‘O trabalho ainda não acabou’ – Logano ainda tem trabalho a fazer para garantir o terceiro título

por Racer

Por Kelly Crandall

John K Harrelson

Joey Logano não era um favorito ao campeonato da NASCAR Cup Series quando a temporada regular terminou no início de setembro. Ou pelo menos não era estatisticamente.

Logano terminou a temporada regular em 15º na classificação do campeonato com uma vitória no Nashville Superspeedway que garantiu sua vaga na pós-temporada. O resto de seu trabalho em 26 corridas incluiu oito top 10, 264 voltas lideradas e sete pontos nos playoffs.

Mas Logano é o primeiro piloto bloqueado no Championship 4 depois do que alguns podem chamar de uma vitória surpreendente no Las Vegas Motor Speedway. A equipe nº 22 superou as expectativas para ganhar uma vaga na corrida do campeonato?

“Talvez na sua mente”, Logano riu após a vitória de domingo. “Eu não sei. Para nós, nossa meta sempre é conseguir e nós realmente acreditamos que podemos. Houve muitos anos em que, pelas estatísticas, não parece muito bom. Mas conseguimos capitalizar quando importa, e nos playoffs, nós apenas aumentamos o pavio.

“Não sei exatamente o que é isso, mas simplesmente acontece. Então, você olha para nossas vitórias nos playoffs e nossa história versus nossas vitórias na temporada regular, é meio louco em termos de porcentagem o que é isso.

Logano ama a pós-temporada, algo que ele foi rápido em lembrar a todos em setembro. A época do ano em que a pressão está no auge é onde Logano prospera e ele estava tão confiante quanto sempre para a redefinição.

Las Vegas foi a segunda vitória de Logano na pós-temporada. Ele abriu as coisas vencendo no Atlanta Motor Speedway para garantir uma vaga na Rodada de 12.

Nas primeiras sete corridas da pós-temporada, Logano tem uma média de chegada de 14,28 com três top 10. E se ele fosse adicionar um terceiro campeonato, Logano ficaria sozinho como o piloto com mais campeonatos que ainda é um competidor ativo em tempo integral da Cup Series.

“Parece que quando os playoffs chegam, fazemos um trabalho muito bom”, continuou Logano. “Estou muito orgulhoso disso, mas também sempre penso no que Roger [Penske] diz, e é uma das minhas coisas favoritas que ele já disse: ‘Não tropece em seus próprios recortes de imprensa. Não exagere nos seus esquis.’

“O trabalho ainda não acabou. Temos que continuar olhando para o para-brisa e manter nossas cabeças baixas e trabalhando duro pelas próximas semanas para termos uma vantagem.”

Paul Wolfe se tornou chefe de equipe de Logano em 2020 e, além de vencer o campeonato da série de 2022, a dupla tem 12 vitórias juntas nas últimas cinco temporadas. Com a vitória de domingo, Wolfe agora é o chefe de equipe ativo mais vencedor (aos 41) na Cup Series após empatar com Rodney Childers (40).

Wolfe e Logano têm sido uma das duplas de chefe de equipe/piloto mais bem-sucedidas dos últimos anos.

“Quando se trata de situações de pressão, ele adora isso, e ele é obviamente muito bom nisso”, disse Wolfe sobre seu piloto. “Certamente há pilotos que, sob pressão, não conseguem ter um bom desempenho.

“Somos todos humanos. Não somos robôs. Então, o aspecto mental, o lado emocional disso, é real, e eu já vi isso acontecer. Você pode assistir isso na garagem com diferentes pilotos e eu acho que, se alguma coisa, essas situações o fazem atuar em outro nível, e eu sei que é difícil entender como isso pode ser possível. Você sente que os pilotos estão conseguindo tudo o que podem, não importa qual seja a situação, mas… ele é capaz de chegar a outro nível e os melhores pilotos conseguem fazer isso sob pressão.”

Em duas de suas três vitórias, Logano teve que economizar combustível. Nashville foi para cinco prorrogações antes que fosse decidido e Wolfe decidiu aumentar a quilometragem na fase final em Las Vegas enquanto muitos outros, incluindo os pesos pesados, pararam. Para Wolfe, esses são exemplos do talento de Logano para continuar a fazer tempo de volta apesar de uma situação de alta pressão.

“Nem sempre somos o carro mais rápido, mas sinto que, como equipe, somos uma das melhores equipes, se não a melhor na garagem, em juntar tudo e é disso que se trata esse esporte”, disse Wolfe. “O carro mais rápido raramente vence essas corridas. Então, tentamos garantir que cobrimos tudo. No final das contas, queremos o carro mais rápido que pudermos colocar na pista de corrida, e tentamos fazer isso toda semana, mas se você não fizer, não poderá deixar de fazer o resto.

“E fazer o resto no mais alto nível é o que nos permite fazer as coisas como fizemos (domingo).”

Logano e Wolfe estavam pela última vez no Championship 4 em 2022, quando venceram a final para ganhar o campeonato. Logano tem três vitórias no Phoenix Raceway.

Fonte: Racer.com

You may also like