
A Porsche estreou um Porsche 963 RSP exclusivo para uso em estradas públicas perto de Le Mans antes da edição de 2025 da corrida.
O tricampeão de Le Mans, Timo Bernhard, dirigiu o carro em sua primeira aparição, como parte de uma corrida ao lado do famoso “Count Rossi” 917 (foto abaixo) , no qual a nova edição especial 963 é inspirada.

O projeto 963 RSP é uma encomenda única criada e batizada em homenagem a Roger Penske, cuja equipe opera os carros Hypercar e GTP de fábrica da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance da FIA e no Campeonato WeatherTech SportsCar da IMSA.
O RSP foi projetado e desenvolvido pela Porsche AG, Porsche Penske Motorsport e Porsche Cars North America em parceria com Roger Penske, 50 anos após a estreia do 917 como um carro de rua.
“Isso começou como um ‘e se?’ — um projeto apaixonado de uma pequena equipe de entusiastas da Penske e da Porsche que, juntos, imaginaram uma versão do 963 que se assemelhasse o máximo possível ao espírito e à aparência do Count Rossi 917”, disse o presidente e CEO da Porsche Cars North America, Timo Resch, idealizador da ideia original.
O 917 da história era um carro de corrida em todos os aspectos – embora fosse usado na estrada – e adotamos a mesma abordagem com o 963 RSP. Ele usa materiais excelentes da melhor qualidade disponível, mas, por dentro, ainda é um carro de corrida por completo.

O 963 RSP apresenta mudanças significativas em relação ao carro de corrida. Em homenagem ao Count Rossi 917, o 963 RSP tem acabamento em Prata Martini e apresenta carroceria com alterações exclusivas, além de um interior em couro bege e Alcantara personalizado, inspirado nas opções de acabamento feitas pelo Count Rossi há 50 anos, com assento de carbono em peça única.
Uma configuração mecânica e eletrônica dedicada foi configurada para sua estreia nas ruas perto de Le Mans, incluindo uma altura de rodagem mais elevada e amortecedores mais macios, bem como uma unidade de controle reprogramada para permitir que os faróis e lanternas traseiras operem de forma mais próxima daquela de um carro de rua.
Para melhor alinhar o 963 com o formato do 917, mudanças na carroceria também foram feitas no 963 RSP. Isso inclui entradas de ar exclusivas nos para-lamas e as placas de fechamento de fibra de carbono localizadas dentro da asa traseira – um requisito para carros de corrida – que puderam ser removidas no 963 RSP.

Adicionado ao nariz do carro – substituindo o gráfico aplicado a todos os 963 convencionais – estava um emblema de esmalte da Porsche, um detalhe compartilhado com o 917.
A altura do carro foi elevada ao seu ajuste máximo disponível para acomodar o uso na estrada, enquanto os amortecedores Multimatic DSSV ajustáveis, projetados para protótipos de corrida, estão em seu ajuste mais suave para criar um passeio mais confortável.
A unidade de controle foi modificada para permitir que o carro acione os indicadores de direção e ajuste os faróis para a estrada. O motor híbrido V8 de 4,6 litros com bateria de íons de lítio – capaz de funcionar apenas com energia elétrica – permanece na configuração padrão de corrida do 963 RSP, mas a entrega de potência da MGU foi remapeada para proporcionar uma entrega suave, mais apropriada para uso em estrada do que em competições de corrida.
O trem de força também foi remapeado para ser capaz de funcionar com gasolina de bomba — um empreendimento significativo para a equipe.
Essas mudanças, juntamente com o uso de pneus Michelin compostos para chuva e até mesmo a instalação de uma buzina, fizeram com que o carro atendesse aos critérios necessários para poder circular na estrada com placas sob permissão especial das autoridades francesas e do Automóvel Clube de l’Ouest.

“Foi uma experiência que ficará comigo para o resto da vida”, disse Bernhard, após pilotar o 963 RSP pela primeira vez na estrada. “Dirigir em uma via pública com um 917 ao meu lado foi surreal. O carro se comportou perfeitamente – pareceu um pouco mais amigável e tolerante do que o 963 normal – e me senti superespecial e muito mais confortável, especialmente porque eu não precisava de todos os meus equipamentos de segurança.”
Segundo Stephen Kilbey, da revista Racer, o 963 RSP estará em exposição pública no Circuito de la Sarthe durante as 24 Horas de Le Mans, antes de retornar a Stuttgart para ser exibido no Museu Porsche. Em julho, o carro será exibido ao lado do 917 no Festival de Velocidade de Goodwood.
“Temos um relacionamento fantástico com a Porsche desde 1972. O Porsche 917/30, em particular, foi uma das maiores eras na história da Team Penske, com inúmeras vitórias e campeonatos, juntamente com o recorde de velocidade em pista fechada estabelecido por Mark Donohue em 1975”, disse Roger Penske, presidente da Penske Corporation.
Com uma parceria tão notável persistindo até hoje, sentimos que era hora de criar o carro mais emocionante que poderíamos imaginar. Assim como o 917, eu queria que este carro fosse autêntico em relação à sua origem e tivesse o mínimo de alterações possível.
Quando iniciamos o projeto, as diferenças entre as duas gerações de carros de corrida representaram um grande desafio. O resultado foi um carro que não perdeu nada de sua potência e é emocionante tanto na pista quanto na estrada.