
Outras montadoras além da Tesla têm se comprometido com a construção da infraestrutura de veículos elétricos; e entre elas, a General Motors continua sendo uma das mais diversificadas nesse esforço.
Na terça-feira, a GM e a Pilot Company, com a rede de carregamento EVgo, confirmaram em uma atualização que estão avançando com a instalação de estações de carregamento rápido para veículos elétricos, com mais de 130 locais disponíveis em mais de 25 estados.
Os três parceiros anunciaram inicialmente planos em 2022 para instalar até 2.000 pontos de carregamento rápido para veículos elétricos em 500 centros de viagens diferentes, onde os viajantes também podem desfrutar de lounges, Wi-Fi gratuito, diversas opções de comida e bebida, banheiros modernizados e equipe 24 horas por dia, 7 dias por semana. A rede GM-Pilot, com conectores CCS de até 350 kW , agora cobre a I-75 de Michigan à Geórgia, bem como vários outros corredores regionais no Sul e no Centro-Oeste.
Pilot, GM e EVgo constroem rede de carregamento rápido para veículos elétricos
Isso foi antes da formação da rede de carregamento rápido de veículos elétricos dos EUA, Ionna. Essa rede tem sido apoiada pela General Motors, BMW Group, Honda, Hyundai, Kia e Stellantis desde sua criação em 2023, com a Toyota se juntando a ela desde então . A escala proposta para essa rede — com a meta de 30.000 carregadores até 2030 , ou aproximadamente o mesmo número que a Tesla tem hoje — parece que ela pode ser a primeira verdadeira rival da Tesla e sua rede Supercharger. Cada peça do hardware Ionna pode carregar até 400 kW para um veículo ou dividir essa potência em até 200 kW para dois veículos, e é compatível com plug-and-charge.
Rede de carregamento de veículos elétricos da GM e da Pilot Company
Segundo a Green Car Reports, o anúncio de terça-feira e a implementação com a Pilot e a Flying J não abrangem tudo o que a GM e a EVgo estão fazendo juntas. Como parte dos planos para instalar 2.850 pontos de recarga em conjunto, a GM e a EVgo também revelaram em setembro passado planos para pontos de recarga urbanos “carro-chefe” para veículos elétricos , semelhantes a postos de gasolina , com conectores de 350 kW, nas principais áreas metropolitanas dos EUA a partir de 2025. Enquanto isso, a GM e a ChargePoint estão lançando 500 carregadores rápidos CC de até 500 kW cada , utilizando o adaptador OmniPort da ChargePoint, que abrange os padrões CCS e NACS . Ambas as iniciativas serão co-branded com a GM Energy.
Como sugeriu uma pesquisa recente da Consumer Reports, com base em feedbacks positivos e negativos de milhares de sessões de carregamento, usuários de redes de terceiros, como EVgo, Blink e Shell Recharge, enfrentam mais de dez vezes mais problemas do que a Tesla e sua rede Supercharger. Mas, com as montadoras mais envolvidas — como a GM nesses esforços —, esperamos vê-las amenizar a situação.