Longbow pretende tornar realidade carros esportivos elétricos leves

por Green Car Reports

Uma nova startup surgiu para assumir o desafio de desenvolver um carro esportivo elétrico leve.

A Longbow, sediada no Reino Unido, forneceu na quarta-feira os primeiros detalhes sobre seus cupês conversíveis Speedster e Roadster, ambos com lançamento previsto para 2026. A empresa também confirmou a abertura de reservas para ambos os modelos no Reino Unido (outros mercados não foram discutidos), onde também serão produzidos.

A dupla de carros esportivos de dois lugares é baseada em um chassi de alumínio desenvolvido pela Longbow com o objetivo de manter o peso ao mínimo, no espírito dos pequenos carros esportivos britânicos clássicos. O peso total estimado é de apenas 1.000 kg — peso-pena para qualquer carro, especialmente um elétrico moderno.

Longbow Roadster

Longbow Roadster

O Speedster está programado para chegar primeiro e tem como meta um tempo de 0 a 100 km/h de 3,5 segundos, enquanto o Roadster tem previsão de atingir o mesmo tempo em 3,6 segundos. A Longbow prevê uma autonomia de 440 km (WLTP) para o Roadster e 450 km (280 km) para o Speedster; números equivalentes da EPA seriam um pouco menores.

Os preços começam em 84.995 libras esterlinas (aproximadamente US$ 110.200 na taxa de câmbio atual) para o Speedster e 64.995 libras esterlinas (US$ 84.300) para o Roadster. A Longbow planeja limitar a produção do Speedster a apenas 150 unidades, com uma produção maior, ainda não divulgada, para o Roadster. Os primeiros exemplares de ambos os modelos serão as edições especiais Luminary 1st Edition e Autograph Edition.

Veloz de arco longo

Veloz de arco longo

Fundada em 2023, a Longbow é liderada por Jenny Keisu, com experiência no setor de private equity, e por Daniel Davey e Mark Tapscott, ambos com alguma experiência na indústria automobilística. Davey trabalhou duas vezes na Tesla, a primeira em 2010, na época do esportivo Roadster original , e também foi o primeiro funcionário da Lucid a trabalhar fora dos EUA. Tapscott trabalhou em ambas as montadoras, além da BYD.

Segundo Stephen Edelstein, da Green car reports, o Longbow não é a única empresa britânica a desenvolver um esportivo básico com motor elétrico. A Caterham — conhecida pelo minimalista Seven — revelou seu conceito Project V em 2023 e, no ano passado, confirmou que estava trabalhando com a Yamaha para desenvolver uma versão de produção. O peso estimado do Project V, de pouco mais de 1.230 kg, é um pouco mais pesado do que o esperado pela Longbow, mas talvez o Caterham também seja um pouco mais barato do que os esportivos da Longbow.

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