vanthoor e Raffaele Marciello. O carro nº 20 mantém sua dupla com Robin Frijns, René Rast e Sheldon van der Linde para uma segunda temporada juntos.
A equipe WRT continua a supervisionar a campanha de endurance da BMW, que começou forte com uma pole e um pódio nas 24 Horas de Daytona de 2024. A equipe também retorna com o BMW M4 LMGT3, tendo garantido a primeira vitória da BMW no WEC em Ímola.
No carro nº 31, Augusto Farfus se junta a Yasser Shahin e Timur Boguslavskiy, formando a “The Ben Team WRT” em homenagem ao The Bend Motorsport Park. Já o BMW M4 nº 46 conta com a lenda da MotoGP Valentino Rossi, Ahmed Al Harthy e o novo piloto de fábrica Kelvin van der Linde, que se transfere da Akkodis ASP.
Cadillac
Em 2025, a equipe americana retorna com um novo visual dourado, graças à parceria da Cadillac com a JOTA, sediada no Reino Unido. Agora conhecida como Cadillac Hertz Team JOTA, a equipe deixa de ser a Chip Ganassi Racing e o Cadillac V-Series R Hypercar com motor V8 de 5,5 litros.
A Cadillac, com uma rica história no automobilismo que remonta a 1950, conquistou recentemente um pódio em Le Mans em 2023 e uma pole em Fuji com Alex Lynn. Lynn permanece na equipe até 2025, mas é acompanhado por Norman Nato e Will Stevens no carro nº 28. Earl Bamber se junta a Sébastien Bourdais e ao campeão mundial de F1 de 2009, Jenson Button, no carro nº 31.
Corveta
O Corvette Z06 retorna para a categoria LMGT3 em 2025, com a TF Sport buscando se recuperar de uma temporada desafiadora em 2024. Administrada por Tom Ferrier, a equipe britânica reformulou sua escalação, trazendo o multicampeão do WEC, Ben Keating, para o carro #33, além de Daniel Juncadella e Johnny Edgar, campeão da ELMS LMP2 de 2024.
O Corvette irmão contará com os conhecidos pilotos da TF Sport Charlie Eastwood, Rui Andrade e Tom van Rompuy, que conquistaram o segundo lugar na classe LMGT3 nas 8 Horas do Bahrein BAPCO de 2024.
Ferrari
A Ferrari teve um retorno inesquecível a Le Mans, conquistando vitórias consecutivas com as Ferrari 499Ps #51 e #50. No entanto, fora de La Sarthe, as vitórias têm sido difíceis de alcançar, com a vitória decisiva no COTA do ano passado vindo da Ferrari AF Corse #83.
Para 2025, a dupla de pilotos da Ferrari permanece inalterada. Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado dividirão o carro #51, enquanto Miguel Molina, Antonio Fuoco e Nicklas Nielsen continuam com o carro #50. Phil Hanson se junta a Robert Kubica e Yifei Ye no carro #83, após trocarem da Hertz Team Jota.
A Ferrari também obteve sucesso na LMGT3, com a Ferrari 296 VISTA AF Corse #54 conquistando a vitória em 2024. Thomas Flohr, Davide Rigon e Francesco Castellacci permanecerão juntos pela terceira temporada. A equipe VISTA AF Corse #21, com Francois Heriau, Alessio Rovera e Simon Mann, correrá com um novo número nesta temporada, após vencer a corrida LMGT3 na final do Bahrein em 2024.
Com seu potente motor V6 biturbo, espera-se que a Ferrari continue vencendo em 2025.
Ford
O Mustang retorna mais forte em 2025, pronto para competir na ultracompetitiva categoria LMGT3 com seu motor V8 de 5,4 litros. Administrado pela Proton Competition e projetado pela Multimatic em colaboração com a Ford Performance, dois Mustangs estarão no grid nesta temporada.
Após um ano de aprendizado em 2024, a equipe começou 2025 com uma vitória promissora na classe GTD Pro em Daytona, preparando o cenário para uma temporada emocionante pela frente.
Lexus
A Lexus, marca de luxo da Toyota, fez uma entrada forte na crescente categoria LMGT3. Gerenciada pela equipe francesa Akkodis ASP, do ex-piloto Jerome Policand, a equipe enfrentou desafios em 2024, mas também demonstrou velocidade impressionante, garantindo quatro pontos.
McLaren
A McLaren retornou às corridas de carros esportivos de nível mundial em 2024, inscrevendo dois carros 720S LMGT3 com a equipe cliente United Autosports. Para 2025, a escalação muda, com Sébastien Baud, Darren Leung e Sean Gelael se juntando aos pilotos de 2024, Gregoire Saucy, Marino Sato e James Cottingham.
Leung, Gelael e Sato correrão no carro nº 95, enquanto Cottingham, Saucy e Baud pilotarão o carro nº 59. A United Autosports e a McLaren pretendem dar continuidade à promissora temporada de estreia na LMGT3, buscando sua primeira vitória após um pódio em 2024.
2025 também marca o 30º aniversário da icônica vitória da McLaren em Le Mans com Yannick Dalmas, Masanori Sekiya e JJ Lehto em uma das corridas mais molhadas de La Sarthe.
Mercedes AMG
A gigante alemã Mercedes retorna ao WEC em 2025, marcando sua primeira participação em Le Mans em tempo integral desde 1999. Os dois carros Mercedes AMG LMGT3 Evo serão operados pela Iron Lynx, que já competiu com Lamborghinis. Com uma rica tradição em corridas de endurance, o retorno da Mercedes após 26 anos adiciona uma presença muito aguardada ao grid do WEC.
Peugeot
A Peugeot pretende voltar ao topo em 2025, após algumas temporadas ambíguas, com apenas dois terceiros lugares como prova de seus esforços. O novo Peugeot 9X8 Hybrid Hypercar, agora com asa traseira convencional, estreou em Ímola em 2024 e mostrou-se promissor nas corridas finais, com quarto e terceiro lugares em Fuji e Bahrein para o carro de Jean-Eric Vergne, Mikkel Jensen e Nico Muller.
Para 2025, novas formações são apresentadas. Paul di Resta se junta a Vergne e Jensen no carro #93, enquanto o talento dinamarquês Malthe Jakobsen substitui Muller no carro #94, ao lado de Stoffel Vandoorne e Loic Duval.
Porsche
A Porsche, a fabricante de maior sucesso em corridas de endurance globais, busca defender seu título de pilotos do WEC em 2025 e conquistar a tão esperada 20ª vitória em Le Mans. A equipe Porsche Penske, que venceu duas corridas em 2023 com o Porsche 963 nº 6, verá grandes mudanças de pilotos em 2025. Andre Lotterer e Frederic Makowiecki abrem caminho para jovens talentos, incluindo Julien Andlauer, que impressionou com a Proton Competition, juntando-se a Michael Christensen por uma temporada completa. Mathieu Jaminet também se junta para as corridas mais longas.
A dupla que defende o título com o carro nº 6, Laurens Vanthoor e Kevin Estre, terá a companhia de Matt Campbell no Catar, Le Mans e Bahrein. A Proton Competition correrá com um Porsche 963 de cliente, com Neel Jani, Nicolas Varrone e Nicolas Pino, que buscam construir um nome para si.
Manthey retorna com dois carros, um sob a bandeira oficial Iron Dames e o outro como Manthey 1st Phorm. As Iron Dames, agora com Celia Martin se juntando a Michelle Gatting e Rahel Frey, retornam à Porsche para uma quarta temporada. O carro 1st Phorm apresenta uma forte escalação de Ryan Hardwick, Richard Lietz e Riccardo Pera, combinando experiência e velocidade.
Toyota
A Toyota conquistou seu quarto título consecutivo de Fabricantes de Hipercarros em uma emocionante final no Bahrein em novembro passado, com Sébastien Buemi apresentando um desempenho memorável na reta final. Esta vitória foi uma conquista significativa para a fabricante japonesa, que tem sido uma força dominante no Campeonato Mundial de Fórmula 1 (WEC) da FIA desde sua estreia em 2012, com seis títulos de pilotos, cinco vitórias em Le Mans e sete coroas de fabricantes.
Em 2025, a Toyota Gazoo Racing continuará com seu hipercarro híbrido Toyota GR010 e manterá a mesma dupla de pilotos. Mike Conway, Kamui Kobayashi (também chefe da equipe) e Nyck de Vries pilotarão o carro nº 7, enquanto Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa competirão no carro nº 8.
DA CATEGORIZAÇAO DOS PILOTOS
De acordo com seu histórico de corrida e conquistas, os pilotos do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) são categorizados por um comitê dedicado da FIA da seguinte forma: Platina, Ouro, Prata e Bronze.
Hipercarro: Nenhum piloto Bronze é admitido
LMGT3: Uma equipe de dois ou três pilotos, incluindo pelo menos um piloto Bronze, além de outro piloto Bronze ou um piloto Prata
DRIVER DE PLATINA
Piloto Platinum é a categoria mais alta na classificação de pilotos da FIA e inclui os pilotos mais experientes e de melhor desempenho no mundo do automobilismo.
Esses pilotos costumam ser lendas vivas do esporte, com carreiras internacionais de grande sucesso. Possuem experiência excepcional em corridas de alto nível, incluindo competições como Fórmula 1, as 24 Horas de Le Mans ou outros eventos de endurance de prestígio.
MOTORISTA DE OURO
Um piloto Gold é um piloto de altíssimo nível. Esses pilotos geralmente são aqueles que dominaram campeonatos de prestígio como a Fórmula 1, as 24 Horas de Le Mans ou outras grandes categorias. São considerados atletas de classe mundial, capazes de apresentar desempenhos de altíssimo nível, mesmo nas corridas mais exigentes.
MOTORISTA DE PRATA
Um piloto Prata tem experiência significativa, mas ainda é considerado como tendo pontos a melhorar em comparação com os melhores pilotos do mundo (Ouro e Platina). Um piloto Prata pode ter bons resultados em categorias inferiores, mas ainda carece de consistência ou desempenho excepcional no cenário global. Também pode ser um piloto jovem começando a subir no ranking do automobilismo.
MOTORISTA DE BRONZE
Um piloto de bronze é geralmente um piloto menos experiente, frequentemente mais velho ou que ainda não atingiu um nível de habilidade comparável ao de pilotos mais experientes. A FIA atribui esta categoria a pilotos que não têm resultados impressionantes em grandes corridas internacionais ou que não têm estatísticas de desempenho significativas em categorias de alto nível. Pilotos de bronze são frequentemente considerados iniciantes ou amadores no cenário profissional.
DOS PNEUS
Michelin
A Michelin é parceira técnica do FIA WEC desde sua fundação em 2012. As corridas de resistência se alinham perfeitamente com a visão “totalmente sustentável” do Grupo Michelin e refletem os valores de “desempenho duradouro” incorporados pelos pneus Michelin projetados todos os dias.
A Michelin vê o automobilismo em geral, e as corridas de endurance, como um meio de acelerar a inovação. A relevância tecnológica dos regulamentos atuais atraiu inúmeros fabricantes. Assim, o FIA WEC oferece uma plataforma única para fortalecer as parcerias da Michelin com as principais marcas automotivas do mundo e acelerar a transferência das inovações da Michelin para veículos de rua e pneus, enquanto o forte crescimento no número de fãs permite que a Michelin apresente essas inovações a um público cada vez maior.
Goodyear
Em 2024, a Goodyear desempenhou um papel fundamental como fornecedora exclusiva de pneus para a nova categoria LMGT3, oferecendo um composto que equilibrava durabilidade e desempenho. A temporada de estreia contou com cinco vencedores diferentes da categoria LMGT3 e uma estreia histórica em Le Mans, onde alguns pilotos completaram cinco turnos com um único pneu. A Goodyear também se tornou a primeira fornecedora de pneus do WEC a receber a acreditação ambiental máxima de 3 estrelas da FIA. Em Le Mans, 39 dos 62 pilotos que largaram correram com pneus Goodyear, incluindo todos os 16 inscritos na categoria LMP2. A Manthey PureRxcing conquistou o primeiro título da categoria LMGT3 com os pilotos Klaus Bachler, Alex Malykhin e Joel Sturm.
A Goodyear apoiará nove fabricantes da categoria LMGT3 em 2025, incluindo a entrada da Mercedes-AMG no grid. A categoria LMP2 retorna ao WEC em Le Mans, e um novo pneu slick “Composto C” estreia, oferecendo maior durabilidade. A temporada começa em São Paulo, seguida pelo COTA e pela final do Bahrein, com compostos comprovados de 2024 sendo utilizados em outros locais. A Goodyear continua a garantir o equilíbrio de desempenho em todos os layouts dos carros, enquanto o desenvolvimento de pneus de estrada se beneficia da inovação nas corridas.
BIOCOMBUSTIVEL
Em 2022, o FIA WEC adotou um novo combustível (Excellium Racing 100), que já está em seu quarto ano de competição. Este combustível 100% renovável produzido pela TotalEnergies será produzido com base em bioetanol, feito a partir de resíduos de vinho da indústria agrícola francesa e de ETBE produzido na refinaria de Feyzin da TotalEnergies, perto de Lyon (França), a partir de matéria-prima também proveniente da economia circular. Isso permitirá uma redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de pelo menos 65% em comparação com os combustíveis fósseis tradicionais.
Aproveitem!
Fonte: WEC