Embassy Racing WF01 Zytek
Uma maneira ‘fácil’ de entrar nas corridas internacionais de carros esportivos é comprar um carro completo de um fabricante especializado como Lola ou Courage. Nos últimos anos, vários membros da equipe privada modificaram e reconstruíram seus carros de corrida a ponto de se qualificarem como novos fabricantes. O mais recente deles é a Embassy Racing, embora eles tenham tomado alguns atalhos para colocar em campo seu primeiro protótipo de piloto construído por eles mesmos dentro de um ano após fazer sua estreia em corridas internacionais. Na verdade, o plano de construir seu próprio carro já estava flutuando antes de colocar o Radical SR9 da equipe no Le Mans Series de 2007. Deixando pouco ao acaso e sublinhando a sua ambição, o fundador da equipa, Jonathan France, montou uma ‘equipa de sonho’ de designers, engenheiros e pilotos.
Possivelmente, a tarefa mais importante de projetar o carro foi dada a Peter Elleray. Ele já havia escrito o Bentley vencedor de Le Mans e o Radical SR9, que provou ser super rápido, apesar de nunca ter sido testado no túnel de vento. Durante 2007, Elleray escreveu uma forma elegante e muito baixa que lembra um pouco o Radical. Sob os painéis da carroceria, o chassi de fibra de carbono e a suspensão double wishbone seguiam linhas convencionais. O chassi foi projetado e testado de acordo com a especificação LMP1, mas a equipe decidiu correr na classe LMP2 para corsários. Para impulsionar o WF01 (em homenagem ao filho de Jonathan France, William), a Embassy Racing assinou um contrato com a Zytek. Seu motor V8 naturalmente aspirado tinha acabado de fazer uma dobradinha em Le Mans na classe LMP2, então foi uma escolha sensata.
Enquanto a equipe estava correndo com o Radical SR9 pela Europa e até mesmo na América do Sul, os preparativos para a temporada de 2008 estavam bem encaminhados. Muito antes de a primeira banheira estar disponível, os engenheiros já estavam construindo o sistema elétrico para garantir que tudo estivesse pronto para instalação assim que a montagem começasse. Somando-se à pressão crescente estava o fato de que a França pretendia rodar com dois carros desde o início da temporada. Os últimos meses foram particularmente frustrantes, pois vários fornecedores de peças tiveram problemas para entregar as peças. Isso atrasou tanto a equipe que os dois carros mal foram testados antes de serem enviados para Barcelona para a corrida de abertura da Le Mans Series de 2008. No entanto, o construtor recém-nascido conseguiu terminar os dois carros a tempo do primeiro, o que, dadas as condições, foi uma conquista e tanto.
No que foi basicamente uma sessão de teste muito pública, os dois WF01s com motor Zytek fizeram um progresso constante ao longo do fim de semana. Infelizmente, a corrida foi interrompida depois que um componente de direção falhou em um carro. O segundo carro foi retirado por precaução. A seguir foi a rodada de Monza, que viu o mais rápido dos dois carros da Embassy subir para o terceiro lugar na classe no final da corrida. Infelizmente, o carro parou com menos de trinta minutos para o fim. O outro WF01 terminou em oitavo na categoria e somou o primeiro ponto para a nova fabricante. A terceira corrida de 1000 km da temporada foi na sempre popular pista de Spa e novamente a Embaixada mostrou grande progresso. A corrida, por outro lado, foi frustrante, pois o carro nº 46 foi eliminado na volta de aquecimento e a máquina nº 45 abandonou com um problema semelhante ao de Monza.
O próximo grande compromisso da jovem equipe são as 24 Horas de Le Mans, em junho, para as quais um dos carros recebeu um convite. Se os erros de confiabilidade puderem ser superados, o fabricante poderá muito bem fazer uma estreia surpreendente na lendária pista. A Embassy Racing é uma adição bem-vinda às corridas de carros esportivos europeus; nem um pouco por causa das fabulosas ‘Embassy Girls’ que vagam pelo paddock.
Motor
Configuração Zytek ZG348 90º V8
Localização Meio, montado longitudinalmente
Peso 120 quilos / 264,6 libras
Cabeça e bloco de alumínio para construção
Deslocamento 3.396 cc / 207,2 cu in
Valvetrain 4 válvulas / cilindro, DOHC
Alimentação de combustível Zytek EMS 4.6.1 Injeção de combustível
Aspiração Aspirada Naturalmente
Potência 540 bhp / 403 kW a 9.500 rpm
Torque 441 Nm / 325 pés-lb a 8.000 rpm
BHP/Litro 159 cv/litro
Transmissão
Câmbio Ricardo 6 velocidades Sequencial
Tração Tração traseira
Monocoque de fibra de carbono do chassi
Suspensão (fr/r) triângulos duplos, molas helicoidais acionadas por haste e amortecedores
Direção pinhão e cremalheira, assistida
Freios Discos ventilados de cerâmica de carbono, all-round
Dimensões
Peso 825 quilos / 1.819 libras
Números de desempenho
Potência para pesar 0,65 cv/kg