GMC Sierra EV Denali 2025 realiza múltiplas tarefas ao máximo

by Green Car Reports

“Já fiz esse trajeto, e não é para uma picape grande, muito menos para uma que pese quase 4.000 kg.”
Essas foram as palavras de Bengt Halvorson, da Green Car Reports.

Foi isso que comentei, em parte com descrença, com meu copiloto enquanto éramos conduzidos a um GMC Sierra EV 2025 e enviados para percorrer as estreitas rodovias de Bay Area Redwood e trechos da Skyline Boulevard. 1,3 milhõesVisão geral do Honda Ridgeline

A memória não me falhava em relação às estradas; o percurso incluía algumas faixas onduladas de asfalto em cumes que eu havia apreciado bastante em um pequeno Volkswagen GTI anos antes. Mas subestimei completamente o Sierra EV. 

Com cerca de 585 cm de comprimento e 213 cm de largura, sem contar os retrovisores, a grande picape elétrica não era tão estressante para encarar pistas estreitas. Consegui posicioná-la com precisão, graças à direção traseira, que gira as rodas traseiras em um pequeno ângulo oposto às dianteiras em curvas fechadas de baixa velocidade. A entrega instantânea de torque do sistema de motor duplo do Sierra EV permitiu que não perdêssemos o ritmo nas subidas, enquanto a suspensão a ar nos mantinha equilibrados. A forte frenagem regenerativa (Normal e Alta) manteve nossa velocidade correta, como deveria ser, nas descidas íngremes. 

GMC Sierra EV Denali 2025
GMC Sierra EV Denali 2025

Comecei o dia sabendo muito bem da alta autonomia de 740 km desta picape e da rapidez com que ela acelera — e não precisava de mais provas de que ela pode atingir silenciosamente 96 km/h em 4,5 segundos (ou melhor, ao que parece). Mas a GMC nos empurrou por um caminho que eu jamais teria escolhido, incluindo muitas curvas, alguns reboques, algumas brincadeiras na terra com a direção traseira demonstrando a impressionante manobrabilidade e a visão da câmera, e um exercício com o modo CrabWalk , que aponta as rodas traseiras na mesma direção que as dianteiras. E nos libertou do desafio de encaixar um monte de equipamentos para diversão ao ar livre na Sierra EV às pressas. 

No final das contas, eu me sentia aprendido. A GMC não fez uma declaração de design peculiar (como o Cybertruck), nem se concentrou no público que gosta de estilo de vida ao ar livre (como o R1T), nem simplesmente criou uma versão elétrica de sua picape campeã de vendas (como o F-150 Lightning). 

O GMC Sierra EV fica ao lado do GMC Hummer EV na linha GMC, e a marca essencialmente diferencia os dois ao afirmar que, se a picape Hummer EV é a picape “da moda”, o Sierra EV é a picape “do jeito que está”. Como produto, é uma conquista ainda mais impressionante para o mercado, e se você busca a maior versatilidade de carga para itens grandes e a maior autonomia para rebocar, transportar e fazer coisas típicas de caminhonete, este é o carro ideal.  

GMC Sierra EV Denali 2025
GMC Sierra EV Denali 2025

GMC Sierra EV 2025: Grande autonomia para uma picape “faz-tudo”

O GMC Sierra EV 2025 possui algumas das classificações de autonomia mais altas do mercado, não por se destacar pela eficiência, mas porque suas baterias são potentes. Ambas as baterias são de camada dupla, com a capacidade de uni-las em série para permitir carregamento rápido de 800 VCC . Com 205 kWh do Max Range, ele atinge classificações de autonomia de 740 km, e com 170 kWh do Extended Range, ele alcança 630 km. O valor do Max Range é “estimado pela GM”, pois esse pacote superdimensionado coloca o Sierra EV em uma categoria de peso médio que não se aplica às classificações da EPA. 

Em quase 145 quilômetros de condução bastante variada em ruas e rodovias, vimos 3 km por kWh de acordo com o computador de bordo do Sierra EV, sugerindo que ainda podemos ver 637 quilômetros de alcance ou mais nesse tipo de direção. 

A bateria enorme abre possibilidades. O Sierra EV pode rebocar até 4.700 kg com o pacote Extended Range ou 4.500 kg com o pacote Max Range, e embora possa reduzir a autonomia pela metade, isso não é um problema tão grande aqui. 

GMC Sierra EV Denali 2025
2024 GMC Sierra EV Denali Edição 1

O Sierra EV pode rebocar confortavelmente e encontrar espaço para equipamentos

Em um circuito curto com um trailer de 2.580 kg, o Sierra EV pareceu praticamente inabalado pela carga, ainda capaz de acelerar mais rápido do que uma minivan totalmente carregada. Em um circuito com duas acelerações máximas, a média foi de apenas 1,6 km/kWh, de acordo com o computador de bordo — ainda indicando que 320 km de autonomia são possíveis com um trailer para cavalos ou um barco grande. 

Versões com alcance máximo, como a que dirigi, entregam até 760 cv e 800 Nm de torque, graças a dois motores de ímã permanente projetados e fabricados pela GM. As versões com alcance estendido têm essencialmente o mesmo hardware, exceto pela bateria, mas geram 645 cv e 800 Nm de torque. 

GMC Sierra EV Denali 2025
GMC Sierra EV Denali 2025

Esses valores de potência, e o tempo de aceleração de 4,5 segundos da versão Max, são fornecidos apenas no modo Max Power. O Sierra EV também conta com os modos Normal-Tour, Off-Road, Tow-Haul e um modo personalizado. A GM não divulgou qual é a potência máxima em nenhum desses outros modos. 

O Sierra EV tem um porta-malas de 3,3 metros cúbicos — aqui chamado de eTrunk, com porta-copos, dreno, proteção contra intempéries e muito mais. Mas a estrela surpresa da versatilidade de carga aqui é o Midgate. Em apenas alguns minutos, você pode converter a área do banco traseiro em uma expansão da caçamba — criando um espaço de 2,75 metros de comprimento com a tampa traseira travada, ou um espaço de 3,05 metros com a tampa traseira abaixada e o degrau de carga da tampa traseira retrátil usado para acomodar itens longos — como um caiaque. 

Os engenheiros enfatizaram que o Midgate não foi projetado como uma solução para uso ocasional, mas sim como algo que você pode usar diariamente. Embora não seja à prova de intempéries, é uma ótima solução para transportar equipamentos por alguns quilômetros até um ponto de partida — sem precisar de carregadores especializados — e você pode deixar uma das posições do banco traseiro no lugar enquanto o usa. 

GMC Sierra EV Denali 2025
GMC Sierra EV Denali 2025

Sierra EV Denali é caro, mas muito bem equipado

O GMC Sierra é intimamente relacionado ao Chevrolet Silverado EV RST , mas existem algumas diferenças importantes em como ele se encaixa no mercado de veículos elétricos e no mercado de caminhonetes. Em 2024, o Sierra EV era oferecido apenas na versão topo de linha Denali, com o que é essencialmente “o equipamento completo” — a maior bateria, suspensão a ar, direção nas rodas traseiras e um conjunto de recursos que é um dos mais focados em luxo entre as picapes grandes. 

Para 2025, houve apenas algumas pequenas mudanças de preço, a adição da versão Extended Range e 32 km a mais para a versão Max Range devido a algumas melhorias de eficiência nos próprios motores. Passei o dia com a versão topo de linha Sierra EV Denali, na versão Max Range, custando pelo menos US$ 100.495 — incluindo a taxa de entrega de US$ 2.095, mas sem acessórios adicionais para reboque e armazenamento. 

O Sierra EV Denali inclui suspensão a ar, direção nas rodas traseiras, teto solar panorâmico, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, estofamento em couro, volante aquecido, bancos externos aquecidos, head-up display, compatibilidade com hotspot Wi-Fi e sistema de áudio Bose com sete alto-falantes. Há também carregamento sem fio integrado de forma inteligente em uma bandeja deslizante no console central, além de diversas portas USB-C e tomadas de 120 V CA na cabine. Além disso, há a estação de energia CA Offboarding de 7,2 kW, que pode eliminar a necessidade de levar aquele pequeno gerador para o acampamento ou canteiro de obras. 

Não tive a oportunidade de carregar o Sierra EV como parte deste breve test drive. As taxas de pico de carregamento rápido são de 350 kW para o pacote Max Range e 300 kW para o pacote Extended Range. A GM afirma que, com um conector CCS de 350 kW, a bateria recupera até 160 km de autonomia em apenas 10 minutos, e já foi dito anteriormente que qualquer um desses pacotes atinge de 10% a 80% da bateria em cerca de 40 minutos. A GMC integra um recurso de pré-condicionamento da bateria para ajudar a atingir as taxas de pico; ele funciona com o planejador de viagens de navegação nativo ou com o toque de um botão virtual. 

GMC Sierra EV 2025 com pacote GM Energy
GMC Sierra EV 2025 com pacote GM Energy

Pronto para fazer backup em casa, não é Apple CarPlay

Na economia da vida com veículos elétricos, o Sierra EV também inclui a capacidade de gerar 10,2 kW de CA, potencialmente eliminando a necessidade de carregar um gerador. E a partir do carregador PowerShift de US$ 1.699, os proprietários podem equipar suas casas com componentes de energia da GM que podem usar o Sierra EV para ajudar a fazer backup da casa — incluindo o armazenamento de energia residencial PowerBank .

Embora o GMC Sierra EV Denali tenha muitas semelhanças com o Chevrolet Silverado EV, uma das diferenças mais marcantes na cabine é que o Sierra EV possui um sistema de tela de 16,8 polegadas com orientação vertical em vez da orientação horizontal do Chevrolet. Assim como no Silverado EV e em outros novos veículos elétricos da GM, ele conta com o Google integrado, incluindo a capacidade de executar aplicativos do ecossistema Google — mas não há compatibilidade ou integração com Apple CarPlay ou Android Auto. 

GMC Sierra EV Denali 2025
GMC Sierra EV Denali 2025

O Super Cruise da GM também está incluído (por três anos) no Sierra EV, permitindo direção sem intervenção do motorista e trocas de faixa semiautomáticas em mais de 1.200.000 quilômetros de estradas e rodovias mapeadas — com a atenção do motorista mantida. O Super Cruise agora também funciona ao rebocar. Com a carga de 2.580 kg, acionei o recurso brevemente e encontrei um posicionamento estável na faixa e um controle de velocidade sólido usando a frenagem regenerativa. Mas ainda não é um sistema perfeito nem confiável o tempo todo; quando tentei usar o sistema para dirigir na US-101 perto de Palo Alto, ele continuou se desativando, pois não conseguia ver as marcações de faixa tênues e inconsistentes que não tínhamos problemas em ver. 

A GMC conseguiu acomodar pessoas altas muito bem na frente e atrás, proporcionando bastante espaço para a cabeça e uma ótima visão para o exterior. Os bancos são confortáveis, mas oferecem bom suporte, tanto na frente quanto atrás.

A cabine é super silenciosa, auxiliada por três fatores: uma função de cancelamento de ruído ativo para o sistema de áudio Bose, isolamento acústico adicional na parte inferior em comparação com outros modelos da GMC e vidros laterais acústicos. Isso contribui para o ambiente de um veículo de luxo. 

Esse ambiente se mantém nesta versão Denali, com detalhes de costura fina nos bancos dianteiros perfurados, grades dos alto-falantes estampadas, acabamento em madeira cortada a laser e ajuste e acabamento precisos em todos os lugares. Veremos se esses padrões se manterão nas versões mais baratas que virão. 

GMC Sierra EV Denali 2025
GMC Sierra EV Denali 2025

Mais caminhões elétricos GMC a caminho — mas quando?

A GMC informou que os modelos Sierra EV AT4 e Elevation, mais acessíveis, serão lançados em 2025, embora não tenha confirmado se isso ocorrerá no ano-modelo 2025 ou 2026. A GM também não divulgou quando planeja aumentar a produção dessas caminhonetes em sua fábrica em Lake Orion, Michigan, onde encerrou a produção do Bolt EV há quase um ano. Até lá, a produção será limitada. 

Mas também é fácil imaginar uma versão ainda mais equipada do Sierra EV com suspensão magnética — para amenizar a sensação de segurar firme e andar em um parque de diversões ao acelerar rapidamente em piso irregular. Talvez essas sejam as mudanças que elevarão essa plataforma para o próximo Cadillac Escalade IQ . 

Segundo Bengt Halvorson, da Green Car Reports, a GM superou muitos preconceitos — incluindo os meus — e mostrou que pode fabricar uma excelente picape elétrica. Agora, precisa fabricar mais. 

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