Juncos Hollinger: anciosos

por Indycar

Ricardo Juncos esperava resultados promissores em 2023, mas não logo no início da temporada Firestone Grand Prix de São Petersburgo, apresentado pela RP Funding.

Afinal, o co-proprietário da Juncos Hollinger Racing (JHR) passou por uma entressafra movimentada que incluiu uma reformulação da marca e expansão para duas inscrições em tempo integral com o segundo ano Callum Ilott acompanhado por Agustín Canapino, campeão múltiplo de carros de turismo na Argentina sem abrir experiência em roda.

Ilott largou em 22º no Chevrolet nº 77 e navegou cuidadosamente no caos implacável que foi aparentemente constante em todas as 100 voltas ao redor do circuito de rua temporário de 1,8 milhas e 14 curvas. No final, o inglês recuperou impressionantes 17 pontos para cruzar a linha de chegada em quinto lugar, o melhor da carreira para ele e para a Juncos Hollinger Racing.

“É incrível”, disse Juncos. “Obviamente, uma grande sensação. Eu não posso acreditar. Acho que não vou perceber o que acabamos de fazer porque passar de um carro para dois carros é realmente difícil, e fazer isso da maneira certa.

“Também fizemos uma exposição na Argentina, que foi muito complicada para todos. O rebranding, tudo, foi uma pré-temporada muito difícil para nós. O objetivo hoje era tentar não cometer erros, mas nunca esperei depois da classificação terminar da maneira que terminamos. Tivemos um problema (na classificação), não sabemos exatamente o quê, pressão dos pneus ou algo no segundo jogo de pneus com Callum que o colocou em 22º lugar. Acho que ele tinha potencial para estar no Fast Six, com certeza o top 12.

“Estou muito impressionado, muito impressionado com o que Callum fez. Ele está mostrando o calibre de piloto que é, e acho que esta é uma ótima situação para se estar agora, porque a motivação vai aumentar agora para o resto. Então, é um bom começo porque mesmo largando do 22º lugar, foi muito desafiador para ele, e ele fez um ótimo, ótimo trabalho.”

E apesar da falta de experiência, Canapino, fazendo sua estreia na NTT INDYCAR SERIES no Chevrolet nº 78 da equipe, conseguiu terminar na primeira volta em 12º depois de largar em 21º.

“Sempre dizemos que é o movimento anti-lógico, trazer alguém sem experiência em kart ou carro de roda aberta e agora na INDYCAR”, disse Juncos. “Mas fizemos uma loucura e agora ele fez um trabalho fantástico. Nas últimas seis ou sete voltas da corrida, manteve o ritmo dos líderes.

“Eu não podia acreditar no que ele estava fazendo tentando sobreviver à corrida porque, obviamente, fisicamente foi muito, muito desafiador para ambos, mas para Augustin com certeza mais. E terminar assim é um grande esforço da equipe. É tudo sobre o esforço do grupo de pessoas que tenho. Eu não posso agradecê-los o suficiente. Para Brad (Hollinger), obviamente o que ele está fazendo, os patrocinadores que acreditam em nós, os pilotos, os membros da equipe, cada um deles. Estou muito, muito feliz.”

JHR e Ilott mostraram flashes de excelência na última temporada, com inúmeras sessões de treinos fortes ao longo de sua campanha inicial juntos, pontuadas por dois resultados entre os 10 primeiros e uma aparição no Firestone Fast Six que resultou em um segundo lugar no final da temporada no WeatherTech Raceway Lagoa Seca.

Enquanto as metas continuam sendo redefinidas para o grupo, principalmente entrando na segunda temporada juntos, o Juncos ficou surpreso ao ver esse tipo de desempenho acontecer tão rapidamente.

“Exatamente, isso é bom para a equipe porque não sabíamos o que esperar”, disse Juncos. “Estávamos apenas tentando montar a segunda equipe, que é o dobro de pessoas e tentar fazer o sistema funcionar. E a corrida foi uma loucura, na verdade. A corrida foi de muita estratégia e estávamos pensando muito.

“Primeira vez para mim também, estar na rádio com o Agustín e fazer parte da estratégia. Eu nunca fiz isso antes. Foi muito desafiador para mim também, e tento mudar minha mente como dono de equipe de tudo o que estou fazendo para o modo de corrida. Acho que fizemos um bom trabalho. Temos praticamente todo mundo novo na cronometragem do carro de Agustin sem muita experiência, para ser honesto. Fizemos tudo o que pudemos.

“Isso é ótimo. Este é um bom começo. Grande motivação. Mas eu nunca esperei, se você me perguntasse (domingo) de manhã, esperar esse resultado.”

Por Joey Barnes | Publicado: 7 de março de 2023

You may also like