
Entre aqueles que estão pensando em comprar um veículo elétrico a bateria ou híbrido plug-in, novo ou usado, ou apenas curiosos sobre veículos elétricos, o carregamento ainda pode ser o fator decisivo no mercado de veículos elétricos .
A menos que você não tenha uma maneira fácil de instalar ou acessar o carregamento doméstico, suas desculpas estão desaparecendo rapidamente. Em 2024, o carregamento público acompanhou — ou melhorou — o número de veículos elétricos nas rodovias. Os novos veículos elétricos estão carregando de forma mais rápida e consistente em viagens rodoviárias; as opções ao longo do caminho tornaram-se mais confiáveis; e com os veículos elétricos da Tesla e de outras marcas em breve compatíveis com os mesmos conectores de carregamento, ninguém está excluído.
Dito isso, manter os veículos elétricos carregados exige uma mentalidade diferente daquela que você usaria ao abastecer carros a gasolina, mesmo que ver a eletricidade como combustível não seja um exagero.
Um ponto de partida familiar para o carregamento de veículos elétricos
Se você é iniciante em veículos elétricos ou está apenas se sentindo em relação à posse de um veículo elétrico, pode esperar uma vida inteira sem gasolina. Mas, para aproveitar e se livrar da ansiedade, você terá que abandonar a mentalidade de andar sem gasolina e abastecer o carro, típica dos veículos a gasolina, substituindo-a pela abordagem de carregar o carro todas as noites ou conforme a necessidade, que você já usa em smartphones ou tablets.
Segundo a Green Car Reports, familiarizar-se com a rotina de carregar seu veículo elétrico — e quando e onde você precisa conectá-lo — é uma parte importante da vida de dono. E tudo se resume ao que provavelmente está no seu bolso ou bem ao seu lado, se você ainda não está lendo este artigo — seu smartphone.
Rivian adiciona Tesla Superchargers ao aplicativo de planejamento de viagens
Com o tempo, algumas pessoas aprendem a confiar no nível da bateria do telefone, ficam de olho nele e simplesmente conectam-no quando ele chega a 20% ou 10% — o aviso de bateria fraca — enquanto outras criam uma rotina de conectar-se todas as noites para carregar tudo ou quase tudo para a manhã seguinte, dependendo das configurações.
Embora as baterias dos veículos elétricos sejam maiores e você não possa conectá-las a qualquer lugar, manter seu veículo elétrico carregado depende do que faz mais sentido para você. Nem todos chegarão às mesmas conclusões, e isso é ótimo, pois ter um veículo elétrico pode se adequar a todos os tipos de rotina, desde que você entenda o carregamento primeiro.
Com esse ponto de partida em mente, fique atento: se você já é fã de veículos elétricos, muito disso já é conhecido. Mas, para facilitar a transição, o Green Car Reports reuniu algumas dicas sobre como, onde e quando carregar seu novo veículo plug-in.
Escrevemos este artigo pensando nos novatos curiosos sobre tecnologia — talvez sem abordar todos os detalhes, mas ajudando a dar uma ideia do que está acontecendo conforme você se afasta da gasolina e se aproxima das portas de carregamento, garantindo que todos os conceitos básicos estejam em vigor.
Carregamento Tesla
Tipos de carregamento
CA ou CC
Fundamentalmente, existem dois tipos de carregamento, com base no formato da eletricidade: CA e CC.
CA (corrente alternada) é o que chega à sua casa ou flui por uma tomada elétrica comercial — ou os “carregadores de destino” aos quais você pode se conectar por algumas horas ou durante a noite. Seja por meio de um conector de celular ou de uma tomada de parede, o carregador em si se comunica com a bateria e converte essa corrente CA em CC (corrente contínua) e fica dentro do veículo.
O conector móvel ou wallbox ( às vezes chamado de EVSE para fins de créditos fiscais, descontos ou trabalhos elétricos) testará o circuito quando você o conectar, para garantir que esteja devidamente aterrado e que a corrente seja forte o suficiente para alimentar o carregador. Embora esses conectores e wallboxes não forneçam eletricidade em nenhum formato diferente do fornecido pela tomada, eles são frequentemente chamados de carregadores, o que causa confusão.
A corrente contínua em si, por outro lado, é normalmente fornecida por hardware de estação de carregamento comercial projetado para carregamento rápido (ou usos muito específicos, como backup doméstico). O hardware fornece corrente contínua ao veículo, com comunicação bidirecional que ajusta exatamente a voltagem e a corrente que a bateria recebe em tempo real para obter a carga mais rápida sem superaquecer ou danificar a bateria.
Nissan Ariya 2023 na estação de carregamento EVgo
L1, L2 e L3
O carregamento CA e CC são divididos em uma faixa de taxas, o que leva a outra maneira de descrever os tipos de carregamento: Nível 1 (L1), Nível 2 (L2) e Nível 3 (L3).
Tenha em mente que esses níveis são menos relevantes na Europa, mas persistem na América do Norte, devido à forma como nossa eletricidade CA é fornecida.
Elas correspondem aproximadamente a:
Nível 1: até 2,4 kw
Nível 2: 2,4 kw a 19,2 kw
Nível 3: 24 kw e acima
Hoje, o carregamento rápido está mudando para se referir a conectores capazes de fornecer 150 kW ou mais. Muitos conectores de estações de carregamento permanecem limitados a 50 kW, e alguns equipamentos mais antigos podem ser capazes de fornecer apenas 24 kW, mas ainda se enquadram no que é chamado de L3.
Uma taxa de carregamento L1 provavelmente não será suficiente para manter um veículo totalmente elétrico adequadamente carregado em casa, a menos que os deslocamentos sejam curtos e ele fique conectado na tomada na maior parte do tempo. Mas pode ser suficiente para um híbrido plug-in. Essas taxas tendem a corresponder à alimentação de 120 V CA e, portanto, geralmente são limitadas a 1,44 kW (120 volts x 12 amperes — e veremos o porquê de ser 12 A mais tarde). Considerando perdas razoáveis de 10%, você está colocando apenas cerca de 1,3 kWh na bateria por hora — ou cerca de 8 km de autonomia por hora em veículos elétricos mais eficientes, como o Tesla Model 3/Y ou o Chevy Bolt EV.
Estação de carregamento residencial conectada Lucid
A L2 é a opção mais fácil e eficaz para veículos elétricos, pois pode fornecer uma carga completa durante a noite para quase todos os veículos — exceto aqueles com baterias maiores. Normalmente, são caixas de parede e correspondem essencialmente à alimentação de 240 V CA. Se você tiver uma estação de carregamento instalada em casa, ela exigirá o mesmo tipo de fiação de um fogão elétrico ou de uma secadora de roupas. A Tesla, por exemplo, aponta para até 71 quilômetros de autonomia recuperada por hora com seu Wall Connector.
VEs e híbridos plug-in normalmente vêm com um “cabo de carregamento” que permite conectá-los a uma tomada CA de 120 V e obter aquele carregamento lento de nível 1 quando necessário. Mas esses não eram usados com muita frequência. Assim, as montadoras têm migrado para conectores móveis de 120 V/240 V, que costumam ser opcionais em novos VEs (e padrão em alguns modelos de marcas premium), mas que, com uma taxa de nível 2, adicionam uma autonomia muito útil se você tiver acesso a uma tomada de 240 V extra. O conector móvel da Tesla, por exemplo, é limitado a 32 amperes, o que corresponde a até 48 km de autonomia recuperada por hora para o Modelo 3, de acordo com a montadora.
Para simplificar, L3 e carregamento rápido CC são a mesma coisa. Então continue lendo para saber mais.
Subaru Solterra EV na Electrify America
Noções básicas de carregamento rápido CC
Carregadores rápidos fornecem corrente contínua à sua bateria, enquanto se comunicam com o seu veículo. Ao variar a voltagem e a corrente, e levando em conta detalhes como a temperatura da bateria e a temperatura ambiente, os carregadores rápidos fornecem a potência que a sua bateria consegue suportar em um determinado estado de carga — até a potência máxima nominal do conector, cabo e gabinete de carregamento.
Isso significa efetivamente que se você escolher um local de carregamento e um conector com capacidade igual ou superior à capacidade máxima do seu veículo, geralmente o hardware conseguirá carregar seu veículo no menor tempo possível.
Mas as células precisam estar em uma zona de temperatura ideal para atingir esse pico. Portanto, antes de uma sessão de carregamento rápido (e em muitos casos vinculado ao seu planejador de rotas), seu veículo pode pré-condicionar a bateria — o que significa aquecê-la até a extremidade inferior da zona ideal. Elas esquentarão mais durante o carregamento.
Em uma sessão de carregamento rápido CC, a taxa de carga tende a diminuir à medida que você se aproxima de 80%. Por esse motivo, as montadoras costumam oferecer tempos de carregamento rápido entre 10 e 80% — uma janela ideal para viagens longas. Infelizmente, isso representa apenas 70% da autonomia. Por exemplo, para gastar o mínimo de tempo carregando, você precisará parar a cada 280 km em um veículo que pode percorrer 400 km com carga completa em velocidades reais de rodovia (o que pode corresponder a uma classificação de autonomia da EPA de 480 km ou mais).
Acampamento consciente de carbono Under Canvas com carregadores Rivian Waypoint – Moab
Onde carregar: carregadores domésticos, de destino e rápidos
Resumindo CA e CC, L1, L2 e L3 a alguns pontos-chave, o que acontece no uso real é que existem três tipos principais de carregadores para carregar:
- Carregadores domésticos, ou aqueles que você guarda em casa ou no porta-malas (ou frunk)
- Carregadores de destino — geralmente significando carregadores de Nível 2 que podem estar no local de trabalho, em um shopping center ou em um estacionamento e fornecem uma carga significativa em algumas horas
- Carregadores rápidos que provavelmente estão localizados ao longo de rotas de viagem em rodovias, para fornecer uma carga significativa em menos de uma hora
Volkswagen ID.4 2024
Como encontrar carregadores
Recomendamos fortemente que você tenha em mãos uma combinação de métodos para encontrar as melhores opções de estações de carregamento. Portanto, instale no seu smartphone não apenas o aplicativo oficial da marca para o seu veículo, mas também um aplicativo independente focado em carregamento e planejamento de rotas.
A maioria dos veículos elétricos atuais vem com algum nível de planejamento de rotas para carregadores que incorpora estimativas de autonomia dinâmica. No entanto, nem todos os aplicativos e interfaces das montadoras oferecem as ferramentas para as viagens rodoviárias mais rápidas com veículos elétricos. Recomendamos aplicativos independentes de carregamento de veículos elétricos para fazer backup da sua interface no carro e garantir que você esteja escolhendo as melhores paradas ao longo do caminho, como Chargeway, PlugShare e A Better Route Planner. O Google Maps e o Apple Maps agora também incluem algumas especificações do carregador.
Em seguida, você precisará iniciar a sessão de carregamento — e, em muitos casos, pagar por ela. No caso da Tesla, você provavelmente só precisará conectar o carro à tomada. Para quem tem outros veículos elétricos, a tecnologia Plug & Charge oferece um nível de conveniência semelhante, embora ainda não esteja funcionando em todos os lugares. Em outros casos, pode ser necessário passar o cartão de crédito ou fazer o pagamento pelo smartphone, mas, no geral, os dias de cartões, aplicativos, chaveiros e chaves de acesso separados para cada rede de carregamento estão, felizmente, a caminho do fim — graças, em parte, às regras NEVI do governo federal.
Carregador doméstico Fisker Wallbox
Instalando um carregador doméstico
Para todos esses carregadores domésticos, estejam eles conectados à tomada apropriada ou com fio, a regra dos 80% se aplica — o que significa que você não deve usar uma carga constante que exceda 80% da potência máxima para a qual seu circuito está conectado. Assim, por exemplo, para um circuito de 50 amperes, você deve usar um carregador que não consuma mais de 40 amperes.
Alguns dos veículos elétricos de longo alcance atuais são capazes de carregar até 19,2 kW, o que indica um conector de carga de 80 amperes, exigindo (considerando a regra dos 80%) um circuito de 100 amperes. Com um fornecimento de 200 amperes para toda a casa bastante comum hoje em dia, e algumas casas menores ou mais antigas funcionando com 125 amperes ou menos, essa é uma quantidade insustentável para se dedicar ao carregamento de veículos elétricos sem grandes (e custosas) atualizações elétricas.
Caixa de disjuntor mostrando circuito de 240 volts para estação de carregamento de carros elétricos
Para sermos perfeitamente pragmáticos, um circuito de 40 amperes e um conector de carregamento doméstico de 32 amperes serão suficientes, e mais do que suficientes para a maioria dos veículos elétricos — resultando em uma potência de carga de até 7,7 kW. Mesmo para muitos veículos elétricos de maior alcance, isso é suficiente para uma carga completa em 10 a 14 horas, se a carga restante for quase zero.
Mas aumente a potência do circuito, se possível. Um circuito de 60 amperes e um carregador de 48 amperes, por exemplo, proporcionarão mais velocidade para alguns dos maiores caminhões elétricos ou veículos elétricos de maior alcance, e aumentar para 100 amperes para o circuito e 80 amperes para o carregador pode ser vantajoso para alguns modelos.
Uma observação final: provavelmente faz muito mais sentido instalar um circuito de 100 amperes em vez de adicionar dois circuitos separados de 50 amperes, já que existem carregadores duplos que dividem a amperagem disponível entre os veículos elétricos. Mas também existem opções de balanceamento de carga e compartilhamento de energia. Converse com seu eletricista.
Carregadores rápidos DC da Electrify America – CCS e CHAdeMO
Conectores de carga — J1772, NACS, CCS, CHAdeMO
Alguns veículos elétricos atuais vêm com uma porta de carregamento, enquanto outros vêm com duas. O motivo disso está relacionado ao carregamento CA e CC, mas é um pouco mais complicado do que isso.
A maior parte do carregamento CA é feita pela porta de carregamento redonda J1772 — o plugue em “J” que se tornou quase universal nos últimos 15 anos em veículos elétricos e híbridos plug-in. A mesma porta permite o carregamento L1 e L2, até cerca de 19,2 kW.
Conectores de carregamento de veículos elétricos do mercado dos EUA – via ChargePoint
CCS. O Sistema de Carregamento Combinado, na forma como os americanos o conhecem, é a mesma porta J1772, com dois pinos robustos de carregamento CC adicionados logo abaixo, para permitir o carregamento rápido CC de Nível 3 (ou talvez, em configurações de carregamento bidirecional, outros tipos mais lentos de compartilhamento de energia CC). Nos EUA, o CCS chegou no final de 2013.
NACS. O Sistema de Carregamento Norte-Americano, ou J3400, como foi denominado como padrão da indústria em 2023, é uma adoção e evolução da porta de carregamento da Tesla, usada desde o lançamento do Model S em 2012. O NACS se destaca por combinar carregamento CA e CC na mesma porta de carregamento compacta, algo que alguns podem achar mais fácil de usar.
CHAdeMO. Concebido em 2009 e 2010 por um grupo de empresas japonesas, o CHAdeMO foi lançado pela primeira vez nos EUA no Nissan Leaf 2011. Os únicos dois novos veículos a utilizar a porta CHAdeMO em 2024 são o Nissan Leaf EV e o Mitsubishi Outlander Plug-In Hybrid. Embora a porta e o padrão estivessem à frente da curva com o carregamento bidirecional totalmente habilitado a partir de 2013, o CHAdeMO foi rejeitado na Europa. O que também tem tornado o CHAdeMO irrelevante é que a porta grande e redonda não inclui carregamento CA/L2 — portanto, em veículos elétricos, a porta J1772 precisa ser incluída separadamente.
Supercharger Tesla
NACS ou CCS: Duas conclusões
O futuro do carregamento de veículos elétricos nos EUA é o NACS. Ao longo de 2023, começando com a Ford , todas as montadoras americanas de grande porte se comprometeram com o formato NACS baseado na Tesla para futuros veículos elétricos — e, enquanto isso, com acesso à rede Tesla Supercharger com adaptadores de tomada CCS-NACS . Mas muitos desses veículos elétricos que migrarão para esse formato só serão lançados no final de 2025 ou 2026.
Acostume-se com adaptadores. Embora o futuro seja o NACS, você pode se dar bem com o CCS para carregamento doméstico por muitos anos. Se você depende de carregamento público, mesmo em viagens rodoviárias, provavelmente vai querer ter um adaptador aprovado à mão.
Estação de carregamento sem fio WiTricity e Siemens
Parte do futuro do carregamento será sem fio
Cabos e conectores podem continuar sendo uma forma de carregar seu veículo elétrico, mas não serão a única. A tecnologia para carregamento totalmente sem fio em veículos — também conhecida como carregamento indutivo — já chegou e, se avançarmos alguns anos, é bem provável que alguns motoristas de veículos elétricos nos EUA nunca mais precisem se preocupar em se lembrar de conectar fisicamente à tomada todas as noites.
A tecnologia se baseia em um conjunto de bobinas de cobre em cada extremidade — uma em uma base no chão da garagem, entrada de veículos ou vaga de estacionamento, e a outra na parte inferior do veículo elétrico. A base inferior cria um campo magnético oscilante, que é então capturado pela bobina do carro e convertido novamente em eletricidade.
Por que não está em todos os lugares? Primeiro, é caro, com o preço de uma instalação completa de carregamento sem fio custando várias vezes o preço de uma wallbox. Quando veículos elétricos de luxo — e a Tesla — adotarem o carregamento sem fio, eles abrirão caminho para economias de escala e, eventualmente, para estações públicas de carregamento sem fio que podem tornar sua viagem ainda mais fácil.
Avançando ainda mais no futuro, o carregamento indutivo dinâmico pode significar que alguns veículos elétricos, em certas rotas, nunca precisarão parar para carregar, já que a tecnologia pode carregar seu veículo gradualmente enquanto você dirige, por meio de bobinas menores incorporadas na estrada.
Toyota RAV4 Prime – Carregamento sem fio dinâmico Electreon
O carregamento bidirecional é o curinga
Na maioria dos casos, hoje em dia, o carregamento de veículos elétricos envolve o fluxo de energia em uma única direção — da rede elétrica para o seu veículo. Mas, no futuro, poderá haver muito mais concessões no carregamento, à medida que veículos elétricos, equipamentos domésticos e, talvez, sua concessionária de serviços públicos adotem o carregamento bidirecional. Com ele, conhecido como V2H (veículo para casa), V2G (veículo para a rede elétrica) e V2X (veículo para tudo), os veículos elétricos podem enviar energia para acampamentos ou canteiros de obras, abastecer residências durante quedas de energia ou apagões, ou ajudar a equilibrar a energia com diferentes custos ou diferentes níveis de demanda.
Ford F-150 Lightning 2022 – Energia de reserva inteligente
Mais adiante, diversas empresas, com termos, diferenças técnicas e regras propostas diferentes, propuseram a ideia de um “mercado aberto” para carregamento bidirecional — em pequenas quantidades, por meio de carregamento sem fio. Por exemplo, talvez o supermercado pegue emprestado apenas um ou dois quilowatts-hora da maioria dos veículos no estacionamento — sem fio, com base nas suas configurações — e, em troca, ofereça um desconto para quem reduzir o consumo de energia elétrica da rede elétrica, mais cara, em uma tarde quente.
Algumas formas de carregamento bidirecional já estão disponíveis. O CHAdeMO é totalmente compatível com carregamento bidirecional há mais de uma década, com o hardware e o software adequados, é claro. A CCS também oferece esse recurso há vários anos. A General Motors expandiu a capacidade de carregamento bidirecional para toda a linha de veículos elétricos da GM e preparou um ecossistema GM Energy , incluindo armazenamento de energia. E, atualmente, o Ford F-150 Lightning, o Nissan Leaf e os Kia EV9 e EV6 estão entre os veículos elétricos compatíveis com pelo menos algum hardware bidirecional. Em 2023, a Tesla afirmou que, dentro de cerca de dois anos — este ano — todos os Teslas terão a funcionalidade de carregamento bidirecional .
Nota de etiqueta de carregamento – Carregador rápido DC, Olympia WA
PS Não se esqueça das boas maneiras: Etiqueta do carregador de veículos elétricos
O objetivo é que todos nós nos demos bem.
O Green Car Reports já se aprofundou nessa questão com muito mais frequência no passado, quando dirigir um VE parecia um clube exclusivo de pioneiros em tecnologia. Em 2025, o cenário é bem diferente do que era em 2015, por exemplo — e os dias de deixar post-its passivo-agressivos nos veículos ou distribuir fanzines para outros motoristas de VE (já vi os dois) são, em grande parte, relegados a histórias de como era antigamente. Mas algumas regras de educação se mantêm tão válidas hoje quanto naquela época.
Não exagere na sua estadia. Antes de mais nada, certifique-se de não ocupar o espaço por mais tempo do que o tempo que o seu carro leva para recarregar. Você não abandonaria seu carro em um posto de gasolina quando ele não estivesse abastecendo, certo? A maioria das redes de recarga cobra taxas por ficar ocioso se você permanecer conectado, e os pontos de recarga não existem para oferecer estacionamento.
Combine o veículo elétrico com o conector. Se puder evitar, não use um conector/carregador com potência muito maior do que a que seu veículo elétrico pode aproveitar. Portanto, proprietários de Chevy Bolt EV, por favor, não usem os conectores de 350 kW, se puderem, enquanto os motoristas de Lucid Air ou Chevy Silverado EV, que podem fazer pleno uso deles, esperam.
Respeito! Não desligue o veículo de ninguém da tomada até que a carga esteja completa, mesmo que seja apenas para inserir os cinco minutos de carga necessários para chegar em casa. A maioria dos veículos elétricos possui travas que permitem escolher se a liberação da porta de carga requer a presença da chave, portanto, certifique-se de conhecer bem o seu veículo.