Toleman TG 183B Hart

por UltimateCarPage

Tendo competido com uma grande variedade de carros de lata muito selvagens na década de 1970, o Toleman Group mudou para monolugares no final da década. Correndo Ralts em 1979, o piloto Brian Henton foi vice-campeão no Campeonato de F2. Esses Ralts foram substituídos em 1980 pelo Toleman TG280 projetado internamente, movido por um motor Hart de quatro cilindros. O chassi foi projetado por um jovem Rory Byrne, que se juntou à equipe alguns anos antes de Royale. Os pilotos da Toleman foram Henton e Derek Warrick e terminaram em primeiro e segundo no campeonato altamente competitivo.

Encorajada pelo sucesso imediato do carro Toleman F2, a pequena equipe britânica decidiu subir mais um degrau e entrar na Fórmula 1 em 1981. Esse era um passo maior agora do que alguns anos antes, quando o Cosworth prontamente disponível O motor DFV ainda era competitivo. Para ser competitivo em 1981, a equipe sentiu que seria necessário um motor turboalimentado, mas na época não havia motor para o cliente disponível. Tendo conquistado o título de F2 com Brian Hart, eles estavam confiantes de que ele poderia transformar seu motor de quatro cilindros em um motor turbo de F1.

Hart começou a projetar o novo motor e o apelidou de 415T. Instalado na traseira de um dos ToLe Mans da Fórmula 2 e testado no final de 1980, foi o primeiro motor turboalimentado de Fórmula 1 construído na Grã-Bretanha. Graças a um turbocompressor Holset, a potência do motor de 1,5 litro foi literalmente aumentada para impressionantes 540 cv. Fortemente baseado no carro de F2, Byrne desenhou a primeira e altamente convencional máquina de Fórmula 1 da Toleman. Certamente não era o design mais elegante, graças aos volumosos side-pods usados ​​para gerar enormes quantidades de downforce de efeito solo.

Apelidado de Toleman TG81, o novo motor de corrida Hart estreou no início da temporada novamente nas mãos de Henton e Warwick. Eles lutaram ao longo da temporada não apenas com o motor frágil, mas também para se classificar para as corridas em primeiro lugar. Ambos os pilotos só conseguiram fazer uma corrida cada. Não desanimado pelos resultados muito ruins, a equipe perseverou com o TG81 em 1982. Ele ainda não incendiou o mundo, mas pelo menos Warwick conseguiu se classificar para todas as corridas, exceto duas. Ele foi acompanhado por um novo companheiro de equipe, Teo Fabi, que como Henton antes lutou para colocar o carro no grid.

Enquanto isso, Byrne estava trabalhando duro para desenvolver um carro Toleman F1 de segunda geração, completo com monocoque de fibra de carbono e suspensão avançada com haste de tração. Embora apelidado de TG183, estreou no final das duas últimas corridas de 1982 e provou ser uma grande melhoria. Infelizmente, o poderoso, mas frágil motor Hart o deixou para baixo em ambas as ocasiões. Com os efeitos no solo banidos em 1983, Byrne foi forçado a criar um conjunto completamente novo de aerodinâmica para o TG183B naquele ano. Embora não parecesse adequado, foi o primeiro carro Toleman F1 de sucesso e a equipe terminou a temporada com dez pontos no bolso.

Toleman acreditava que mais desempenho poderia ser obtido com o novo chassi usando pneus melhores do que os usados ​​pelos Pirellis até aquele momento. As equipes líderes usaram Michelins e a Toleman conseguiu negociar um acordo com a empresa francesa, embora os novos pneus não pudessem ser entregues logo no início da temporada. Byrne modificou extensivamente o design do TG183 para se adequar aos novos pneus e também fez mudanças drásticas na aerodinâmica. O TG184 resultante finalmente parecia um carro de corrida de Fórmula 1 adequado. Tendo impressionado as temporadas anteriores, Warwick foi contratado pela equipe Renault Works. Seu lugar foi ocupado pelo muito jovem Ayrton Senna, que se juntou a Johnny Cecotto.

Como os Michelins ainda não estavam disponíveis, o TG183B serviu para algumas corridas. Apesar de sua idade, a máquina de dois anos ainda conseguiu coletar dois pontos para Toleman. O TG184 calçado Michelin estreou durante o Grande Prêmio da França em Dijon. Aqui a equipe descobriu que a Michelin trouxe dois tipos de pneus; um para as equipes Renault e Ferrari e outro para as equipes clientes, então eles ainda não estavam no mesmo nível. Isso mudaria drasticamente em Mônaco, onde a chuva atingiu a pista no dia da corrida.

A Michelin tinha apenas um tipo de pneu de chuva, então a Toleman finalmente estava em pé de igualdade. Durante esta corrida, vimos o primeiro sinal da excelência de Senna quando ele lutou até a liderança depois de largar em décimo terceiro. Infelizmente a corrida teve bandeira vermelha por ser muito perigosa naquela volta e o resultado da volta anterior serviu como resultado final da corrida. Senna e Toleman viram sua primeira vitória importante na F1 escapar por entre os dedos. Alain Prost foi declarado vencedor, mas recebeu apenas metade dos pontos porque a corrida foi interrompida. Ironicamente, Prost teria sido Campeão Mundial no final da temporada, se a corrida tivesse percorrido toda a distância e ele tivesse terminado em segundo. Agora ele perdeu para Niki Lauda por um ponto.

Com mais duas posições no pódio, Senna se firmou e a equipe ainda mais na Fórmula 1. Ele deixou a equipe no final da temporada para se juntar à Lotus e aos demais, então o eu digo, é história. Nem tudo foram boas notícias para Toleman, pois Johnny Cecotto bateu seu TG184 fortemente em Brands Hatch, quebrando as duas pernas e encerrando sua carreira na Fórmula 1. Houve mais drama no final do ano, quando a Michelin anunciou que se retiraria do esporte, deixando a equipe Toleman sem um pneu competitivo novamente. Em 1985, os favores se voltaram para a equipe, pois receberam grande apoio da empresa italiana Benneton, que comprou a equipe no final da temporada. Byrne continuou a trabalhar para a equipe e acabou projetando as máquinas vencedoras do campeonato de 1994 e 1995 antes de se mudar para a Ferrari junto com Michael Schumacher.

Chassi: TG183-02

Este é um dos três Toleman TG 183B construídos para a temporada de 1983. Foi disputado durante toda a temporada com cores muito atraentes de Candy azul profundo por Bruno Giacomelli e Derek Warwick. O carro finalmente chegou bem no final do ano, acumulando 10 pontos nas últimas 4 corridas. Repintado com as cores do novo patrocinador, o TG 183B serviu por mais quatro Grandes Prêmios em 1984. Ele deu ao jovem Ayrton Senna sua estreia na Fórmula 1. Ele terminou em sexto em apenas sua segunda corrida e acrescentou mais um ponto à contagem do TG 183B antes de mudar para o novo TG 184. O exemplo apresentado é restaurado para a configuração de 1984 e é visto aqui no Goodwood Preview 2010.

Motor

Configuração Hart 415T Straight 4

Localização Meio, montado longitudinalmente

Peso 136 quilos / 299,8 libras

Bloco e cabeça de alumínio de construção

Deslocamento 1.459 cc / 89 cu in

Furo / Curso 88,0 mm (3,5 pol) / 61,5 mm (2,4 pol)

Compressão 7.1:1

Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC

Acionamento por correia da árvore de cames

Alimentação de combustível Lucas Fuel Injection

Aspiração Garrett Turbo

Potência 580 cv / 433 kW @ 9.500 rpm

Torque 385 Nm / 284 pés lbs @ 7.500 rpm

BHP/litro 398 cv/litro

Transmissão

Chassis monocoque em fibra de carbono com motor semi-esforçado

Suspensão dianteira com braços duplos, molas helicoidais acionadas por haste de tração sobre amortecedores

Suspensão traseira com braços duplos, molas helicoidais acionadas por push-rod sobre amortecedores

Pinhão e cremalheira de direção

Freios ventilados internamente e discos perfurados, all-round

Caixa de velocidades Hewland FGB 5 velocidades manual

Tração Tração traseira

Dimensões

Peso 540 quilos / 1.191 libras

Distância entre eixos / esteira (fr/r) 2.692 mm (106 pol.) / 1.848 mm (72,8 pol.) / 1.683 mm (66,3 pol.)

Números de desempenho

Potência ao peso 1,07 bhp / kg

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