Ascari A410 Judd

por UltimateCarPage

Quando o piloto amador holandês e homem do petróleo Klaas Zwart comprou a Ascari no final dos anos 90, ele tinha planos muito ambiciosos para o pequeno fabricante. Até então, a empresa britânica estava prestes a entrar no mercado de supercarros. O ‘Ecosse’ com motor BMW foi lançado em 1999, mas foi apenas o precursor de coisas maiores por vir; um verdadeiro piloto de Le Mans. Em vez de começar do zero, a Ascari usou o piloto Lola T92/10 do Grupo C como base para o novo Ascari.

Originalmente projetado para os regulamentos do Grupo C de 3,5 litros quase uma década antes, o Lola realmente formou uma base lógica. O design do chassi e a suspensão ainda seriam completamente legais e o motor Judd V10 também ainda estava em uso, seja em uma forma ligeiramente maior de 4 litros. O que mais precisava de atenção era o pacote aerodinâmico, que precisava atender às últimas regulamentações LMP. A maior diferença foi a conversão de cupê para carroceria aberta.

O novo piloto Ascari foi apelidado de A410 (para V10 de 4 litros) e estreou na corrida de 500 km de Silverstone em maio de 2000. Particularmente, o nariz achatado revelou as raízes Lola T92/10 do carro. Foi uma estreia difícil, pois problemas na caixa de câmbio impediram o novo Ascari de participar da corrida. A equipe já havia falhado em chegar ao teste oficial de Le Mans e, posteriormente, não foi convidada para a corrida. A seguir, o A410 foi desenvolvido e competiu em várias rodadas do FIA Sportscar Championship. Um segundo durante a qualificação em Brno mostrou que o carro definitivamente tinha potencial.

O progresso continuou no ano seguinte, quando Werner Lupberger e Ben Collins terminaram em segundo lugar na rodada do Campeonato de Carros Esportivos em Monza. Para Le Mans, um segundo exemplar foi concluído e ambos os A410 foram aceitos. Depois de se classificar em 18º e 22º no grid, nenhum dos carros conseguiu chegar à linha de chegada. No final de agosto, finalmente houve sucesso para a equipe Ascari, com Lupberger e Collins vencendo a rodada de Donnington do FIA Sportscar Championship.

Para a temporada de 2002, os carros foram renomeados como ‘KZR-1’ e enviados para a América do Norte e correram nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring. Um sexto em Sebring para o segundo chassi foi o melhor resultado. Apenas um carro foi aceito nas 24 Horas de Le Mans, que novamente terminaram prematuramente para a equipe Ascari. Em 2003, o KZR-1 correu mais duas vezes em uma rodada do FIA Sportscar Championship, marcando um segundo em Monza.

Foi o fim de um esforço corajoso, mas malsucedido. Um fabricante do tamanho da Ascari sempre enfrentaria uma batalha difícil contra empresas como Audi, Dome ou mesmo Courage. A Ascari voltou à produção de carros de passeio. Apelidado de KZ1, um novo Ascari foi lançado no mesmo ano e formaria a base para um carro de corrida GT3. A equipe Ascari voltou sua atenção para a frota de carros de Fórmula 1 de Klaas Zwart na série EuroBOss, com sucesso considerável.

Motor

Configuração Judd GV4 72º V10
Localização Meio, montado longitudinalmente
Peso 135 quilos / 297,6 libras
Cabeça e bloco de alumínio para construção
Deslocamento 3.997 cc / 243,9 cu in
Diâmetro / Curso 94,0 mm (3,7 pol) / 57,6 mm (2,3 pol)
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível Injeção de combustível
Lubrificação Cárter seco
Aspiração Aspirada Naturalmente
Potência 600 bhp / 448 kW a 10.250 rpm
Torque 475 Nm / 350 pés-lb a 8.500 rpm
BHP/litro 150 bhp/litro

Transmissão

Monocoque de fibra de carbono do chassi
Suspensão (fr/r) triângulos duplos, molas helicoidais acionadas por haste sobre amortecedores
Direção pinhão e cremalheira, assistida
Freios Discos de fibra de carbono, all-round
Caixa de câmbio sequencial de 6 velocidades
Tração Tração traseira

Dimensões

Peso 900 quilos / 1.984 libras

Números de desempenho

Potência para pesar 0,67 cv/kg

Chassi: 001

O primeiro de dois Ascari A410s construídos, o chassi 001 fez sua primeira aparição na corrida de 500 km de Silverstone em 2000. Foi usado durante as temporadas de 2000 e 2001 e recebeu atualizações e upgrades regulares que melhoraram muito o desempenho. Em Le Mans em 2001, foi pilotado por Werner Lupberger, Ben Collins e Harri Toivonen. Qualificou-se na 18ª posição da grelha, mas não conseguiu terminar a corrida com um problema de alimentação de combustível. No final do ano, o chassi 001 foi levado à única vitória da corrida. Em 2002 e 2003, correu como Ascari KZR-1, mas com pouco sucesso. É visto aqui durante a rodada de Spa do Campeonato de Carros Esportivos de 2001, onde começou a corrida em quinto e terminou em quarto lugar.

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