
A Audi começou a temporada 2014 do WEC com uma aparência espetacular. O novo Audi R18 e-tron quattro não fez seus primeiros quilômetros em Le Mans na lendária pista de corrida no oeste da França, mas no trânsito público. O piloto de fábrica da Audi, Tom Kristensen, com nove vitórias em seu currículo e o recordista das 24 Horas de Le Mans, dirigiu o carro esportivo híbrido a diesel da catedral de Saint-Julien du Mans, no centro da cidade, até a famosa pista de corrida.
Acompanhado por câmeras de TV e fotógrafos, e apresentado em transmissão mundial ao vivo pela internet, o novo carro de corrida LMP1 da Audi completou em carreata os quase dez quilômetros pela cidade, deu uma volta no Circuito Bugatti e chegou à frente de o moderno Welcome Center do autódromo sob os aplausos dos jornalistas e convidados internacionais convidados. “Estou competindo em Le Mans desde 1997, mas isso também foi absolutamente novo para mim e muito emocionante”, disse Tom Kristensen, que em 2006 dirigiu o revolucionário Audi R10 TDI em sua estreia mundial – em Paris – em público tráfego também.

Além da direção incomum que trouxe de volta memórias de uma era de Le Mans do passado distante, quando os pilotos chegavam em seus próprios carros de corrida, a Audi surpreendeu o público com uma nova pintura do carro de Le Mans. Enquanto a carroceria do novo R18 e-tron quattro ainda era preta com detalhes em vermelho quando o carro fez sua estreia mundial em dezembro, um impressionante esquema de cores agora chama a atenção. O novo esquema de cores branco, prata, vermelho e preto representa gráficos novos e expressivos. “As cores são simbólicas”, explica Dirk van Braeckel, Gerente de Design Motorsport e Projetos Especiais da Audi. “A prata enfatiza o sucesso passado nas corridas. Como uma cor muito tranquila, fornece a base para nossa pintura. O branco, como segunda cor, harmoniza bem com a prata e parece muito leve. Representa a direção híbrida. O branco é usado de forma assimétrica para simbolizar a complexidade desta tecnologia de powertrain.” Os contornos são modelados após as trilhas condutoras em PCBs, mas claramente apresentados como uma abstração.
A próxima cor é preta. É usado para as asas dianteiras e traseiras, bem como em seções dos para-lamas e laterais com contornos geométricos altamente definidos. “Optamos pelo preto fosco, pois contrasta bem com o branco brilhante”, diz van Braeckel. “Preto significa design leve. A aparência preta da grande aleta na tampa do motor pretende representar algo como uma espinha dorsal.” Um vermelho exclusivo – a cor de desempenho da Audi – completa os gráficos. As características especiais incluem as superfícies refletoras dos elementos, os logotipos e inscrições da Audi que são aplicados exclusivamente a essas áreas, bem como a orientação longitudinal pronunciada da cor no conceito geral. “A pintura reflexiva é particularmente impressionante à noite e proporciona aos espectadores uma experiência aprimorada”, explica van Braeckel. “Devido à sua orientação longitudinal, os gráficos expressam a velocidade tão típica de Le Mans. Mesmo os aros incluem um segmento vermelho. Devido à rotação das rodas, consegue um efeito muito dinâmico.”

O Audi R18 e-tron quattro não só causou sensação em sua passagem por Le Mans devido à sua pintura marcante. No início de uma era tecnológica fundamentalmente nova, a Audi também publicou os principais dados técnicos do trem de força do carro de corrida. Por exemplo, a capacidade cúbica da usina V6 TDI foi aumentada de 3,7 para quatro litros para otimizar ainda mais o motor que já era muito eficiente. Depois de testar vários sistemas de recuperação de energia, a Audi decidiu competir na classe de até dois megajoules de energia de recuperação em Le Mans. A energia flui exclusivamente por uma unidade geradora de motor (MGU) no eixo dianteiro e é armazenada em um sistema de armazenamento de energia no volante. “Optamos por este conceito após testes extensivos”, disse o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. “Em nossa opinião, ele fornece o equilíbrio ideal entre uso eficiente de energia, tamanho, peso, eficiência de conversão de energia, capacidade de resposta, dirigibilidade e uma estratégia operacional favorável – combinado com durabilidade, que é o pré-requisito básico para o sucesso em Le Mans.”
Nos dias 28 e 29 de março, o Audi R18 e-tron quattro participará do teste oficial do FIA World Endurance Championship (WEC) em Le Castellet (França) antes que os campeões mundiais Audi iniciem sua defesa do título em Silverstone, no Reino Unido, em abril 20.
Motor
Configuração TDI 120º V6
Localização Meio, montado longitudinalmente
Cabeça e bloco de alumínio para construção
Deslocamento 4.000 cc / 244,1 cu in
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Combustível Diesel
Alimentação de combustível Injeção direta de combustível
Lubrificação Cárter seco
Turbo aspiração
Potência 549 cv / 410 kW
BHP/litro 137 bhp/litro
Motor
Configuração do Motor Elétrico
Localização Frente, montagem transversal
Volante Combustível
Potência 228 cv / 170 kW
Transmissão
Drive e-tron quattro Tração integral
Números de desempenho
Potência Combinada 777 bhp / 580 kW