Palou é pole no Grande Premio de Sonsio

por Indycar

Por Paulo Kelly 

Alex Palou começou a defesa da vitória no Grande Prêmio de Sonsio em 2023 da melhor maneira possível na sexta-feira no Indianapolis Motor Speedway, conquistando a pole para a corrida deste ano.

Palou, duas vezes campeão da NTT INDYCAR SERIES, ganhou seu quarto prêmio NTT P1 na carreira e o primeiro desde o Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear em junho passado. Sua melhor volta hoje no Firestone Fast Six foi de 1 minuto e 9,0004 segundos no número 10 da DHL Chip Ganassi Racing Honda.

A pole no percurso de estrada de 14 curvas e 2.439 milhas veio depois que Palou terminou em 17º e 11º, respectivamente, nas duas sessões de treinos de hoje que antecederam a qualificação.

“Foi um dia difícil, honestamente”, disse Palou. “O treino 1 e o treino 2 não foram incríveis. Até o início da qualificação também. Então, estou muito feliz por estar lá. Não esperava. Eu vou levar.

“Hoje foi o aniversário da minha mãe, então provavelmente é um bom presente de aniversário.”

A cobertura ao vivo da corrida de 85 voltas começa às 15h00 horário do leste dos EUA no sábado na NBC, Peacock e na INDYCAR Radio Network. Uma sessão de aquecimento de 30 minutos começa às 11h15, com cobertura ao vivo no Peacock e na INDYCAR Radio Network.

Christian Lundgaard qualificou-se em segundo lugar em 1:09:0921 na Hy-Vee Honda nº 45 da Rahal Letterman Lanigan Racing. Esta foi a sua terceira largada consecutiva na primeira linha no percurso de estrada IMS, já que conquistou a pole para este evento em maio passado e largou em segundo no Grande Prêmio Gallagher em agosto passado.

O bicampeão da série, Will Power, largará em terceiro após sua melhor volta de qualificação de 1m09s1636 no número 12 da Verizon Business Team, Penske Chevrolet. O companheiro de equipe Josef Newgarden se juntará a Power na segunda fila do grid de largada depois de se qualificar em quarto lugar às 1:09.2528 no número 2 do Snap-on Team Penske Chevrolet.

Os fortes desempenhos de Power e Newgarden ocorreram apesar de trabalharem este mês sem seus respectivos estrategistas e engenheiros-chave. O presidente da equipe e estrategista de Newgarden, Tim Cindric, o estrategista de energia Ron Ruzewski, o engenheiro de Newgarden Luke Mason e o engenheiro de dados de energia Robbie Atkinson foram suspensos pela equipe Penske para este evento e o Indianápolis 500 apresentado por Gainbridge por seus papéis nas infrações técnicas Push to Pass encontradas em os carros dirigidos por Power, Newgarden e seu companheiro de equipe Scott McLaughlin.

Pato O’Ward largará em quinto após sua melhor volta de 1m09s3320 no Chevrolet Arrow McLaren nº 5. O hexacampeão da série, Scott Dixon, completou o Firestone Fast Six em 1: 09.5270 no No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda.

O vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2016, Alexander Rossi, qualificou-se como o melhor sétimo da temporada com 1: 09,0801 no Chevrolet McLaren nº 7 Arrow, depois de perder o Firestone Fast Six por 0,0185 de segundo. O melhor início de temporada anterior de Rossi foi 13º em Long Beach.

O líder de pontos da série, Colton Herta, enfrenta uma longa subida na corrida de sábado, depois de se qualificar em 24º lugar, o menor da temporada, na Gainbridge Honda nº 26 da Andretti Global com Curb-Agajanian. O carro de Herta ficou sem combustível em sua última volta durante a primeira rodada da qualificação. Ele liderou o primeiro treino esta manhã.

Esta é a posição de qualificação mais baixa de Herta desde que ele também largou em 24º no Chevrolet Detroit Grande Prêmio apresentado por Lear em junho passado.

You may also like