Prévia dos Jogos de Automobilismo da FIA: Rally2

por FIA

A pilotagem de rali tem muito mais destaque nos Jogos de Automobilismo da FIA de 2024, que serão realizados em Valência, Espanha, de 23 a 27 de outubro.

Três vezes mais medalhas estão em oferta aos competidores do Rally2 durante esta terceira edição do evento, com um ouro aguardando a equipe mais rápida na categoria de superfície mista, uma para o mais rápido no asfalto e outra para o melhor no cascalho, com um total de 13 nações representadas.

Na categoria Rally2 aberta a carros de rali com tração nas quatro rodas homologados pela FIA, movidos por motores turboalimentados de 1600 cc, os competidores podem abranger séries de rali de nível regional e nacional até o Campeonato Mundial de Rally da FIA. 
Fundamental para os regulamentos, cada equipe entra sob a nacionalidade do piloto, enquanto o copiloto pode ser de um país diferente.

Rally2 Geral

O formato do Rally para os Jogos evoluiu desde a segunda “Corrida das Nações” realizada em 2022. Anteriormente, ele era disputado exclusivamente em estradas lisas entre Marselha e Toulon, na França. Desta vez, o programa começa com cascalho antes de passar para o asfalto.

Os tempos combinados das seis etapas de cascalho, seis de asfalto e duas Super Etapas Especiais realizadas no Circuito Ricardo Tormo decidirão quais das cinco nações competidoras da categoria geral do Rally2 avançam para a Etapa de Medalhas no domingo. A decisão importantíssima precede diretamente a Cerimônia de Encerramento. 

O confronto da Etapa de Medalhas colocará as três melhores equipes da classe de superfície mista frente a frente em um novo percurso no estilo Rallycross no Circuito Ricardo Tormo para decidir quem ganha o ouro, a prata e o bronze. Para todas as etapas, os layouts precisos não foram divulgados para garantir a imparcialidade esportiva.

Entre os cinco países apresentados na disciplina de superfície mista do Rally2 está a nação anfitriã, a Espanha. Seu campeão júnior de rali Alejandro Cachon e o copiloto Borja Rozada competirão a bordo de seu Toyota GR Yaris em uma tentativa de defender a medalha de prata do país conquistada em 2022. 

As chances da Alemanha dependem do piloto do Ford Fiesta Björn Satorius e do copiloto Hanna Ostlender. Enquanto isso, o México olha para Alejandro Mauro Sanchez / Adrian Perez (Fabia RS) enquanto a Türkiye é representada por Ali Türkkan / Burak Erdene, que conquistou a medalha de prata na divisão Rally4 em 2022 antes de garantir o terceiro lugar na classificação do Junior WRC deste ano.

Finalmente, o Reino Unido contará com o competidor de volta aos Jogos Oliver Mellors e o copiloto de longa data Ian Windress em seu confiável Proton Iriz R5.

Rally2 Gravel

Os competidores do Rally2 Gravel devem dominar as estradas de montanha de superfície solta da Gravel Rally Area designada a oeste de Valência, a cidade portuária na Costa Mediterrânea. Depois de dirigir a toda velocidade de Utiel até as linhas de chegada em Calderon e San Antonio, a programação de sexta-feira termina com uma Super Special Stage de asfalto no principal centro dos Jogos: o Circuito Ricardo Tormo.

O tricampeão do Supercampeonato Espanhol de Rally, José Antonio Suárez, será acompanhado por Alberto Iglesias em um Škoda Fabia RS como parte de uma formação de cascalho revisada e dedicada para a Equipe Espanha. 

Enquanto isso, as esperanças da Suécia estão no retorno de Jari Liiten. Um corredor de sucesso em uma variedade de campeonatos nórdicos, o participante anterior dos Jogos dirigirá um Fabia Evo ao lado do navegador Mikael Johansson.

Equador e Catar são dois novatos na competição. O primeiro é representado pelos vastamente experientes Juan Guerrero e Andres Carpio (Fabia RS), enquanto o quatro vezes vencedor do evento FIA WRC2 Abdulaziz Al-Kuwari e seu irmão Nasser (Fabia RS) hasteiam a bandeira do Catar. 

Eles enfrentam forte competição dos lituanos Rokas Steponavičius / Dovydas Ketvirtis (Fabia) e Türkkan / Erdener da Turquia.

Rally2 Tarmac

Acompanhado por competidores da categoria Rally4 (para carros de duas rodas motrizes) e do Rally Histórico (para máquinas construídas entre 1970 e 1981), a competição seguirá mais para o sul.

As etapas 8 a 13 ocorrerão no sábado na Área de Rally Tarmac, que abrange Cortes, La Cabezuela, Yatova, La Garrofera e Gestalgar. Os participantes do Rally2 Tarmac também se reunirão para uma Super Especial no Circuito Ricardo Tormo.

Cachon / Rozada representarão novamente a Espanha nas estradas mais suaves. Vestindo as cores do país vizinho Portugal estará o piloto do Fabia Evo João Silva e, dando as notas de ritmo, Luís Rodriguez.

Eles tentarão se defender dos dinamarqueses Kenneth Madsen / Mette Felthaus (Citroën C3) e do especialista em subidas Sandro Tavartkiladze / Davit Arjevanidze (Fabia RS) da Geórgia. A equipe de Luxemburgo colocará Steve Fernandez / Steve Kirfel em um Hyundai i20, enquanto Türkkan / Burak Erdener, da Turquia, também atuarão na classe Rally2 Tarmac.

Rally 2: Informações sobre a disciplina

O Rally2 está aberto a uma gama de carros de rali com tração nas quatro rodas que foram homologados pela FIA. Eles devem apresentar motores turboalimentados de 1,6 litro, enquanto os competidores exigem a licença internacional ITC-R. Os pilotos podem ter experiência em uma variedade de séries de rali de nível regional e nacional até o Campeonato Mundial de Rally da FIA.

Formato da categoria

Para os Jogos de Automobilismo da FIA de 2024, o Rally2 é dividido em três categorias. Cada uma oferece medalhas. A classe de superfície mista compreenderá 12 etapas – seis de cascalho, seis de asfalto – mais duas Etapas Super Especiais e a decisiva Etapa de Medalhas.

A competição de asfalto será disputada em seis etapas mais uma Etapa Super Especial, enquanto a categoria de cascalho consistirá em seis etapas regulares e uma Super Especial.

Fonte: FIA News

You may also like