
A Renault continua olhando para o passado com uma versão de desempenho do seu acessível hatchback elétrico.
Assim como o Renault 5 E-Tech elétrico é inspirado no clássico cult original lançado em 1972, a edição limitada do Renault 5 Turbo 3E homenageia uma versão de desempenho extremo daquele hatch. Com início das entregas previsto para 2027, a produção será limitada a 1.980 unidades, em referência ao ano de lançamento do 5 Turbo original.
O primeiro Renault 5 Turbo (e uma variante posterior, o 5 Turbo 2) era equipado com um motor turbo-4 montado no meio do carro e que acionava as rodas traseiras, em vez da configuração de motor dianteiro e tração dianteira do 5 padrão. Essa revitalização totalmente elétrica também faz a troca da tração dianteira para a tração traseira, neste caso com um par de motores nas rodas fornecendo 533 cv combinados, montados em rodas de 20 polegadas.
Renault 5 Turbo 3E
Uma bateria de 70 kWh proporciona o que a Renault estima em aproximadamente 400 km de autonomia no ciclo de testes europeu WLTP, que geralmente produz um número maior do que o ciclo EPA, ou “várias voltas rápidas” em uma pista de corrida. Uma arquitetura elétrica de 800 volts permite um carregamento rápido de 350 kW em corrente contínua (CC) e uma carga de 15 a 80% em cerca de 15 minutos, de acordo com a Renault.
SEgundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, a carroceria de fibra de carbono contribui para um peso relativamente baixo (para um veículo elétrico) de 3.395 libras, permitindo que o 5 Turbo 3E vá de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e a uma velocidade máxima de 270 km/h, estima a Renault.
Assim como o 5 Turbo original, muito pouco da carroceria do carro base foi preservada. A Renault moveu o para-brisa para trás, aumentou a distância entre-eixos e os para-lamas 5 Turbo 3E são alargados, idênticos aos do 5 Turbo original. Aprimorando a estética retrô, estão disponíveis pinturas como a combinação preta, branca e amarela mostrada aqui, inspirada em uma pintura de corrida do Tour de Corse de 1982.
Renault 5 Turbo 3E
No interior, bancos tipo concha e cintos de segurança de seis pontos se misturam a um painel de instrumentos digital de 10,1 polegadas e uma tela sensível ao toque central de 10,3 polegadas, com mais componentes de fibra de carbono para ajudar a reforçar a intenção esportiva deste carro.
O 5 Turbo 3E não é a única versão de alto desempenho do moderno Renault 5 elétrico . A Alpine, marca irmã da Renault, lançou recentemente o A290, uma versão de 220 cv do hatch elétrico. Embora os preços não tenham sido anunciados, devido à extensa reformulação e à produção limitada, espera-se que o Turbo 3E seja muito mais caro, em nítido contraste com o baixo preço do 5 E-Tech básico . E nenhuma das versões provavelmente chegará aos EUA.
Homenagens como o Turbo 3E seguem a estratégia da Renault de enfatizar o estilo retrô com um toque de eletrificação. Em janeiro, a montadora também revelou um carro de teste único inspirado em protótipos recordistas do século passado. Batizado de Filante Record 2025 , ele será usado em tentativas de recordes de autonomia e eficiência ainda este ano, segundo a Renault.