ATS D7 BMW

por UltimateCarPage

Em 1977, o fabricante alemão de rodas ATS expandiu seu horizonte ao entrar nas corridas de Fórmula 1. Liderada pelo às vezes enigmático Hans Gunther Schmid, a equipe ATS raramente provou ser mais do que um grid filler, apesar de atrair alguns dos designers e pilotos mais talentosos. Em sua primeira temporada, a equipe usou dois Penske PC4s, mas a partir de 1978 a equipe produziu seus próprios monolugares. Alimentados pelo bom e velho Cosworth V8, os carros ATS eram muito semelhantes aos carros-kit que compunham a maior parte do campo na virada da década.

A revolução Turbo da Renault rapidamente deixou o motor Cosworth obsoleto e, em 1983, Schmid conseguiu garantir um acordo de motor com a BMW. O designer austríaco Gustav Brunner criou um chassi de fibra de carbono para combinar com o motor turbo de quatro cilindros. Apesar dos materiais avançados e do motor muito potencial, o ATS D6 não impressionou. Na mesma temporada, a equipe Brabham conseguiu sugar todo o potencial do motor e seu piloto Nelson Piquet venceu o Campeonato Mundial de Pilotos.

Para 1984, o design do D6 foi modificado por Brunner criando o D7 ligeiramente mais fino. Pouco depois, o designer austríaco deixou a equipe, como muitos haviam feito antes dele. O piloto líder Manfred Winkelhock continuou de onde havia parado em 1983 e novamente não conseguiu marcar um único ponto. No meio da temporada, juntou-se ao estreante Gerhard Berger e conseguiu terminar em sexto no Grande Prêmio da Itália. Devido a um detalhe técnico, este final de pontuação não foi convertido em um ponto do Campeonato Mundial.

No final da temporada, a BMW encerrou o negócio do motor, deixando Schmid sem motor. Este foi o golpe final para a equipe alemã, que se aposentou após oito temporadas e 311 jogos. Schmid voltou ao esporte mais uma vez em 1988 com o Rial projetado por Brunner, mas com dois pontos em tantos anos, não foi uma melhoria em relação à sua primeira tentativa.

Motor

Configuração BMW M12/13 Reta 4

Localização Meio, montado longitudinalmente

Bloco de construção em ferro fundido, cabeça de alumínio

Deslocamento 1.499 cc / 91,5 cu in

Furo / Curso 89,2 mm (3,5 pol) / 60,0 mm (2,4 pol)

Compressão 6.7:1

Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC

Acionado por engrenagem da árvore de cames

Alimentação de combustível Bosch/Kugelfischer Fuel Injection

Cárter seco de lubrificação

Aspiração KKK Turbo

Potência 750 cv / 560 kW a 10.500 rpm

Torque 480 Nm / 354 pés lbs @ 8.500 rpm

BHP/litro 500 cv/litro

Transmissão

Chassis monocoque em fibra de carbono

Suspensão dianteira com braços duplos, amortecedores acionados por haste de tração

Suspensão traseira com braços duplos, amortecedores acionados por pushrod

Pinhão e cremalheira de direção

Discos de freio, all-round

Caixa de velocidades ATS / Hewland 5 velocidades Manual

Tração Tração traseira

Dimensões

Peso 548 quilos / 1.208 libras

Distância entre eixos / esteira (fr/r) 2.735 mm (107,7 pol.) / 1.795 mm (70,7 pol.) / 1.700 mm (66,9 pol.)

Números de desempenho

Potência ao peso 1,37 bhp / kg

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