
Embora a Scout Motors da Volkswagen planeje lançar caminhões elétricos com raízes na arquitetura elétrica zonal da Rivian a partir de 2027, no mesmo ano a VW também estreará essa arquitetura zonal em um produto muito mais humilde e acessível: o ID.1 de US$ 22.000 — ou qualquer que seja seu nome na versão de produção.
Por um tempo, o ID.1 poderá ser simultaneamente o veículo elétrico mais simples e tecnologicamente mais avançado da linha global da marca Volkswagen, além de ter o menor preço. A VW confirmou na semana passada que será o primeiro veículo verdadeiramente definido por software entre seu grupo de marcas, que inclui Audi e Porsche.577,5 milPróximoFicar
Ao contrário do SUV e picape elétricos Scout , o pequeno EV, apresentado pelo conceito ID.Every1 no início deste mês, não chegará aos EUA. Mas na semana passada, Bengt Halvorson, da Green Car Reports, deu uma primeira olhada no exterior do conceito VW ID.Every1 , de perto em Dusseldorf, Alemanha, não apenas tendo uma noção de como esse EV inovador atingirá metas de preço sem precedentes, mas também de como a VW adotará essa arquitetura zonal em EVs pequenos e grandes, simples e luxuosos.
Conceito Volkswagen ID.Every1
O chefe de design da VW, Andreas Mindt, explicou que o ID.Every1 não deve ser um mini-Golf ou um Polo menor, nem se parecer com uma versão menor de qualquer outro modelo do portfólio da VW — embora Mindt veja alguma semelhança com o Golf Mk4 (1999-2004).
De perto, as rodas de 19 polegadas — enormes para um carro tão pequeno — trazem o peso visual para os cantos e ajudam a afinar as proporções, e os executivos sugeriram que a versão de produção se parece muito com o carro de exibição. Mindt enfatizou a importância de ter uma carroceria esbelta com bitola larga e manter a aparência geral da carroceria “superlimpa”, sem vincos, revestimentos ou acabamentos plásticos adicionais, e sem nada pintado. Tire toda a bagunça, explicou ele, “e fica melhor, não mais barato”.
Outra característica distintiva é o teto que, neste veículo de quatro lugares, é mais baixo no meio, criando uma espécie de visual de bolha dupla que não só resulta em melhor aerodinâmica, mas também em um teto mais resistente, observou Mindt.

Chegando ao preço deste veículo elétrico abaixo de US$ 22.000
Kai Grünitz, chefe global de desenvolvimento técnico da Volkswagen, lembrou na semana passada, ao lado do carro-conceito, que no início de 2023, quando a VW formou o projeto, era muito difícil definir como seria possível concretizar um veículo elétrico com o preço alvo de 20.000 euros. Por isso, a empresa recorreu a fornecedores para obter informações e analisou diversos veículos de concorrentes, especialmente da China.
Em suma, a equipe precisava de mais do que a versão “de entrada” com tração dianteira da plataforma MEB da VW, compartilhada com o ID.2 de 25.000 euros, sinalizada pelo conceito ID.2all de 2023. A dianteira do veículo é essencialmente a mesma do ID.2, à frente do pilar dianteiro, mas de lá para trás são carros muito diferentes.
Um motor de 70 kW (94 cv) foi uma das primeiras concessões de custo, reduzindo o comprimento total em comparação com o ID.2 — de 400 mm para 430 mm, com um balanço mais curto. A bateria vem da China, e o layout da barra de torção na traseira começou com o eixo traseiro do Polo atual e, como Grünitz apontou, limita a duração da bateria devido aos pontos de montagem do layout.
O modelo 1 terá uma bateria pequena e autonomia para uso urbano . O e-Up EV anterior tinha aproximadamente a mesma autonomia, com pouco mais de 32 kWh de capacidade útil (37 kWh brutos) e pesava cerca de 1.227 kg.
Em um modelo de produção seguindo o ID.Every1, as células LFP no formato de célula unificada serão fornecidas pela China, proporcionando um alcance de pelo menos 155 milhas pelos testes WLTP europeus.
Volkswagen ID.Every1
Fundamentalmente, o layout de tração dianteira torna o ID.Every1 e o ID.2 mais baratos de fabricar em comparação com a tração traseira, disse Grünitz. No ID.2, isso permite espaço para uma espécie de “porão” na traseira do veículo, com capacidade para duas caixas de garrafas, de acordo com Grünitz, fornecendo 410 litros (14,5 pés cúbicos) no total, o que é 8% a mais do que o Golf atual — um carro maior.
No interior, um console central minimalista ou omitido foi um aspecto que poderia reduzir custos. Embora o interior do carro básico seja muito limpo e simples, os compradores poderão adicionar elementos adequados a grupos de clientes — jovens interessados em entretenimento, por exemplo, ou donos de cachorros. A VW chegou a considerar a eliminação completa da tela e a ênfase na abordagem “traga seu próprio dispositivo”, disse Mindt, mas isso não economizou dinheiro e a empresa precisava de uma interface básica para facilitar a usabilidade, então trouxe uma tela dedicada para o centro.

Também vale destacar: o ID.Every1 tem freios a disco traseiros, enquanto todos os outros modelos MEB atuais — até mesmo a van elétrica VW ID.Buzz de US $ 60.000 — vêm com freios a tambor traseiros.
E, marcando mais uma ruptura com os atuais veículos elétricos da VW, não espere um nome numérico na produção. Ele terá o que Grünitz chamou de “um nome real” — embora tenha enfatizado que ainda não foi definido exatamente qual.
Volkswagen ID.Every1
Pequeno VW EV, grande na arquitetura Rivian
Quando chegar em 2027, o pequeno ID.1 EV da VW, seja qual for o seu nome, apostará na arquitetura elétrica Rivian-VW, mantendo alguns componentes familiares. Tanto o ID.1 quanto o ID.2, que chegarão antes dele em 2026, usarão adaptações econômicas de componentes da plataforma MEB, mas o ID.1 conectará esses componentes de uma maneira totalmente nova.
Como explicou Grünitz, isso serviu como uma espécie de linha de base para a arquitetura zonal. “Normalmente, você tem uma arquitetura eletrônica, e essa arquitetura eletrônica já está definida, e você tem as funcionalidades que vêm com essa arquitetura”, disse Grünitz. “E aqui fizemos o inverso.”
Grünitz disse que, da forma como a VW está adotando a arquitetura zonal da Rivian, é possível ter até quatro zonas. A zona central — a “computação principal” — será a mesma na maioria ou em todos os veículos aos quais for aplicada. Eles usarão a mesma família de SoC (sistema em chip), embora possivelmente começando com um SoC com menor potência para o ID.1, disse Grünitz, mas a arquitetura básica será a mesma em todos os veículos .
Arquitetura elétrica e pilha de software da Rivian e do Grupo Volkswagen
A Plataforma de Sistemas Escaláveis (SSP) de próxima geração do Grupo VW adotará uma nova abordagem modular, permitindo o uso de combinações dos mesmos componentes principais prontos para uso em tudo, desde carros pequenos até SUVs maiores. Parte integrante disso é a mesma arquitetura, que conectará esses componentes principais em apenas algumas zonas, enquanto nos veículos atuais haveria dezenas de controladores separados.
Em outras palavras, pode haver muitos dos mesmos chips, chicotes e conectores por baixo, mas vários outros componentes que permitem recursos de luxo e conveniência serão reservados para os veículos que serão construídos no SSP — incluindo o próximo ID Golf, previsto para 2028 e possivelmente com destino aos EUA.
Isso significa que o ID.1 não terá todas as funcionalidades dos veículos SSP, explicou Grünitz, mas haverá esforços para adicionar algumas delas — com um novo carregador de boot, por exemplo, fornecendo muito mais recursos de atualização sem fio do que é possível em veículos MEB, e essencialmente o mesmo que está por vir para o SSP.
Volkswagen ID.Every1
Apesar das origens modestas, a VW vê este veículo elétrico de entrada como um veículo totalmente definido por software . Como a VW explicou na revelação do ID.Every1, ele “pode ser equipado com novas funções ao longo de todo o seu ciclo de vida”.
Outra maneira de ver isso, mencionou Grünitz, é que o ID.1 pode ter cerca de 95% da arquitetura zonal desses futuros veículos SSP, mas não todos os componentes para acompanhá-lo.
Quais são alguns exemplos de componentes principais que a VW pode deixar de fora do ID.1 de US$ 22.000?
“É um veículo de entrada, então terá um conjunto de ADAS totalmente diferente; você não precisa de direção de nível 3 , por exemplo”, explicou Grünitz, observando que ainda está decidindo quais sensores serão incluídos. Mas, para simplificar, o ID.1 não virá com todas as redundâncias necessárias para se tornar um robotaxi no futuro.