BMW Série 3 elétrico chega em 2026; passa por testes em clima frio

por Green Car Reports

O segundo modelo da linha de veículos elétricos Neue Klasse da BMW está passando por testes em clima frio antes de sua estreia em 2026.

A BMW iniciou a pré-produção do primeiro modelo Neue Klasse , um crossover compacto, em novembro, e na sexta-feira confirmou que ele estreará no Salão do Automóvel de Munique de 2025, em setembro. A BMW também confirmou o nome iX3 para este modelo, reciclando um nome usado pela primeira vez em uma versão elétrica do X3 que nunca foi vendida nos EUA.

Dois dias antes desse anúncio, a BMW publicou um vídeo no Instagram de um sedã elétrico em testes na Suécia. Espera-se que este segundo modelo da Neue Klasse ostente o logotipo da BMW Série 3 e possa até ser chamado de i3, resgatando o nome de um hatchback elétrico inovador que representou a primeira tentativa da BMW de produzir um carro elétrico de grande porte.

O i3 original , que estreou em 2013 e encerrou a produção em 2022, apresentava um formato alto e estreito incomum (pelo menos para a BMW) e uma engenharia pouco convencional, incluindo uma estrutura de carroceria feita em parte de plástico reforçado com fibra de carbono. Mais de 250.000 unidades foram produzidas durante os nove anos de produção do i3.

Protótipo para o BMW Série 3 elétrico baseado na plataforma Neue Klasse

Protótipo para o BMW Série 3 elétrico baseado na plataforma Neue Klasse

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, saída do i3 deixou a BMW sem um pequeno veículo elétrico de entrada, algo que a montadora queria corrigir, disse o chefe de desenvolvimento Frank Weber em uma entrevista em 2023. Weber disse que o sucessor do i3 não teria o ” design polarizador ” do original. Talvez este modelo Neue Klasse, com um formato de sedã mais convencional e estilo minimalista previsto para um carro-conceito de 2023, seja o ideal.

Batizada em homenagem à família de modelos responsáveis ​​por salvar a BMW na década de 1960, a Neue Klasse representa uma nova fase na engenharia de veículos elétricos para a montadora. A BMW vem divulgando detalhes técnicos há algum tempo, confirmando uma arquitetura elétrica de 800 volts, a mudança para células de bateria cilíndricas e motores de indução dianteiros , além de uma unidade de controle do chassi batizada de Heart of Joy .

Você também pode gostar