
Em 1977, o fabricante alemão de rodas ATS expandiu seu horizonte ao entrar nas corridas de Fórmula 1. Liderada pelo às vezes enigmático Hans Gunther Schmid, a equipe ATS raramente provou ser mais do que um grid filler, apesar de atrair alguns dos designers e pilotos mais talentosos. Em sua primeira temporada, a equipe usou dois Penske PC4s, mas a partir de 1978 a equipe produziu seus próprios monolugares. Alimentados pelo bom e velho Cosworth V8, os carros ATS eram muito semelhantes aos carros-kit que compunham a maior parte do campo na virada da década.

A revolução Turbo da Renault rapidamente deixou o motor Cosworth obsoleto e, em 1983, Schmid conseguiu garantir um acordo de motor com a BMW. O designer austríaco Gustav Brunner criou um chassi de fibra de carbono para combinar com o motor turbo de quatro cilindros. Apesar dos materiais avançados e do motor muito potencial, o ATS D6 não impressionou. Na mesma temporada, a equipe Brabham conseguiu sugar todo o potencial do motor e seu piloto Nelson Piquet venceu o Campeonato Mundial de Pilotos.

Para 1984, o design do D6 foi modificado por Brunner criando o D7 ligeiramente mais fino. Pouco depois, o designer austríaco deixou a equipe, como muitos haviam feito antes dele. O piloto líder Manfred Winkelhock continuou de onde havia parado em 1983 e novamente não conseguiu marcar um único ponto. No meio da temporada, juntou-se ao estreante Gerhard Berger e conseguiu terminar em sexto no Grande Prêmio da Itália. Devido a um detalhe técnico, este final de pontuação não foi convertido em um ponto do Campeonato Mundial.

No final da temporada, a BMW encerrou o negócio do motor, deixando Schmid sem motor. Este foi o golpe final para a equipe alemã, que se aposentou após oito temporadas e 311 jogos. Schmid voltou ao esporte mais uma vez em 1988 com o Rial projetado por Brunner, mas com dois pontos em tantos anos, não foi uma melhoria em relação à sua primeira tentativa.
Motor
Configuração BMW M12/13 Reta 4
Localização Meio, montado longitudinalmente
Bloco de construção em ferro fundido, cabeça de alumínio
Deslocamento 1.499 cc / 91,5 cu in
Furo / Curso 89,2 mm (3,5 pol) / 60,0 mm (2,4 pol)
Compressão 6.7:1
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Acionado por engrenagem da árvore de cames
Alimentação de combustível Bosch/Kugelfischer Fuel Injection
Cárter seco de lubrificação
Aspiração KKK Turbo
Potência 750 cv / 560 kW a 10.500 rpm
Torque 480 Nm / 354 pés lbs @ 8.500 rpm
BHP/litro 500 cv/litro
Transmissão
Chassis monocoque em fibra de carbono
Suspensão dianteira com braços duplos, amortecedores acionados por haste de tração
Suspensão traseira com braços duplos, amortecedores acionados por pushrod
Pinhão e cremalheira de direção
Discos de freio, all-round
Caixa de velocidades ATS / Hewland 5 velocidades Manual
Tração Tração traseira
Dimensões
Peso 548 quilos / 1.208 libras
Distância entre eixos / esteira (fr/r) 2.735 mm (107,7 pol.) / 1.795 mm (70,7 pol.) / 1.700 mm (66,9 pol.)
Números de desempenho
Potência ao peso 1,37 bhp / kg